Páginas

terça-feira, 26 de junho de 2007

ORIGEM DO SUSHI

Os peixes, as algas e o frutos do mar estão presentes em praticamente todos os pratos da culinária japonesa, assim como o tradicional arroz. O sushi é, justamente, a combinação do arroz com os pescados crus. Antigamente, para serem transportados, os peixes eram conservados no arroz cozido, que libera os ácidos acético e láctico, que garantem a qualidade por mais tempo. A técnica era usada, em alto-mar, pelos pescadores, criando assim o sushi prensada.
No século 18, um cozinheiro decidiu parar de usar o peixe fermentado e passou a oferecer algo parecido com o sushi atual. A preparação se tornou muito popular em Osaka, que, na época, era a capital comercial do Japão. Assim ficou conhecido o estilo de sushis enrolados em algas, decorados e apresentados de forma alegre e colorida.
Em meados do século 19, o vinagre, o wassabi e o gengibre passaram a ser usados por causa de seus fortes poderes antibacterianos e por conta da preocupação quanto à manipulação e ao consumo dos peixes crus. Surgiam, assim, os primeiros quiosques que faziam sushi no formato que conhecemos hoje. (Fonte: Terra)





VOTO NO CRISTO ?