quarta-feira, 24 de março de 2010
terça-feira, 23 de março de 2010
FOTO TIRADA EM 1918
CLIQUE PARA AMPLIAR NA FOTO
Dados da Foto
Base de Ombro: 150 metros
Braço Direito: 340 metros
Parte mais larga do braço segurando tocha: 12 1 / 2 m eet
Polegar direito: 35 metros
Parte mais espessa do corpo: 29 pés
Mão esquerda comprimento: 30 pés
Face: 60 pés
Nariz: 21 pés
Longest Spike pedaço de cabeça: 70 pés
Tocha e chama combinado: 980 metros
Número de homens na chama da tocha: 12.000
Número de homens na tocha: 2.800
Número de homens no braço direito: 1.200
Número de homens no corpo, cabeça e equilíbrio da figura apenas: 2.000
Total de homens: 18.000
GUACA MOLE
2 Abacates maduros (Não precisa ser muito)
2 tomates sem pele e sem semente (opcional, mas fica muito bom)
1 dente de alho
1 Cebola média
pimenta sem semente (pode ser malagueta para os mais corajosos, dedo de moça ou de cheiro para os mais tímidos)
Suco de 1 ou 2 limões (depende da preferência ao gosto do limão)
1 colher de sopa de coentro (opcional)
Sal, a gosto.
1 copo de requeijão cremoso (para o jeitinho brasileiro)
Modo de preparo
No original:
1.Abra os abacates ao meio, tire o caroço
2.Com a polpa cortada em pedaços coloque dentro de um pilão, ou um recipiente parecido, mas deixe
tambem alguns cubos do abacate.
3.Corte os tomates (sem pele e sem sementes), a cebola, o dente de alho e a pimenta em pedaços bem pequenos (devem ser bem picados)
4.Junte ao abacate e amasse até formar uma pasta (quanto mais homogêneo melhor)
5.Tempere com limão, sal e o coentro picado finamente, a gosto
Jeitinho Brasileiro:
1.Junte os ingredientes picados no liquidificador
2.Bata até os ingredientes se misturarem
3.Acrescente o requeijão cremoso e bata até ficar homogêneo
4.Leve a geladeira para gelar, sirva com nachos (pode ser o doritos) e bom apetite
2 tomates sem pele e sem semente (opcional, mas fica muito bom)
1 dente de alho
1 Cebola média
pimenta sem semente (pode ser malagueta para os mais corajosos, dedo de moça ou de cheiro para os mais tímidos)
Suco de 1 ou 2 limões (depende da preferência ao gosto do limão)
1 colher de sopa de coentro (opcional)
Sal, a gosto.
1 copo de requeijão cremoso (para o jeitinho brasileiro)
Modo de preparo
No original:
1.Abra os abacates ao meio, tire o caroço
2.Com a polpa cortada em pedaços coloque dentro de um pilão, ou um recipiente parecido, mas deixe
tambem alguns cubos do abacate.
3.Corte os tomates (sem pele e sem sementes), a cebola, o dente de alho e a pimenta em pedaços bem pequenos (devem ser bem picados)
4.Junte ao abacate e amasse até formar uma pasta (quanto mais homogêneo melhor)
5.Tempere com limão, sal e o coentro picado finamente, a gosto
Jeitinho Brasileiro:
1.Junte os ingredientes picados no liquidificador
2.Bata até os ingredientes se misturarem
3.Acrescente o requeijão cremoso e bata até ficar homogêneo
4.Leve a geladeira para gelar, sirva com nachos (pode ser o doritos) e bom apetite
segunda-feira, 22 de março de 2010
ASMA - REMEDIO CASEIRO
Muito comum em mudanças de estações climáticas, quando chega o inverno, a asma e as alergias atacam crianças em sua maioria e idosos. É causada por pasmos nos músculos que envolvem os brônquios que
comprimem a saída do ar contaminado, ocasionando tosses, chiados, falta de ar e disfunções cardíacas.
Bronquite é a inflamação dos brônquios ou a obstrução dos canais respiratórios, que podem danificar os pulmões.
Suco para asma e bronquite
Suco de uma laranja
2 ramas de agrião
½ cenoura
1 colher de sopa de mel de eucalipto para adoçar
½ copo de água
Modo de preparo
: preparar o suco das laranjas e, em seguida, bata no liquidificador com os outros ingredientes.
Dose recomendada
: Três vezes ao dia, entre as refeições.
Principais elementos terapêuticos
Cenoura
por causa da vitamina A, ajuda na proteção e regeneração das mucosas.
Agrião
: é expectorante e aumenta a fluidez do muco segregado pelo aparelho respiratório ao sofrer ataques de microorganismos.
Laranja
: contém vitamina A e glutationa, enzima crucial na defesa do organismo.
comprimem a saída do ar contaminado, ocasionando tosses, chiados, falta de ar e disfunções cardíacas.
Bronquite é a inflamação dos brônquios ou a obstrução dos canais respiratórios, que podem danificar os pulmões.
Suco para asma e bronquite
Suco de uma laranja
2 ramas de agrião
½ cenoura
1 colher de sopa de mel de eucalipto para adoçar
½ copo de água
Modo de preparo
: preparar o suco das laranjas e, em seguida, bata no liquidificador com os outros ingredientes.
Dose recomendada
: Três vezes ao dia, entre as refeições.
Principais elementos terapêuticos
Cenoura
por causa da vitamina A, ajuda na proteção e regeneração das mucosas.
Agrião
: é expectorante e aumenta a fluidez do muco segregado pelo aparelho respiratório ao sofrer ataques de microorganismos.
Laranja
: contém vitamina A e glutationa, enzima crucial na defesa do organismo.
USO MEDICINAL DO GENGIBRE
O gengibre é uma das mais antigas plantas do mundo. Suas propriedades medicinais são resultado da ação de várias substâncias, especialmente do óleo essencial que contém canfeno, felandreno, zingibereno e zingerona.
No mundo inteiro, o chá de gengibre, é feito com pedaços do rizoma fervido em água potável, onde é utilizado no tratamento da gripe, tosse, resfriado e até ressaca. Com Banhos e compressas quente de gengibre é indicado para aliviar os sintomas de gota, artrite, dor de cabeça e na coluna, também diminui a congestão nasal, cólicas menstruais e alguns tipos de câncer.
Antigamente, o gengibre era utilizado na produção de xaropes para curar dores de garganta. Tem ação anti-séptica que pode ser a responsável pela fama, tanto que muitos profissionais que usam a voz, falam que um dos seus segredos para cuidar da voz é mastigar lentamente um pedaço de gengibre. No entanto, esse hábito é contra-indicado por que o gengibre possui também propriedades anestésicas e esta anestesia tópica diminui bastante o controle da emissão vocal.
Em vários países, são feitas massagens com óleo de gengibre é um tratamento tradicional e famoso para problemas de coluna e articulações. Além, dessas várias propriedades o gengibre é bactericida, desintoxicante e alguns estudiosos dizem que o gengibre é afrodisíaco.
Recentemente, o Gengibre foi reconhecido por sua ação sobre o sistema digestivo, tornando-a muito indicada para evitar enjôos e náuseas, confirmando alguns dos seus usos populares, onde o gengibre é indicado na digestão de alimentos gordurosos.
No mundo inteiro, o chá de gengibre, é feito com pedaços do rizoma fervido em água potável, onde é utilizado no tratamento da gripe, tosse, resfriado e até ressaca. Com Banhos e compressas quente de gengibre é indicado para aliviar os sintomas de gota, artrite, dor de cabeça e na coluna, também diminui a congestão nasal, cólicas menstruais e alguns tipos de câncer.
Antigamente, o gengibre era utilizado na produção de xaropes para curar dores de garganta. Tem ação anti-séptica que pode ser a responsável pela fama, tanto que muitos profissionais que usam a voz, falam que um dos seus segredos para cuidar da voz é mastigar lentamente um pedaço de gengibre. No entanto, esse hábito é contra-indicado por que o gengibre possui também propriedades anestésicas e esta anestesia tópica diminui bastante o controle da emissão vocal.
Em vários países, são feitas massagens com óleo de gengibre é um tratamento tradicional e famoso para problemas de coluna e articulações. Além, dessas várias propriedades o gengibre é bactericida, desintoxicante e alguns estudiosos dizem que o gengibre é afrodisíaco.
Recentemente, o Gengibre foi reconhecido por sua ação sobre o sistema digestivo, tornando-a muito indicada para evitar enjôos e náuseas, confirmando alguns dos seus usos populares, onde o gengibre é indicado na digestão de alimentos gordurosos.
domingo, 21 de março de 2010
sábado, 20 de março de 2010
O LAÇO E O ABRAÇO
Meu Deus! Como é engraçado!
Eu nunca tinha reparado como é curioso um laço... uma fita dando voltas.
Enrosca-se, mas não se embola, vira, revira, circula e pronto: está dado o laço.
É assim que é o abraço: coração com coração, tudo isso cercado de braço.
É assim que é o laço: um abraço no presente, no cabelo, no vestido, em qualquer coisa onde o faço.
E quando puxo uma ponta, o que é que acontece? Vai escorregando...
devagarzinho, desmancha, desfaz o abraço.
Solta o presente, o cabelo, fica solto no vestido.
E, na fita, que curioso, não faltou nem um pedaço.
Ah! Então, é assim o amor, a amizade.
Tudo que é sentimento. Como um pedaço de fita.
Enrosca, segura um pouquinho, mas pode se desfazer a qualquer hora,
deixando livre as duas bandas do laço. Por isso é que se diz: laço afetivo, laço de amizade.
E quando alguém briga, então se diz: romperam-se os laços.
E saem as duas partes, igual meus pedaços de fita, sem perder nenhum pedaço.
Então o amor e a amizade são isso...
Não prendem, não escravizam, não apertam, não sufocam.
Porque quando vira nó, já deixou de ser um laço!
MARIO QUINTANA
Eu nunca tinha reparado como é curioso um laço... uma fita dando voltas.
Enrosca-se, mas não se embola, vira, revira, circula e pronto: está dado o laço.
É assim que é o abraço: coração com coração, tudo isso cercado de braço.
É assim que é o laço: um abraço no presente, no cabelo, no vestido, em qualquer coisa onde o faço.
E quando puxo uma ponta, o que é que acontece? Vai escorregando...
devagarzinho, desmancha, desfaz o abraço.
Solta o presente, o cabelo, fica solto no vestido.
E, na fita, que curioso, não faltou nem um pedaço.
Ah! Então, é assim o amor, a amizade.
Tudo que é sentimento. Como um pedaço de fita.
Enrosca, segura um pouquinho, mas pode se desfazer a qualquer hora,
deixando livre as duas bandas do laço. Por isso é que se diz: laço afetivo, laço de amizade.
E quando alguém briga, então se diz: romperam-se os laços.
E saem as duas partes, igual meus pedaços de fita, sem perder nenhum pedaço.
Então o amor e a amizade são isso...
Não prendem, não escravizam, não apertam, não sufocam.
Porque quando vira nó, já deixou de ser um laço!
MARIO QUINTANA
sexta-feira, 19 de março de 2010
PODER DO GERGELIM
Nem só de incrementar o visual de pães e biscoitos vive o gergelim. As sementinhas, que há séculos são consumidas no Oriente, vêm ganhando status de alimento pra lá de saudável por aqui, por causa de uma combinação eficiente: funcionalidade e nutrição. Características que o colocam como um poderoso aliado do corpo, tanto para quem quer manter a forma física quanto para as que desejam um cardápio equilibrado. Como toda semente, possui uma alta concentração de fibras, o que auxilia no bom funcionamento do intestino.
Além de gostoso o gergelim possui propriedades nutricionais interessantes. É rico em proteínas, fibras, cálcio e ferro, além de conter gordura de ótima qualidade, vitamina E, vitaminas do complexo B, minerais como fósforo, magnésio, selênio, zinco e manganês.
Segundo o Departamento de Agricultura dos EUA, a cada 100g de gergelim é possível encontrar 18g. de proteína, vitaminas e 975mg de cálcio – para se ter uma idéia do que representa este valor, um copo de leite integral tem 246mg de cálcio.
Segundo os nutricionistas, a combinação de cálcio e ômega 3 presente nas sementes de gergelim é a responsável pelos maiores benefícios que extraímos delas.
Por todas estas qualidades, percebe-se as vantagens em consumir o gergelim, que traz benefícios para a pele, para a memória, para o corpo e é claro, para o paladar.
AUXILIAR PARA A BOA FORMA FÍSICA
Ele aumenta a saciedade porque tem uma carapaça de nutrientes que, até ser quebrada para que ocorra a absorção do alimento, precisa de tempo, prolongando assim a saciedade. E ainda existem as proteínas, que também promovem a saciedade e ajudam na prevenção de flacidez.
O alimento em si não emagrece, porém alguns nutrientes encontrados nele, como as fibras insolúveis, contribuem para regularizar o trato intestinal. Além disso, é ótimo para controle de glicemia sangüínea, pois proporciona maior duração da saciedade e contribui para a boa disposição.
Por conter uma grande quantidade de cálcio em sua composição, o gergelim ajuda no controle da massa corporal gorda, agindo não só na lipólise (quebra de gordura), como na inibição da lipogênese (armazenamento de tecido adiposo).
Pequeno versátil
A importância desse grão, seus variados usos, peculiaridades, bem como as suas excelentes propriedades terapêuticas ganharam destaque na obra Gergelim, a semente da saúde, de Beatriz R. Assunção (ed. Alaúde).
Pesquisas apresentadas no livro revelam que a semente do vegetal, também conhecido como sésamo, além de altamente eficaz na lubrificação dos intestinos, possui outras capacidades importantíssimas para o corpo humano. “Ela é muito valiosa em termos nutricionais, porém, destaca-se mesmo é por sua ação emoliente e laxante suave, pois umedece e lubrifica o intestino e estimula o peristaltismo, evitando a prisão de ventre, a hemorróida e o câncer de cólon”, relata a autora.
E não é apenas essa propriedade que merece consideração: cerca de 52% de sua composição provém de gorduras insaturadas, entre elas, a lecitina, que alguns estudos apontam como provedora de efeitos positivos na regulação dos níveis de colesterol e triglicérides no sangue. “No gergelim, a lecitina é de qualidade superior, inclusive à existente na soja, porque se apresenta na forma de emulsão, sendo mais facilmente absorvida pelo organismo”, destaca Beatriz.
O grão também funciona como complemento nutricional para quem sofre sobrecarga física, tem problema de sistema nervoso ou alteração cardiovascular. Até na medicina natural o gergelim tem vez: o óleo pode ser usado em bochechos no combate a bactérias e vírus na boca e na garganta.
Sabor e saúde
No quesito nutrição, as sementinhas de gosto requintado também não deixam por menos. Pequeninas, são valiosas graças à grande quantidade de proteínas, gorduras e carboidratos, sem falar nas fibras e nos lipídios, importantes na redução do colesterol do sangue, com propriedades anticancerígenas e antioxidantes.
Por ser uma rica fonte de fibras insolúveis, deve-se atentar à inclusão gradativa do alimento, uma vez que fibras em excesso agridem as paredes intestinais.
Cardápio variado
Uma a duas colheres de sobremesa das sementes diariamente (podem ser cruas ou torradas, polvilhadas sobre o arroz, salada, iogurte, fruta, suco) é uma das inúmeras formas de utilizar o gergelim. Os derivados também entram na lista...
- Com a farinha dá para preparar receitas de bolos, tortas, pães, aumentando o valor nutritivo da iguaria e conferindo um sabor especial à receita.
Se o poder nutritivo do gergelim tem influência direta no bom funcionamento do organismo, a versatilidade das sementes agrada aos adeptos da dieta saudável. E, como os nutrientes são melhor absorvidos se triturados antes do consumo, muitas variações surgem a partir desse processo.
- Um exemplo é o gersal (gergelim + sal marinho), um complemento alimentar muito comum entre os adeptos do vegetarianismo, em razão do alto teor protéico, obtido quando se torra e prensa suavemente as sementes junto com o sal marinho.
- A partir da prensagem ainda se produz um creme chamado tahine, largamente utilizado na culinária oriental, assim como o óleo de gergelim, fabricado por um método semelhante. O tahine é um excelente substituto da manteiga. Prefira pão com tahine ao invés de pão com manteiga e sinta os grandes benefícios da pasta na sua disposição e silhueta.
O óleo de gergelim, extraído a frio, além de proporcionar excelente paladar na culinária, em uso tópico tem alto poder de cicatrização e suas propriedades emolientes propiciam maior absorção de suas vitaminas.
domingo, 14 de março de 2010
RECEITA DA PIZZA HUT
Ingredientes:
200 grs de água
3 c. de sopa de leite em pó
1 c. de sopa de açúcar
2 c. de sopa de azeite
1 c. de chá de sal
400 grs de farinha
20 grs de fermento de padeiro fresco ou 1 saqueta de Fermipan
- Coloque a água, o fermento, o açúcar, o leite em pó e o azeite no copo e programe 1 minuto, temperatura 37º, velocidade 3. Junte a farinha e o sal e programe 2 minutos na velocidade Espiga. Retire do copo para uma superfície lisa e divida a massa em 2 partes ou 3, conforme o tamanho das pizzas que deseja. Com as mãos estique a massa até obter o formato de pizza. Deixe levedar durante 30 minutos.
Na Máq. de fazer Pão
- Deite todos os ingredientes na cuba da máquina, com a pá de amassar colocada, pela ordem indicada na lista. Programe a máquina no ciclo Massa. Quando terminar, retira-se para uma superfície lisa e segue-se o mesmo processo.
- No final da levedação, é só rechear a gosto. Com a ajuda de uma colher, espalha-se na superfície da pizza o Molho de Tomate. Recheia-se com os ingredientes ao gosto de cada um.
Polvilha-se generosamente com queijo ralado para pizzas e vai ao forno a 180º até ficar com aspecto de cozida e o queijo derretido. Também costumo fazer com atum, camarão e delicias do mar.
200 grs de água
3 c. de sopa de leite em pó
1 c. de sopa de açúcar
2 c. de sopa de azeite
1 c. de chá de sal
400 grs de farinha
20 grs de fermento de padeiro fresco ou 1 saqueta de Fermipan
- Coloque a água, o fermento, o açúcar, o leite em pó e o azeite no copo e programe 1 minuto, temperatura 37º, velocidade 3. Junte a farinha e o sal e programe 2 minutos na velocidade Espiga. Retire do copo para uma superfície lisa e divida a massa em 2 partes ou 3, conforme o tamanho das pizzas que deseja. Com as mãos estique a massa até obter o formato de pizza. Deixe levedar durante 30 minutos.
Na Máq. de fazer Pão
- Deite todos os ingredientes na cuba da máquina, com a pá de amassar colocada, pela ordem indicada na lista. Programe a máquina no ciclo Massa. Quando terminar, retira-se para uma superfície lisa e segue-se o mesmo processo.
- No final da levedação, é só rechear a gosto. Com a ajuda de uma colher, espalha-se na superfície da pizza o Molho de Tomate. Recheia-se com os ingredientes ao gosto de cada um.
Polvilha-se generosamente com queijo ralado para pizzas e vai ao forno a 180º até ficar com aspecto de cozida e o queijo derretido. Também costumo fazer com atum, camarão e delicias do mar.
TORTA DE BANANA E CHOCOLATE
1/2 Xícara(s) chocolate em pó
1/2 Xícara(s) farinha de trigo 1/2 Xícara(s) amido de milho Maizena
2 Colher(es) de sopa açúcar
5 Colher(es) de sopa margarina culinária
4 Colher(es) de sopa açúcar
2 Unidade(s) bananas nanicas cortadas em rodelas finas
1 Xícara(s) leite
2 Colher(es) de sopa amido de milho Maizena (recheio)
2 Colher(es) de sopa amido de milho Maizena (cobertura)
1 Xícara(s) leite (cobertura)
4 Colher(es) de sopa açúcar (cobertura)
6 Colher(es) de sopa chocolate em pó
2 Colher(es) de sopa margarina culinária (cobertura)
Modo de preparo
1.Preaqueça o forno em temperatura média (180°C).
2.Em uma tigela, junte o chocolate, a farinha, o amido de milho Maizena®, o açúcar, a margarina e o ovo e amasse com a ponta dos dedos até que a massa fique homogênea.
3.Enfarinhe uma superfície seca, coloque a massa e abra com um rolo na espessura de 0,5 cm.
4.Coloque a massa sobre uma fôrma de fundo removível média (25 cm de diâmetro) e forre o fundo e a lateral, pressionando com os dedos.
5.Faça furos na massa com um garfo e leve ao forno por 20 minutos ou até dourar levemente. Retire do forno e reserve.
6.Em uma panela, coloque o açúcar e leve ao fogo médio até ficar cor de caramelo claro. Junte as bananas e misture.
7.Ferva meia xícara (chá) de leite e acrescente à banana.
8.Dissolva o amido de milho Maizena no leite restante e junte ao refogado, mexendo sempre, até engrossar. Reserve.
9.Dissolva o amido de milho Maizena no leite, junte o açúcar e o chocolate e misture. Leve ao fogo médio, mexendo sempre, até engrossar. Retire do fogo e acrescente a margarina, misturando rapidamente. Reserve.
10.Desenforme a massa com cuidado e coloque-a em um prato.
11.Distribua o recheio e espalhe a cobertura. Leve a geladeira por no mínimo 2 horas ou até o momento de servir. Sirva em seguida.
12.Variações: Se desejar, acrescente 1 pitada de canela em pó no recheio. Se desejar, polvilhe chocolate em pó antes de servir. Se preferir, decore com raspas de chocolate ao leite.
13.Dica: Ao cozinhar as bananas, misture delicadamente para não desmanchar totalmente.
sábado, 13 de março de 2010
ARROZ DE FORNO LIGHT
1 xícara de chá de cenoura picada em cubos pequenos e cozidos
1 xícara de chá de ervilha em conserva
1 xícara de chá de milho em conserva
2 xícaras de chá de arroz cozido
1/2 xícara de chá de leite desnatado
1 colher de (sobremesa) de margarina light
2 colheres de sopa de salsa picada
2 colheres de sopa de cebolinha picada
1 cebola cortada em cubos pequenos
200 g de peito de peru defumado e moído
Sal a gosto
1 gema
Para polvilhar:
1 colher de sopa de queijo parmesão ralado
1 colher de sopa de farinha de rosca integral
1 colher de (café) de páprica doce
1 xícara de chá de ervilha em conserva
1 xícara de chá de milho em conserva
2 xícaras de chá de arroz cozido
1/2 xícara de chá de leite desnatado
1 colher de (sobremesa) de margarina light
2 colheres de sopa de salsa picada
2 colheres de sopa de cebolinha picada
1 cebola cortada em cubos pequenos
200 g de peito de peru defumado e moído
Sal a gosto
1 gema
Para polvilhar:
1 colher de sopa de queijo parmesão ralado
1 colher de sopa de farinha de rosca integral
1 colher de (café) de páprica doce
TECNOLOGIAS NA COZINHA
TECNOLOGIAS NA COZINHA
Um excelente exemplo da inovação no preparo de alimentos é o fogão por indução. Semelhante a um fogão elétrico, o aparelho gera um campo eletromagnético entre sua superfície e a panela. Esse campo dificulta a dissipação do calor, aumentando a eficiência do fogão e diminuindo o tempo de cozimento. Outra vantagem – dependendo do local onde você mora – do fogão por indução é a não interferência ambiental. Como o campo eletromagnético impede que o calor se dissipe normalmente, a temperatura da cozinha não sofre alterações, mesmo com o fogão ligado durante longos períodos. As geladeiras – ícones da cozinha, assim como o forno e o fogão – também recebem características high-tech. Além dos dispensadores de gelo e água – e em alguns modelos até de cerveja ou café –, os refrigeradores também são alvo de invenções e novidades. Telas touchscreen, conexão Wi-Fi e até mesmo reconhecimento RFID já são integrados a determinados modelos de luxo. As etiquetas de rádio, inclusive, são responsáveis por um sistema que avisa ao cozinheiro quando o estoque de determinado produto está acabando. No mundo da alta tecnologia, muita coisa fica apenas no “vaporware”, ou seja, é anunciado, explicado, mas nunca chega a ser produzido. Conceitos de design e de funcionalidade costumam abraçar esse status com facilidade, seja por falta de capacidade produtiva ou por exigências do mercado, muita coisa nunca faz a passagem do projeto para o produto.
É difícil imaginar – por exemplo – que este conceito da Electrolux de cozinha “tudo em um” venha a ser produzido, pelo menos pensando em tecnologia existente. O projeto é de uma bancada inteligente, com touchscreen para controle, em que toda a superfície pode funcionar como balcão de preparo, interface de redes sociais – para pesquisar receitas, por exemplo – e fogão de indução. Novamente, depois dos fogões, as geladeiras. A NASA utiliza em satélites e outros equipamentos com necessidade de refrigeração um sistema chamado de refrigeração pulse-tube. Basicamente é um compressor – a parte que força o resfriamento da câmara interna da geladeira – que não utiliza gases tóxicos como o freon. Atualmente o rendimento desse tipo de solução em condições normais não é suficiente para concorrer com os equipamentos tradicionais, mas a tecnologia existe, e é desenvolvida.
Fonte: http://www.baixaki.com.br/
terça-feira, 9 de março de 2010
O TEMPO PASSOU E ME FORMEI EM SOLIDÃO"
Sou do tempo em que ainda se faziam visitas. Lembro-me de minha mãe mandando a gente caprichar no banho porque a família toda iria visitaralgum conhecido. Íamos todos juntos, família grande, todo mundo a pé. Geralmente, à noite. Ninguém avisava nada, o costume era chegar de pára-quedas mesmo. E os
donos da casa recebiam alegres a visita. Aos poucos, os moradores iam se apresentando, um por um. – Olha o compadre aqui, garoto! Cumprimenta a comadre. E o garoto apertava a mão do meu pai, da minha mãe, a minha mão e a mão dos meus irmãos. Aí chegava outro menino. Repetia-se toda a diplomacia.
– Mas vamos nos assentar, gente. Que surpresa agradável! A conversa rolava solta na sala. Meu pai conversando com o compadre e minha mãe de papo com a comadre. Eu e meus irmãos ficávamos assentados todos num mesmo sofá, entreolhando-nos e olhando a casa do tal compadre. Retratos na parede, duas imagens de santos numa cantoneira, flores na mesinha de centro... Casa singela e acolhedora. A nossa também era assim. Também eram assim as visitas, singelas e acolhedoras. Tão acolhedoras
que era também costume servir um bom café aos visitantes. Como um anjo benfazejo, surgia alguém lá da cozinha – geralmente uma das filhas – e dizia: – Gente, vem aqui pra dentro que o café está na mesa.
Tratava-se de uma metonímia gastronômica. O café era apenas uma parte: pães, bolo, broas, queijo fresco, manteiga, biscoitos, leite... Tudo sobre a mesa. Juntava todo mundo e as piadas pipocavam. As gargalhadas também. Pra quê televisão? Pra quê rua? Pra quê droga? A vida estava ali, no riso, no café, na conversa, no abraço, na esperança... Era a vida respingando eternidade nos momentos que acabam.... Era a vida transbordando simplicidade, alegria e amizade... Quando saíamos, os donos da casa ficavam à porta até que virássemos a esquina. Ainda nos acenávamos. E voltávamos para casa, caminhada muitas vezes longa, sem carro, mas com o coração aquecido pela ternura e pela acolhida. Era assim também lá em casa. Recebíamos as visitas com o coração em festa... A mesma alegria se repetia. Quando iam embora, também ficávamos, a família toda, à porta. Olhávamos, olhávamos... Até que sumissem no horizonte da noite.
O tempo passou e me formei em solidão. Tive bons professores: televisão, vídeo, DVD, e-mail... Cada um na sua e ninguém na de ninguém. Não se recebe mais em casa. Agora a gente combina encontros com os amigos fora de casa: – Vamos marcar uma saída!... – ninguém quer entrar mais. Assim, as casas vão se transformando em túmulos sem epitáfios, que escondem mortos anônimos e possibilidades enterradas. Cemitério urbano, onde perambulam zumbis e fantasmas mais assustados que assustadores.
Casas trancadas.. Pra quê abrir? O ladrão pode entrar e roubar a lembrança do café, dos pães, do bolo, das broas, do queijo fresco, da manteiga, dos biscoitos, do leite...
Que saudade do compadre e da comadre!
José Antônio Oliveira de Resende
Professor de Prática de Ensino de Língua Portuguesa, do Departamento de Letras, Artes e Cultura, da Universidade Federal de São João Del-Rei.
donos da casa recebiam alegres a visita. Aos poucos, os moradores iam se apresentando, um por um. – Olha o compadre aqui, garoto! Cumprimenta a comadre. E o garoto apertava a mão do meu pai, da minha mãe, a minha mão e a mão dos meus irmãos. Aí chegava outro menino. Repetia-se toda a diplomacia.
– Mas vamos nos assentar, gente. Que surpresa agradável! A conversa rolava solta na sala. Meu pai conversando com o compadre e minha mãe de papo com a comadre. Eu e meus irmãos ficávamos assentados todos num mesmo sofá, entreolhando-nos e olhando a casa do tal compadre. Retratos na parede, duas imagens de santos numa cantoneira, flores na mesinha de centro... Casa singela e acolhedora. A nossa também era assim. Também eram assim as visitas, singelas e acolhedoras. Tão acolhedoras
que era também costume servir um bom café aos visitantes. Como um anjo benfazejo, surgia alguém lá da cozinha – geralmente uma das filhas – e dizia: – Gente, vem aqui pra dentro que o café está na mesa.
Tratava-se de uma metonímia gastronômica. O café era apenas uma parte: pães, bolo, broas, queijo fresco, manteiga, biscoitos, leite... Tudo sobre a mesa. Juntava todo mundo e as piadas pipocavam. As gargalhadas também. Pra quê televisão? Pra quê rua? Pra quê droga? A vida estava ali, no riso, no café, na conversa, no abraço, na esperança... Era a vida respingando eternidade nos momentos que acabam.... Era a vida transbordando simplicidade, alegria e amizade... Quando saíamos, os donos da casa ficavam à porta até que virássemos a esquina. Ainda nos acenávamos. E voltávamos para casa, caminhada muitas vezes longa, sem carro, mas com o coração aquecido pela ternura e pela acolhida. Era assim também lá em casa. Recebíamos as visitas com o coração em festa... A mesma alegria se repetia. Quando iam embora, também ficávamos, a família toda, à porta. Olhávamos, olhávamos... Até que sumissem no horizonte da noite.
O tempo passou e me formei em solidão. Tive bons professores: televisão, vídeo, DVD, e-mail... Cada um na sua e ninguém na de ninguém. Não se recebe mais em casa. Agora a gente combina encontros com os amigos fora de casa: – Vamos marcar uma saída!... – ninguém quer entrar mais. Assim, as casas vão se transformando em túmulos sem epitáfios, que escondem mortos anônimos e possibilidades enterradas. Cemitério urbano, onde perambulam zumbis e fantasmas mais assustados que assustadores.
Casas trancadas.. Pra quê abrir? O ladrão pode entrar e roubar a lembrança do café, dos pães, do bolo, das broas, do queijo fresco, da manteiga, dos biscoitos, do leite...
Que saudade do compadre e da comadre!
José Antônio Oliveira de Resende
Professor de Prática de Ensino de Língua Portuguesa, do Departamento de Letras, Artes e Cultura, da Universidade Federal de São João Del-Rei.
segunda-feira, 8 de março de 2010
DIA INTERNACIONAL DA MULHER
Mulheres serenas, promessas de nada.
mulheres de vento, de sopro divino,
mulheres de sonho, mulheres sentido,
mulheres da vida, melhor ter vivido...
Mulheres de tempo, em que tudo que havia fazia sentido,
mulheres que eu vejo, no sol de janeiro,
mulheres saídas de potes de vidro,
mulheres faceiras, as mais feiticeiras, melhor ter sorrido...
mulheres de tantos e tantos perigos,
mulheres de vinho e de vã harmonia,
mulheres convívio,
mulheres no cio, as mais parideiras, melhor ter nascido...
mulheres de luzes e de absinto,
mulheres que um dia sonhei colorido,
mulheres de santos, mulheres de igrejas,
as mais rezadeiras, melhor sacrifício
mulheres que um dia deitaram comigo,
mulheres tão lindas e de maior juízo,
mulheres de danças,
as tranças nos ombros, meus olhos caídos...
mulheres que fecham a vã poesia,
mulheres que o ouro não tem nem princípio,
mulheres de outono,
o seu abandono, melhor ter carinho...
mulheres de um tempo em que estive sozinho,
mulheres de riso abrindo janelas,
mulheres que sonham,
seu sono macio, melhor o seu ninho...
mulheres do dia e da noite, eternos,
mulheres que lutam, raízes na terra,
mulheres que as feras,
no meio da noite, não mais intimidam...
mulheres espera, no mar do abandono,
mulheres teares, tecendo seu linho,
mulheres tão loucas,
Seu beijo na boca, uma taça de vinho...
Feliz Dia Internacional da Mulher!
VITO CESAR
sábado, 20 de fevereiro de 2010
quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010
DE FÉRIAS ,MELHOR QUE PESCÁ-LO , SÓ ROBALO !
Peixes de escamas. Das seis espécies de robalo encontradas no oceano Atlantico, quatro sao capturadas no litoral do Brasil, destacando-se principalmente o robalo-flecha (Centropomus undecimalis) e o robalo-peva (Centropomus paralellus). Ambas possuem o corpo alongado e comprimido e a mandíbula inferior saliente. O robalo-flecha é a maior especie da familia, alcançando 1,2m de comprimento total e 25kg. A coloração do dorso é acinzentada com reflexos esverdeados e o ventre é esbranquiçado. A linha lateral é uma listra longitudinal negra que se estende ao longo do corpo ate o final da nadadeira caudal. O robalo-peva é menor, alcantando 50cm de comprimento e 5kg. Apresenta o dorso cinza esverdeado e os flancos prateados.
Especies costeiras, ocorrem em manguezais, estuarios. São encontradas em aguas salobras, podendo ser capturadas desde a barra dos rios ate varios quilmetros acima da foz, principalmente na época de desova. Gostam de aguas calmas, barrentas e sombreadas, e ficam proximos ao fundo. Alimentam-se de pequenos peixes e crustáceos, especialmente camaroes e caranguejos. Spo muito apreciados como alimento, especialmente na regipo Sudeste, e, tambem pelos pescadores esportivos, porque proporcionam uma luta espetacular, principalmente os grandes exemplares.
Iscas: As melhores iscas sãoo de camarão e peixinhos vivos, que podem ser arremessadas nas margens ou serem usadas na rodada, proximas ao fundo. As iscas artificiais como plugs, tanto de superffcie quanto de meia agua, jigs e shads tambem sao bastante produtivas e devem ser trabalhadas junto aos troncos e galhadas nas margens.
Dicas: Sempre que sair para uma pescaria de robalo, consulte a tábua de marés (prefira a maré de quarto) e consiga informações sobre o local de pesca, presenta de locas e galhadas. Os arremessos devem ser sempre na direto de galhos, raízes e pedras.
Iscas para Robalo
Plug de Barbela / Meia Água , Camarão Vivo , Jumping Jig , OUTRAS ARTIFICIAIS , Camarão Artificial , Stick
Dicas de Receitas
Robalo Assado no Sal Grosso, Robalo a Brasileira, Robalo Marinado na Cerveja com Ervas, Robalo Assado, Robalo ao forno, Robalo do Antiquarius, Robalo ao Limão, Filé de Robalo ao azeite, Filé de Robalo com Camarão, Robalo Assado ao forno, Robalo Grelhado com banana, Robalo com missô, Robalo com Ervas
Especies costeiras, ocorrem em manguezais, estuarios. São encontradas em aguas salobras, podendo ser capturadas desde a barra dos rios ate varios quilmetros acima da foz, principalmente na época de desova. Gostam de aguas calmas, barrentas e sombreadas, e ficam proximos ao fundo. Alimentam-se de pequenos peixes e crustáceos, especialmente camaroes e caranguejos. Spo muito apreciados como alimento, especialmente na regipo Sudeste, e, tambem pelos pescadores esportivos, porque proporcionam uma luta espetacular, principalmente os grandes exemplares.
Iscas: As melhores iscas sãoo de camarão e peixinhos vivos, que podem ser arremessadas nas margens ou serem usadas na rodada, proximas ao fundo. As iscas artificiais como plugs, tanto de superffcie quanto de meia agua, jigs e shads tambem sao bastante produtivas e devem ser trabalhadas junto aos troncos e galhadas nas margens.
Dicas: Sempre que sair para uma pescaria de robalo, consulte a tábua de marés (prefira a maré de quarto) e consiga informações sobre o local de pesca, presenta de locas e galhadas. Os arremessos devem ser sempre na direto de galhos, raízes e pedras.
Iscas para Robalo
Plug de Barbela / Meia Água , Camarão Vivo , Jumping Jig , OUTRAS ARTIFICIAIS , Camarão Artificial , Stick
Dicas de Receitas
Robalo Assado no Sal Grosso, Robalo a Brasileira, Robalo Marinado na Cerveja com Ervas, Robalo Assado, Robalo ao forno, Robalo do Antiquarius, Robalo ao Limão, Filé de Robalo ao azeite, Filé de Robalo com Camarão, Robalo Assado ao forno, Robalo Grelhado com banana, Robalo com missô, Robalo com Ervas
sexta-feira, 29 de janeiro de 2010
PARTICIPE , TOME UMA ATITUDE !!!
Você sabia que...
- Mais de um bilhão de pessoas no mundo vive com menos de um dólar por dia;
- Cada dia, morrem, por causa da fome, 24 mil pessoas. 10% das crianças, em países em desenvolvimento, morrem antes de completar cinco anos...
- um terço da população é mal alimentado e outro terço está faminto.
- Que a cada dia 275 mil pessoas começam a passar fome ao redor do mundo. O Brasil é o 9º pais com o maior número de pessoas com fome...
- Atualmente, cerca de 1,2 bilhão de pessoas se encontra no estado de alta pobreza devido às condições climáticas de suas regiões.
Você Sabia?
- Mais de um bilhão de crianças, a metade dos menores do mundo, é castigado pela pobreza, as guerras e a Aids;
- Todos os dias, o HIV/AIDS mata 6.000 pessoas e infecta outras 8.200 .
- Todos os anos, seis milhões de crianças morrem de má nutrição antes de completar cinco anos.
- Cerca de 90 mil crianças e adolescentes são órfãos no Brasil, à espera de uma adoção.
- a escassez de água já atinge 2 bilhões de pessoas. Esse número pode dobrar em 20 anos...
Você Sabia?
- Cerca de 100 milhões de pessoas estão sem teto;
- No Brasil, são 33,9 milhões de pessoas sem casa. Só nas áreas urbanas, são 24 milhões que não possuem habitação adequada ou não têm onde morar.
- Que vinte e cinco milhões de pessoas são dependentes de drogas no mundo;
- Que os indígenas continuam a ser vítimas de assassinatos, violência, discriminação, expulsões forçadas e outras violações de direitos humanos.
Você Sabia?
- Mais de 2,6 bilhões de pessoas não têm saneamento básico e mais de um bilhão continua a usar fontes de água imprópria para o consumo.
- Cinco milhões de pessoas, na sua maioria crianças, morrem todos os anos de doenças relacionadas à qualidade da água.
- No mundo inteiro, 114 milhões de crianças não recebem instrução sequer ao nível básico e 584 milhões de mulheres são analfabetas.
Você Sabia?
- Que é gasto 40 vezes mais dinheiro com cosméticos do que com doações...
- é gasto 10 vezes mais dinheiro com armas do que com educação básica;
- O Brasil é campeão mundial de desmatamento. Em segundo lugar está a Indonésia: 18,7 km2 por ano e, em terceiro, segue o Sudão, com 5,9 km2.
- O país perdeu um campo de futebol a cada dez minutos na Amazônia, nos últimos 20 anos.
...Agora você já sabe.
E vai ficar aí parado? Tome uma atitude.
Milhões de Pessoas em Pobreza Extrema Precisam da sua Ajuda!
Seja Voluntário você Também! Junte-se a nós.
Planeta Voluntários
terça-feira, 19 de janeiro de 2010
Assinar:
Postagens (Atom)















