Páginas

segunda-feira, 29 de março de 2010

TRUTA COM PANACHE DE LEGUMES


Ingredientes


Truta 4 filés de truta sem a pele (100 g cada)
suco de 1 limão
sal
1 cebola em rodelas
1 colher (sobremesa) de azeite

Panaché de legumes

1 cenoura em cubos
1 xícara (chá) de vagens cortadas em pedaços pequenos
1 xícara (chá) de ervilhas frescas sal e pimenta do reino
1 colher (sopa) margarina light

Modo do Preparo


Truta: Num refratário médio, coloque os filés de truta e tempere com o limão e o sal. Deixe descansar por 15 min. Cubra com a cebola e o azeite. Leve ao forno pré-aquecido coberto com papel alumínio por 20 minutos. Reserve em local aquecido.
Panachê: Cozinhe as cenouras e vagem no vapor separadamente. Misture as ervilhas, o sal, a pimenta e a margarina. Sirva cada filé com ¼ de panaché.

Glamour e sofisticação. A truta normalmente é preparada em pratos requintados, com molhos finos, com oleaginosas (como amêndoas), ervas e outros acompanhamentos. O peixe de formato alongado pertence à mesma família do salmão (Salmonidae).
O dorso tem cor que varia do esverdeado ao castanho, sendo as laterais acinzentadas e a parte inferior esbranquiçada. Tem pintas escuras nas nadadeiras e no corpo. Possui alto valor nutritivo, com muito teor de proteína, cálcio, fósforo, selênio, sais minerais e vitaminas.
"O peixe apresenta também ácidos graxos ômega-3 e baixo teor de calorias, o que a torna uma boa opção para dietas de emagrecimento e na redução do colesterol ruim (LDL), nocivo ao coração", explica a nutricionista, Patrícia Bertolucci, da PB Consultoria em Nutrição, de São Paulo.