Páginas

domingo, 17 de maio de 2009

ENTENDA O QUE DIZEM NA NOVELA


Segundo informou o jornal Folha de S. Paulo, a Rede Globo detectou que os telespectadores estão tendo dificuldades para compreender termos indianos falados na novela global "Caminho das Índias".
E com razão.
Mesmo inseridas em um contexto, não é fácil decifrar expressões como “atchá”, “tik tik” e “are baba”. Para facilitar a vida dos noveleiros, o Babado preparou um dicionário prático para entender os diálogos da novela. Confira!
Atchá: expressão de satisfação.
Atchatchatcha: expressão que traduz extrema satisfação. Uma espécie de superlativo da expressão anterior.
Are Baba: é uma exclamação. Equivale a um "poxa!", "ô Deus", "não brinca" "ah, não".
Auspicioso: algo promissor, próspero, de boa sorte.
Baldi ou Papa: pai.
Bhaya: irmão mais velho.
Baguan Keliê: uma expressão que significa “por Deus!”, “ô meu Deus!”
Bus: significa “basta” e tem um significado bem amplo. Pode ser usada para dizer que não quer mais nada em uma loja ou para pedir que alguém pare de fazer alguma coisa.
Brâmane: nome dado à casta mais alta, pessoas que, segundo os textos sagrados, “vieram da boca do deus Brahma”. O oposto de um Dalit. O sistema de castas já foi até banido por lei na Índia, mas não pelos costumes.
Dalit: é o chamado intocável, uma pessoa impura. Os textos sagrados definem como “a poeira aos pés do deus Brahma”. Os Dalit não podem sequer tocar com sua sombra um integrante das castas.
Divina Laksmi: é o nome próprio de uma deusa que traz prosperidade e beleza para a terra.
Didi: irmã.
Djan: querido, amado.
Firanghi: vem do inglês “foreign”, que significa estrangeiro. Na mistura de línguas virou Firanghi, que significa estrangeiro ou estrangeira. O inglês é muito usado na Índia já que parte do país foi colônia inglesa até 1947. A palavra Firanghi carrega um sentido pejorativo, já que se refere a quem não valoriza os costumes do país.
Puja para Ganesha: Puja é um tipo de ritual, e Ganesha é a divindade mais popular da Índia. Portanto, Puja para Ganesha significa “ritual para Ganesha”. Na ocasião, são oferecidas comidas como coco, doces, grão de bico e outras iguarias indianas. Além das oferendas, flores, incensos e velas devem enfeitar o ritual.
Rechaçada: Ser rechaçada é pior que ser “encalhada”, a mulher rechaçada não é aceita por nenhum pretendente e é condenada à solidão matrimonial. As mulheres são rechaçadas por razões de ordem moral.
Rupia: a moeda da Índia. Uma rupia divide-se em 100 paisas (como os centavos, no Brasil). A palavra “Rupiah” deriva do inglês “Rupee” ou do sânscrito “Rupya” que significa prata. Na Índia, todas as notas trazem a imagem de Gandhi.
Sári: roupa típica da Índia usada pelas mulheres. Trata-se simplesmente de um pano enrolado no corpo.
Ulu: é a definição de uma pessoa estúpida, burra.
Ulucapatá: o maior de todos os burros; “grande senhor dos burros”, como definem os indianos.
Karwa Chauth: é o dia em que as mulheres casadas fazem jejum para que os deuses concedam vida e longa e prosperidade a seus maridos.
Mamadi ou Mami: mãe.
Manglik: pessoa amaldiçoada para o amor. Isso significa que o primeiro casamento da vida dessa pessoa está condenado ao fracasso, mas nada se sabe quanto ao segundo. Por isso é recomendado que ela se case com um animal ou um vegetal para se livrar de tal maldição. Este ritual de casamento é chamado de Kumbh Vivah.
Namastê: um cumprimento para saudar as pessoas. Significa “o deus que habita em mim saúda o deus que habita em você”.
Tik Tik: sim, sim.
Tik he: tem o significado de “tudo bem”, que é usado até quando se quer concordar com algo.
Tchalô: vamos!
Tuc-Tucs: mais confortáveis que os riquixás, têm sua estrutura sobre uma moto e funcionam da mesma forma, inclusive como táxi.

BEATLES & MISTERIOS

Pouco sabemos dos mistérios e brincadeiras do mundo artístico, assim como quando nos damos de cara com eles, não sabemos como reagir, ou em que acreditar, foi o que ocorreu em meados dos anos 60 com a banda The Beatles, quando foi anunciado por uma radio de Detroit o maior e mais duradouro boato da história da música.

Surgiram boatos que Paul McCartney teria sofrido um acidente de carro em 1966, causando sua morte devido ao esmagamento do crânio, sendo substituído na banda por um sósia, ganhador de um concurso para substituí-lo, chamado William Campbell.O que de fato ocorreu foi que o Beatle sofreu um acidente de moto, porém, houve apenas um dente quebrado e um corte no lábio inferior, que deixou uma cicatriz, aumentando mais ainda os boatos.

Vários artigos de revistas, livros e noticiários falavam sobre a suposta morte de Paul McCartney e os integrantes da banda, vendo que o boato havia tomado rumos estratosféricos, a própria banda direcionou seu marketing para o acidente, colocando pistas principalmente em capas de CD’s, desde o disco Rubber Soul, passando por Revolver, Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, Magical Mistery Tour, White Album, Yellow Submarine e Abbey Road. Os mais enfáticos foram Sgt. Pepper’s e Abbey Road.

Na capa do Sgt Pepper´s, onde claramente há um funeral, tem a presença da deusa hindu da morte, Kali, em frente ao nome “Beatles”, além de vários personagens ilustres. Aqui ele estão mais novos, ou seja, antes do acidente, e vestidos de preto. Na foto da contracapa todos olham pra frente, enquanto Paul olha pra trás. Entre outras pistas estão as músicas, que fazem apologia clara ao acidente e à morte de Paul. Como na última faixa do disco, “A Day In The Life“: “He blew his mind out in a car, he didn’t notice that the lights had changed” (Ele perdeu a cabeça num carro, não percebeu que o semáforo tinha mudado).

Já na capa do Abbey Road, eles aparecem encenando um cortejo fúnebre: John Lennon vestido de branco, é o pregador, Ringo de luto, é o amigo do defunto. George Harrison, vestido com roupa informal: é o coveiro. Paul é o único dos quatro que está descalço e caminha com os olhos fechados e em muitas culturas orientais, os defuntos são enterrados descalços, além do que Paul era canhoto e nessa capa aparece segurando um cigarro com a mão direita. Há também um carro preto fúnebre estacionado ao lado direito da foto e um carro branco do outro lado onde tem na placa “28 IF” que seria 28 SE, Paul teria 28 anos se estivesse vivo.

Toda a história foi bem contada e rendeu muito sucesso aos Beatles, já que devido à curiosidade mais e mais pessoas se interessavam em escutar as músicas para procurar algo suspeito e sempre gostavam. O caso terminou quando o boato gerou tanto barulho, que em 1969 o próprio Paul McCartney convocou uma coletiva de imprensa pra negar toda a historia e provar que estava vivo. Até hoje foi um dos boatos mais geniais e artisticamente explorado, que rendeu muita fama aos Beatles.

SIMPLESMENTE - LA VERDAD

sábado, 16 de maio de 2009

BATATA SUIÇA



4 batatas grandes cozidas e raladas
100 gr de queijo prato
100 gr de queijo parmesão
100 gr de queijo provolone
1 xícara (chá) de óleo de girassol

MODO DE FAZER
Base: Descasque as batatas e cozinhe por aproximadamente 20 minutos
Deixe-as que fiquem macias, mas sem virar purê.
Leve-as ao freezer por aproximadamente 10 minutos. Após retirá-las, as batatas devem ser raladas em tirinhas no ralador comum.
Em uma frigideira antiaderente coloque metade das batatas raladas (fazendo uma cama).
Sobre as batatas acrescente os queijos e tampe com a outra metade das batatas raladas. Regue com um pouco de óleo girassol e leve ao fogo por 07 minutos, até formar uma casquinha dourada. Para virar use outra frigideira do mesmo tamanho deixe mais 7 minutos, até formar novamente outra casquinha.

Fonte Valéria Telles

segunda-feira, 11 de maio de 2009

LG o celular do James Bond

Com as dimensões comuns de um relógio qualquer, o novo LG GD910 pesa apenas 84g e traz tantas funções que nem parece verdade. Imagine que neste pequeno aparelho há uma câmera que oferece suporte à vídeochamadas e espaço suficiente para armazenar músicas no formato MP3. Como senão bastasse este celular vai além, ele tem tecnologia Bluetooth e reconhecimento de voz.

O relógio-celular e suas características

Claro que a alta tecnologia impera nesta pequena maravilha da LG. Contando com um sistema aperfeiçoado de touchscreen, o novo LG quase que dispensa a utilização de botões físicos (ainda que venha com 3 botões laterais). A tela do aparelho tem 1, 43” (polegadas), o suficiente para exibir os números e informações principais. Apesar da simplicidade nas 256 mil cores, os usuários dificilmente vão notar defeitos aparentes, pois a resolução da telinha é relativamente alta: 176x220 pixels.

Não há como negar, os consumidores se interessam cada vez mais por gadgets ultramodernos e com características únicas (afinal, todos um dia sonharam com a existência do iPhone). Agora, você já pensou se houvesse um celular que fosse como um relógio: leve, pequeno e funcional? Então, a ideia não é nova (algumas empresas já tentaram fazer), porém o lançamento mundial do primeiro aparelho desse tipo deve ocorrer ainda no ano de 2009.

O relógio-celular e suas características

Claro que a alta tecnologia impera nesta pequena maravilha da LG. Contando com um sistema aperfeiçoado de touchscreen, o novo LG quase que dispensa a utilização de botões físicos (ainda que venha com 3 botões laterais). A tela do aparelho tem 1, 43” (polegadas), o suficiente para exibir os números e informações principais. Apesar da simplicidade nas 256 mil cores, os usuários dificilmente vão notar defeitos aparentes, pois a resolução da telinha é relativamente alta: 176x220 pixels.

Com as dimensões comuns de um relógio qualquer, o novo LG GD910 pesa apenas 84g e traz tantas funções que nem parece verdade. Imagine que neste pequeno aparelho há uma câmera que oferece suporte à vídeochamadas e espaço suficiente para armazenar músicas no formato MP3. Como senão bastasse este celular vai além, ele tem tecnologia Bluetooth e reconhecimento de voz. Achou pouco? Então confira abaixo mais alguns destaques deste aparelho.

Suporte a tecnologia 3G já está virando algo comum e é evidente que um aparelho com tantas funções teria acesso a web através da rede HSDPA, mas dificilmente alguém imaginaria que ele seria capaz de se conectar a incríveis 7.2Mbps. Como senão bastasse, o LG GD910 tem suporte a EDGE para locais onde o 3G não esteja disponível.

Vídeochamada de boa qualidade

Vídeochamadas

Para quem curte uma boa videoconferência, pode ficar tranquilo, porque o GD910 promete uma conversa fluente e com qualidade de imagem razoável. A câmera deste celular possui resolução de 352x288 pixels, valor suficiente para efetuar uma transmissão aceitável com outros celulares.

Música e Bluetooth

O MP3 Player deste celular não é um grande destaque, mas ao que tudo indica deve ser uma ótima alternativa para quem não quer carregar outro aparelho no bolso. Não foi especificada a quantidade de memória que o celular trará, mas já é certo que não há espaço para cartão de memória.

Vale frisar também que o LG GD910 será totalmente compatível com a tecnologia Bluetooth versão 2.0 com A2DP (pronta para a transmissão de áudio em alta qualidade). Apesar de não ter sido dito, o novo aparelho da LG deve ser compatível com a transmissão de dados para outros dispositivos que utilizem o Bluetooth. Além disso, este pequeno aparelho permite que todas as conversas sejam feitas através de fone, afinal, é um tanto incomodo utilizar o viva-voz para que todos ouçam suas conversas.


Será que esse aparelho vai fazer sucesso?

Parece que a LG está querendo dar um passo muito além no conceito de celular padrão, o que pode ser meio arriscado. Apesar de os consultores da LG entenderem de tendências de mercado, um celular tão diferente pode não fazer tanto sucesso devido a sua falta de praticidade. Mesmo com a tecnologia touchscreen, o usuário sofre um pouco para acessar as funções devido ao tamanho reduzido do visor.

O preço é um fator que também deve ser levado em consideração, pois tanta tecnologia tende a custar um valor bem alto, alguns sites até arriscam palpites com valores próximos ou superiores a £500 (Euros). Ou seja, de certa forma o celular não vai ser uma tendência para o mercado brasileiro, sendo que apenas consumidores dispostos a arriscar uma experiência com um aparelho diferente irão investir tanto neste celular.

Outro detalhe que deve desagradar muitos usuários é as ligações que devem ser efetuadas através de um fone Bluetooth. Apesar de ser muito cômodo, isso muda totalmente a maneira como a grande maioria utiliza o telefone para conversação: o telefone grudado no ouvido. Não que seja ruim, mas existem pessoas que simplesmente abolem os dispositivos Bluetooth e não vão querer um transmissor com esta tecnologia gerando ondas o tempo todo em seus ouvidos.

E o pior, já imaginou se o seu “relógio” tivesse de ser recarregado a cada dez dias? Pois é, este é um inconveniente do celular-relógio, porque mesmo com uma bateria duradoura, ele dura somente 247 horas se você não utilizá-lo para outras funções, a não ser ver as horas. Já em conversação, o bateria do aparelho dura duas horas, fator que não agrada muito usuários que gostem de falar muito ao telefone.

Bateria dura pouco e deve ser um dos pontos negativos

Mousse de limão


Ingredientes:

1 caixa de gelatina em pó sabor limão
1/2 xícara (chá) de água fervente
1 envelope de gelatina em pó sem sabor verde
1 lata de leite condensado gelado
Suco de 1/2 limão espremido
1 lata de creme de leite bem gelado
4 xícaras (chá) de sorvete de limão bem gelado
Fatias de limão para decorar

Modo de fazer:

Dissolva a gelatina de limão na água. No liquidificador, bata a gelatina dissolvida, a gelatina sem sabor dissolvida conforme as instruções da embalagem, o leite condensado, o suco de limão, o creme de leite e o sorvete até ficar cremoso. Transfira para uma travessa média e leve à geladeira por 10 minutos. Decore com fatias de limão e sirva.

TRUFA CROCANTE


Ingredientes:

200g de chocolate meio amargo
½ copo (req) de doce de leite
2 colheres (sopa) de creme de leite
½ copo (req) de Pé de Moleque bem picadinho
½ copo (req) de biscoito maisena triturado e peneirado

Modo de fazer:
Derreta o chocolate, acrescente os outros ingredientes.
Não leve para gelar.
Faça bolinhas e banhe.


Fonte Isamara Amâncio

TRUFA DE CAFE


Ingredientes:

200g de chocolate meio amargo
½ copo (req) de doce de leite
1 colher (sopa) de achocolatado
2 colheres (sopa) de café solúvel
1 colher (sopa) de creme de leite
1 copo (req) de biscoito maisena triturado e peneirado (se precisar pode colocar mais)
1 colher (chá) de essência sabor café
Modo de fazer:
Derreta o chocolate.Misture o doce de leite e o achocolatado. Reserve. Em uma vasilha separada misture o café com o creme de leite, mexa bem e acrescente sobre o chocolate. Mexa.Acrescente o biscoito e a essência. Misture bem. Não leve para gelar.Faça bolinhas e banhe no chocolate. Isamara Amâncio

PRESTIGIE ESSA MODA EM POA !



"Rock Époque" outono 2009
lançamento da coleção na festa da Casa de Tolerância

A Casa de Tolerância lança sua nova coleção em festa do coletivo no
Porão do Beco, em desfile-show com Dating Robots. A festa
acontece dia 15 de maio,à partir das 23h.
O Porão do Beco fica na Independência, 936.
A CASA ESPERA VOCÊ!!!

Ingresso: R$ 15,00
Lista Amiga: R$ 10,00

quinta-feira, 7 de maio de 2009

OLHOS ARREGALADOS ?

Abram seus olhos ... mais uma técnica japonesa !

Mas imagine só toda as gerações da sua família com os olhinhos fechados igualzinho, todos que você conhece, todos na sua vizinhança, todos na sua história milenar com os olhos semi-abertos, ou semi-fechados, sei lá…

Eis que alguém abriu os olhos e vislumbrou a idéia de colar as pálpebras para ter os olhos orientais mais abertos.

Quanto mais sei as respostas . mais mudam as perguntas . . .

A técnica consiste em enfiar um garfinho na parte de cima do olho e empurrar as pálpebras com cola para dentro até grudar.


CLIQUE NA IMAGEM E VEJA O VÍDEO


SOBRE MÃES & FILHOS




"Sempre soube que ela era importante para mim.

Só não sabia o quanto ela era realmente valiosa e especial.

Sempre imaginei que se um dia ela me faltasse, eu sentiria sua falta.

Mas nunca calculei o que sua falta verdadeiramente representaria para mim.

Sempre me disseram que amor de mãe é algo diferente, sublime, quase divino.

Sempre me disseram tantas coisas a respeito desse relacionamento: mães e filhos.

Tanto disseram, mas foi pouco o que eu ouvi e entendi sobre isso.

Banalizei.

Não acreditei.

Até o dia em que ela se foi.

Era uma tarde de final de primavera.

O vento brando soprava e em minha casa não havia a mais leve suspeita da dor que se avizinhava.

De repente, a notícia.

Mas não poderia ser verdade.

Não, Deus não permitiria que as mães morressem.

Não assim.

Não a minha.

Engano meu.

Era verdade.

A verdade mais cruel e mais dura que meu coração precisou encarar, enfrentar, suportar.

Ela partiu sem me dizer adeus, sem me dar mais um abraço, mais um beijo, sem me pegar no colo pela última vez, sem me dizer como fazer para prosseguir só, dali para frente ...

Simplesmente partiu.

E uma ferida no meu peito se abriu.

Ferida que não cicatriza, que não sara, que não passa.

É a falta que ela me faz.

É minha tristeza por querer seu aconchego mais uma vez, seu consolo, sua orientação segura.

Querer seu cafuné antes do meu adormecer, sua voz antes do meu despertar.

Sua presença silenciosa em meus momentos de angústia, sua mão amiga a me amparar e confortar.

Querer outra vez ouvir seu sussurro baixinho me dizendo que tudo vai dar certo e que tudo vai acabar bem.

É uma saudade que aperta meu coração e me faz derramar lágrimas às escondidas.

É uma dor de arrependimento por todas as mal-criações que fiz, pelas palavras atravessadas e rudes que lhe disse.

Arrependimento porque agora sei que mãe é mesmo alguém muito especial e porque me dou conta de que os filhos só percebem isso muito tarde.

Tarde demais, como eu."

A morte é um afastamento temporário entre os seres que habitam planos diversos da vida.

Embora saibamos disso é compreensível a dor que atinge aqueles que se vêem afastados de seus amores pela ocorrência da morte.

Muitas vezes essa angústia decorre do arrependimento pelas condutas equivocadas que os feriram, ou que não demonstrar o verdadeiro afeto que sentíamos por aqueles que partiram.

Às vezes são as mães que partem, outras são os filhos, ou os pais, os amigos ...

E tantas coisas deixam de ser ditas, de ser feitas, de ser vividas ...

Pense nisso!

A vida é marcada por acontecimentos inesperados que a transformam, muitas vezes, de modo irreversível.

Cuide de seus amores porque, embora eles sejam para sempre, poderão não estar sempre ao seu lado.

Fonte: Email de Clara

DITADOS DA ERA DIGITAL



1. A pressa é inimiga da conexão.
2. Amigos, amigos, senhas à parte.
3. Antes só, do que em chats aborrecidos.
4. A arquivo dado não se olha o formato.
5. Diga-me que chat freqüentas e te direi quem és.
6. Para bom provedor uma senha basta.
7. Não adianta chorar sobre o arquivo deletado.
8. Em briga de namorados virtuais não se mete o mouse.
9. Em terra off-line, quem tem um 486 é rei.
10. Hacker que ladra não morde.
11. Mais vale um arquivo no HD do que dois baixando.
12. Mouse sujo se limpa em casa.
13. Melhor prevenir do que formatar.
14. O barato sai caro. E lento.
15. Quando a esmola é demais, o santo desconfia que tem vírus anexado.
16. Quando um não quer, dois não teclam.
17. Quem ama um 486, Pentium 5 lhe parece.
18. Quem clica seus males multiplica.
19. Quem com vírus infecta, com vírus será infectado.
20. Quem envia o que quer recebe o que não quer.
21. Quem não tem banda larga caça com modem.
22. Quem nunca errou que aperte a primeira tecla.
23. Quem semeia e-mails colhe spams.
24. Quem tem dedo vai a Roma.com.
25. Um é pouco, dois é bom, três é chat ou lista virtual.
26. Vão-se os arquivos, ficam-se os back-ups.
27. Diga-me que computador tens e te direi quem és.
28. Há dois tipos de pessoas na informática: os que perderam o HD e os que ainda vão perder.
29. Uma impressora disse para outra: essa folha é sua ou é impressão minha?
30. Aluno de informática não cola, faz backup.
31. O problema do computador é o USB (Usuário Super Burro).
32. Na informática, nada se perde, nada se cria. Tudo se copia... e depois se cola.

Fonte: Katucha

quinta-feira, 30 de abril de 2009

CAMERA LENDO MOVIMENTOS COMO UM MOUSE


Isso é possível com uma webcam e um software desenvolvido por pesquisadores da UnB. Ferramenta poderá ser utilizada no futuro para comunicação com andróides.
Apesar de ele já ser uma extensão do braço para algumas pessoas, o mouse, utilizado todos os dias por milhões de pessoas nas mais diversas tarefas realizadas no computador, não é uma forma de estabelecer comunicação muito natural, mesmo essa relação sendo com aparelhos eletrônicos. Por isso, pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) desenvolveram o projeto inédito de um mouse gestual, no qual o movimento das mãos poderá substituir esse periférico. Utilizando uma webcam e um software específico, o usuário precisa aprender quatro movimentos, que substituem os cliques e ações do mouse. "O teclado pode ser substituído com reconhecimento de voz, mas ainda não tinha nada que substituísse o mouse de forma mais natural", afirmou ao G1.
Sob orientação do professor Marcus Vinícius Lamar desde a UFPR e agora na UnB, o projeto teve início com um sistema para "tradução" da linguagem de sinais para o computador, com reconhecimento de imagens. A partir disso, os pesquisadores pensaram em ampliar a tecnologia para o mouse, fazendo com que qualquer pessoa pudesse realizar seus comandos apenas com a mão. "A idéia é poder utilizar, além da voz, gestos para se comunicar com máquinas. No futuro, será possível um humano estabelecer contato com um andróide, equipado com uma câmera, através de gestos", afirmou o professor Lamar. Foram desenvolvidos dois modelos. Um tradicional, com apenas um apontador e uso de somente uma mão, e outro para o uso das duas mãos -- este, porém, ainda é utilizado apenas para a manipulação de figuras geométricas. Ticiano Bragatto, mestrando em Engenharia Elétrica na UnB, que começou a desenvolver o projeto ainda na graduação, na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Movimentos
Antes de começar a utilizar sistema, é preciso fazer uma série de calibrações, selecionando pontos da pele do usuário para que o software consiga diferenciar a mão do rosto e também do ambiente filmado. "Para isso, ainda é preciso o mouse tradicional, mas estamos agora trabalhando em um banco de cores de pele para que, no futuro, essa etapa não seja mais necessária", explica Bragatto. Depois disso, o usuário coloca a mão em frente à câmera, encaixando-a no espaço de um quadrado amarelo que aparece na tela, para que o programa reconheça a mão. A partir daí, basta fazer os movimentos. A palma da mão aberta, de frente para a câmera, movimenta o cursor. O punho cerrado comanda o duplo clique. A mão de forma lateral e na vertical representa o clique esquerdo, enquanto na lateral, de forma horizontal, o botão direito. Para Lamar, a idéia básica de aplicação do projeto é uma nova interface homem-máquina. "O mouse gestual poderia ser utilizado em sistemas de realidade virtual, sem teclado nem mouse, como lojas, museus e até mesmo universos virtuais", explica. O sistema também poderia ser utilizado em manipulação 3D e na robótica, para interação com os humanos.

Bragatto acrescenta que a ferramenta pode ajudar na inclusão digital -- facilitando o acesso de pessoas mais velhas, por exemplo, que podem se sentir mais confortáveis utilizando sua própria mão no lugar do desconhecido mouse. Ele ressalta que ainda não há previsão de possibilidade de acesso ao público geral, pois o projeto ainda está no protótipo. A idéia é disponibilizar o software para livre acesso na internet, quando ele estiver concluído.

terça-feira, 28 de abril de 2009

EPIDEMIA DO VIRUS INFLUENZA

Epidemia é uma doença que surge rapidamente num lugar e acomete, a um tempo, grande número de pessoas, a gripe suína trata-se de uma pandemia (Doença epidêmica amplamente difundida), uma das piores registradas nas últimas décadas.

O vírus influenza (A/H1N1) que está fazendo estrago no México é uma mistura de vírus humano, suíno e de aves, é bom lembrar que foi também um H1N1, provavelmente pego de porcos ou aves, o responsável pela maior epidemia da história da humanidade, a gripe espanhola de 1918, que contaminou um terço da população mundial e matou 50 milhões de pessoas.

E evidente que se em 1918 tivesses os remédios e tratamentos presentes nos dias atuais não haveria tanta mortalidade, mas serve de alerta pela facilidade de contaminação e como o microorganismo mais simples pode abalar as estruturas do ser mais complexo da natureza.

Os sintomas da gripe suína são similares ao da gripe comum, porém mais agudos. Segundo o Ministério da Saúde, é comum o paciente apresentar febre acima de 39 graus, acompanhada de problemas como tosse e dores de cabeça, nos músculos e nas articulações.

A gripe suína não é contraída pela ingestão de carne de porco, mas por via aérea, de pessoa para pessoa, isso porque, a temperatura de cozimento destrói os vírus e as bactérias presentes na carne.

Não há vacina disponível para o vírus, as atuais vacinas contra a gripe não imunizam contra o A/H1N1, como ele é um vírus novo, a quase totalidade da população Mundial ainda não possui imunidade natural contra ele, o que aumenta o seu poder de infecção e a possibilidade de causar complicações sérias.

PERÍODO INCUBAÇÃO:
Em geral de 1 a 4 dias, é período que o vírus fica latente, e o indivíduo não manifesta os sintomas, mas pode transmitir a doença, por isso a necessidade de acompanhamento por 10 dias uma pessoa suspeita de contaminação para ter certeza que não esta contaminado.

PERÍODO DE TRANSMISSIBILIDADE:
Um indivíduo infectado pode transmitir o vírus no período compreendido entre 2 dias antes do início dos sintomas, até 5 dias após os mesmos.

GRIPE SUINA


Brasil reforça medidas para prevenir gripe suína no País

O governo brasileiro intensificou as ações de vigilância em saúde e controle sanitário nos pontos de entrada no País para prevenir possíveis casos de influenza (gripe) suína no Brasil. No último final de semana, depois do alerta da Organização Mundial de Saúde (OMS), foi criado o Gabinete Permanente de Emergência, formado por representantes do Ministério da Saúde (MS), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O grupo se reúne todos os dias, em Brasília, para monitorar a situação e indicar as medidas adequadas ao País. Até agora, nenhum caso da doença em humanos foi registrado no Brasil. Alguns casos de pessoas com suspeita da doença foram afastados e outros aguardam a realização de mais exames. Segundo o diretor da Anvisa, José Agenor Álvares, não há motivo para pânico. “A preocupação é das autoridades sanitárias para que o problema não chegue ao País e para que os casos suspeitos tenham o devido encaminhamento”, disse. Segundo o MS, desde 2005, o Brasil tem um plano de preparação para o enfrentamento de uma possível pandemia de influenza e conta com uma rede de vigilância para monitorar a circulação de vírus respiratórios. Nos postos da Anvisa há 1.287 fiscais, e, em todo o País, 49 hospitais de referência estão preparados para atender casos como o da gripe suína. As secretarias estaduais de Saúde já estão orientadas para monitorar e detectar casos suspeitos de doenças respiratórias agudas.


Medidas de controle - Desde a noite da última sexta-feira, quando o Brasil recebeu o alerta OMS, os vôos que vêm do México e dos Estados Unidos são monitorados. Em caso de suspeita da doença, um servidor da agência e um médico da Infraero entram na aeronave para examinar o paciente, que pode ser encaminhado para um hospital de referência.

Os passageiros das poltronas próximas são monitorados pela agência. Os dados de todos os pacientes constantes da Declaração de Bagagem Acompanhada (DBA), documento que contém informações relativas à saúde do passageiro, são armazenados pelas companhias aéreas para o caso de ser necessário contato futuro.

Nos aeroportos que recebem voos internacionais, desde domingo são feitos avisos sonoros com informações sobre a doença. A Anvisa também já está distribuindo material educativo. Inicialmente, foram impressos 140 mil folhetos em português, inglês e espanhol e novas publicações continuarão a ser feitas de acordo com a necessidade e com a mudança nas orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Já há autorização para a impressão de um milhão de folhetos. Entenda a doença - O tipo atual de gripe suína, ao que tudo indica, se tornou transmissível ao homem depois de uma mutação que gerou um novo subtipo do vírus.

A transmissão acontece pelo ar ou por contato direto com secreções de pacientes infectados. Os sintomas também são parecidos com os da gripe comum: febre alta repentina acima de 38 graus, acompanhada de tosse e/ou dores de cabeça, musculares e nas articulações. Ainda não existe vacina para a gripe suína, mas há remédios eficazes, que estão sendo usados nos países onde há casos da doença. O consumo de produtos de origem suína, como a carne, por exemplo, não representa risco à saúde das pessoas.

Segundo o Ministério da Saúde, quem esteve nos países afetados nos últimos dez dias e apresentar algum sinal da doença deve procurar a unidade de saúde mais próxima. Quem for viajar para alguma das áreas mais afetadas deve ficar atento às recomendações dos governos locais.

A OMS não recomendou restrições de viagens às áreas afetadas nem de entrada de passageiros vindos desses países.


(Reuters) - Um novo surto de gripe a infectar humanos no México e nos Estados Unidos pode ter matado até 60 pessoas no território mexicano, disseram nesta sexta- feira autoridades médicas internacionais.
O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC, na sigla em inglês) analisou amostras do vírus H1N1 de alguns pacientes norte-americanos, que já se recuperaram, e disse se tratar de uma mistura jamais vista entre vírus que atacam suínos, aves e humanos.Veja abaixo alguns fatos do CDC sobre como a gripe suína se espalha entre humanos:
O vírus da gripe suína tipicamente afeta porcos, não humanos. A maioria dos casos ocorre quando pessoas têm contato com porcos infectados ou objetos contaminados circulando entre pessoas e porcos.
Porcos podem ser infectados por gripes humanas ou aviárias. Quando um vírus da gripe de diferentes espécies infecta porcos, eles podem se misturar dentro do animal e novos vírus mutantes podem ser criados.
Porcos podem repassar vírus mutantes de volta para humanos e eles podem ser transmitidos de humanos para humanos. A transmissão entre humanos é mais difícil do que em uma gripe convencional.
Os sintomas da gripe suína em humanos são similares àqueles da gripe convencional -- febre repentina, tosse, dores musculares e cansaço extremo. Este novo surto, aparentemente, também causa mais diarreia e vômitos que a gripe convencional.
Vacinas estão disponíveis aos porcos para a prevenção da gripe suína. Não há vacina para humanos, embora o CDC esteja formulando uma. A vacina contra a gripe convencional pode ajudar a prover proteção parcial contra o vírus suíno H3N2, mas não contra o H1N1, como o que está circulando agora.
Não há contaminação pelo consumo de carne ou produtos suínos. Cozinhar a carne de porco a 71 graus Celsius mata o vírus da gripe suína, assim como outros vírus e bactérias.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

MORTE DO LEITEIRO - CARLOS DRUMMOND


Há pouco leite no país
é preciso entregá-lo cedo.
Há muita sede no país,
é preciso entregá-lo cedo.
Há no país uma legenda,
que ladrão se mata com tiro.

Então o moço que é leiteiro
de madrugada com sua lata
sai correndo e distribuindo
leite bom para gente ruim.
Sua lata, suas garrafas,
seus sapatos de borracha
vão dizendo aos homens no sono
que alguém acordou cedinho
e veio do último subúrbio
trazer o leite mais frio
e mais alvo da melhor vaca
para todos criarem força
na luta brava da cidade.

Na mão a garrafa branca
não tem tempo de dizer
as coisas que lhe atribuo
nem o moço leiteiro ignaro.
morador na Rua Namur,
empregado no entreposto
Com 21 anos de idade,
sabe lá o que seja impulso
de humana compreensão.
E já que tem pressa, o corpo
vai deixando à beira das casas
uma pequena mercadoria.

E como a porta dos fundos
também escondesse gente
que aspira ao pouco de leite
disponível em nosso tempo,
avancemos por esse beco,
peguemos o corredor,
depositemos o litro...
Sem fazer barulho, é claro,
que barulho nada resolve.

Meu leiteiro tão sutil
de passo maneiro e leve,
antes desliza que marcha.
É certo que algum rumor
sempre se faz: passo errado,
vaso de flor no caminho,
cão latindo por princípio,
ou um gato quizilento.
E há sempre um senhor que acorda,
resmunga e torna a dormir.

Mas este entrou em pânico
(ladrões infestam o bairro),
não quis saber de mais nada.
O revólver da gaveta
saltou para sua mão.
Ladrão? se pega com tiro.
Os tiros na madrugada
liquidaram meu leiteiro.
Se era noivo, se era virgem,
se era alegre, se era bom,
não sei,
é tarde para saber.

Mas o homem perdeu o sono
de todo, e foge pra rua.
Meu Deus, matei um inocente.
Bala que mata gatuno
também serve pra furtar
a vida de nosso irmão.
Quem quiser que chame médico,
polícia não bota a mão
neste filho de meu pai.
Está salva a propriedade.
A noite geral prossegue,
a manhã custa a chegar,
mas o leiteiro
estatelado, ao relento,
perdeu a pressa que tinha.

Da garrafa estilhaçada.
no ladrilho já sereno
escorre uma coisa espessa
que é leite, sangue... não sei
Por entre objetos confusos,
mal redimidos da noite,
duas cores se procuram,
suavemente se tocam,
amorosamente se enlaçam,
formando um terceiro tom
a que chamamos aurora.

quarta-feira, 15 de abril de 2009

ATAQUE VIRTUAL A BANCOS


Um servidor da banda larga da Net (Vírtua) localizado em São Paulo foi vítima de ataque virtual. A informação, que surgiu primeiramente na internet no domingo, acabou confirmada nesta segunda-feira (13) pela assessoria de imprensa da companhia.
Piratas virtuais direcionaram usuários que acessavam o site do banco Bradesco para uma página falsa. O site apócrifo roubava dados e senhas dos internautas.
A assessoria de imprensa do Bradesco, no entanto, negou ter conhecimento do conteúdo do e-mail ou dos ataques.
O DNS é o sistema encarregado de traduzir os endereços digitados pelos internautas (www.site.com.br, por exemplo) nos códigos numéricos que realmente identificam a localização das páginas da rede (200.220.25.150, por exemplo).
Com o servidor DNS da Net (cujo endereço é 201.6.0.43) atingido, o endereço www.bradesco.com.br apontava para um servidor asiático que possui uma página igual ao Bradesco, mas feita apenas para roubar senhas.
"Minha namorada acessou o site do Bradesco, que pediu o fornecimento do CPF e da senha. Até aí, nada estranho, porque o site indicava um recadastro", disse o doutorando em física Edgar Zanella Alvarenga, que identificou o ataque. "Depois disso, o site pediu todas as chaves de segurança do cartão dela, que estranhou e me chamou. Verifiquei e, depois de alguns testes, constatei o ataque", diz Alvarenga, que ligou para o Bradesco a fim de informar a respeito da falha.
Segundo ele, por volta das 11h de ontem, o servidor DNS não estava mais direcionando para o servidor asiático.
Em nota, o banco Bradesco ressaltou que, "em hipótese alguma, solicita dados de Agência, Conta-Corrente ou Poupança, Senhas, Certificado Digital, Números de Cartão de Crédito, Atualizações de Cadastro ou qualquer outro tipo de informação pessoal, por e-mail ou em nossas páginas."

Fonte MARINA LANG colaboração para a Folha Online

domingo, 12 de abril de 2009

CHANDELLE DE CHOCOLATE

CHANDELLE DE CHOCOLATE
INGREDIENTES:
- 1 gema;
- 6 colheres de sopa de amido de milho (maisena);
- 6 colheres de chocolate em pó ou 09 de nescau;
- 1 litro de leite;
- 1 lata de leite condensado;
- 1 colher de sopa de margarina sem sal;
- essência de baunilha (2 colheres ou a gosto);
- 1 lata de creme de leite;
- chocolate ralado.

MODO DE FAZER:

Dissolver os três primeiros ingredientes num pouco de leite. Levar ao fogo com o restante do leite, mexendo sempre até engrossar, acrescendo a colher de margarina e a lata de leite condensado também. Deixar esfriar. Após bater na batedeira com 1 lata de creme de leite com soro e a essência de baunilha.
Colocar numa vasilha e colocar o chocolate ralado por cima. Levar a geladeira.

Fonte Meia Lua por email