Páginas

terça-feira, 29 de abril de 2008

História do COQUETEL


Provavelmente o costume de se misturar diferentes bebidas é tão antigo quanto o hábito de degustá-las, ou seja, desde as cavernas.
Naturalmente, a coisa foi evoluíndo das primitivas misturas para combinações mais elaboradas e atraentes. Como em quase todos os conhecimentos adquiridos pela humanidade, a habilidade em se produzir cocktails deu-se empíricamente, com o acumulo gradual de experiências, passando da mistura aleatória de bebidas para uma prática sistemática de produção, de manifestação reconhecida de talento e criatividade. Desta forma, não o surgimento, como defendem alguns estudiosos do assunto, mas sim a consolidação e o amadurecimento da habilidade técnica na manipulação e na combinação de bebidas aconteceu na Inglaterra em meados do século 19. Em seguida alastrou-se pelo resto da Europa.
Entretanto, foram os americanos que realmente popularizaram e consagraram o cocktail, principalmente à partir da década de 20 do século passado, ironicamente durante a vigência da lei seca nos Estados Unidos. Era um meio de se amenizar o terrível gosto das bebidas fabricadas ilegalmente e também uma forma disfarçada de se beber sem chamar a atenção das autoridades. Foi o caso por exemplo, do bloody mary.
Muitos coquetéis são populares no mundo todo mas alguns alcançaram a condição de astros, verdadeiros ícones pops da cultura ocidental.
O Martini, o drinque americano que é um dos símbolos do american way of life ou a margarita, a latina que imigrou para o norte e conquistou o coração e o paladar dos gringos.
E é claro, a caipirinha, que se ainda não é tão universal quanto os demais, é com certeza o predileto dos brasileiros.

Origem
A palavra em inglês, cuja tradução literal é rabo de galo, foi oportunamente aportuguesada para coquetel. Já o rabo de galo transformou-se no coquetel que é a mistura de cachaça com vermute tinto.

Aqui trataremos da origem "original" desta palavra, ou seja, a origem da expressão Cocktail. Como se poderia suspeitar, existem diversas teorias, algumas até que plausíveis enquanto que outras não mais que conversa de gente já bem embriagada. De qualquer modo, todas são no mínimo curiosas e engraçadas. Selecionamos algumas à seguir:
1. Teria sido criada pelo escritor londrino Dr. Johnson. Ele teria comparado a "pecaminosa" mistura de vinhos com destilados fortes aos cavalos de sangue misturado, sem raça definida, que, no interior da Inglaterra, tinham a ponta do rabo cortada (em inglês, cocked tails).
2. Na guerra da independência americana, uma taberneira chamada Betsy Flanagan, viúva de um soldado revolucionário, teria roubado as penas do rabo de um galo do inimigo para decorar os drinques que servia em sua taberna.
3. Outros relatos relacionam a palavra às rinhas de galo que ocorriam na região do Mississipi, nos EUA, onde penas retiradas do galo vencedor eram usadas para mexer os drinques dos apostadores vencedores.
4. Uma outra teoria ainda mais extravagante, diz que os beberrões freqüentadores desta rinhas utilizavam as penas para massagear a garganta, permitindo assim, a ingestão de mais um gole, já que as bebidas eram intragáveis mesmo para estes beberrões.
5. E há ainda quem diga sobre um drinque espetacular preparado e batizado por uma linda jovem mexicana chamada Coctel.
Existem outras tantas versões e teorias sobre a origem deste termo, tão divertidas quanto menos críveis nos pareçam, o que acaba tornando o assunto ainda mais saboroso e interessante. E se estamos falando de coquetéis, no final é o que importa.


Classificação
Clássico
Cremoso
Doce
Em camada
Exótico
Fashion
Frozendinhas
Quente
Refrescante
Seco
Sem álcool
Shooter

. Os coquetéis poderão ser acessados tanto pela ordem alfabética como pelas modalidades em que estão classificados.
. Um mesmo coquetel poderá estar em duas ou mais modalidades, pois em sua maioria (se não todos) podem ser preparados de um ou mais modos de preparo. Algumas alterações são tão drásticas que acabam por mudar as suas características iniciais, criando um novo coquetel.

ARROZ DO PESCADOR


ARROZ DO PESCADOR

Ingredientes
300 G DE ARROZ PARBOILIZADO BEM LAVADO E ESCORRIDO
½ KG DE CAMARÃO
4 CAMARÕES GRANDES COZIDOS AO BAFO COM CASCA E CABEÇA, PARA DECORAR
½ KG DE MEXILHÕES
1 COLHER DE CHÁ DE COLORAU
2 CEBOLAS MÉDIAS PICADAS
1 TABLETE DE CALDO DE PEIXE
1 CABEÇA DE ALHO ESPREMIDO
1 PIMENTÃO VERMELHO
1 PIMENTÃO AMARELO
250 G DE ERVILHAS FRESCAS CONGELADAS
2 COLHERES DE SOPA DE EXTRATO DE TOMATE
200 ML DE AZEITE DE OLIVA
1 VIDRO DE PALMITO CORTADO EM FATIAS
SAL
PIMENTA
RAMINHOS DE TOMILHO OU FOLHAS DE ALFAVACA

Modo de Preparo:

COLOQUE O CAMARÃO NA ÁGUA E LEVE AO FOGO. QUANDO LEVANTAR FERVURA, DESLIGUE E ESCORRA. RESERVE O CAMARÃO E O CALDO.
COZINHE OS MEXILHÕES NO CALDO DE CAMARÃO, DEPOIS RESERVE OS MEXILHÕES E ADICIONE ÁGUA AO CALDO ATÉ COMPLETAR 600 ML.
EM OUTRA PANELA, REFOGUE O ALHO E A CEBOLA. QUANDO COMEÇAR A DOURAR, ACRESCENTE EXTRATO DE TOMATE E COLORAU, DEPOIS COLOQUE 3 COLHERES DE SOPA DE ÁGUA E CONTINUE REFOGANDO POR 3 MINUTOS. ACRESCENTE ARROZ CRU, TABLETE DE CALDO, 600 ML DO CALDO RESERVADO, MEXILHÕES, CAMARÕES E TEMPERE COM SAL E PIMENTA A GOSTO.
PASSADOS 10 MINUTOS, COLOQUE SOBRE O ARROZ O CAMARÃO COM CASCA, PIMENTÕES, ERVILHAS, PALMITO E TOMILHO (PODE SER ALFAVACA OU OUTRO TEMPERO AROMÁTICO DE SUA PREFERÊNCIA). CUBRA E COZINHE ATÉ O ARROZ SECAR.

Rendimento: 4 PORÇÕES

Tempo de Preparo: 2 HORAS

O RELÓGIO DOS CAMPEÕES EM F1


Uma pulseira? Um bracelete? Um pneu com LEDs? Bom, na verdade a imagem abaixo é de um relógio, claro que você já percebeu isso. Ele é completamente inspirado no mundo das corridas. Só pra começar ele mostra o horário de todas as cidades que integram circuito 2008 de

O “F1/Carbon GMT” foi criado pelo designer John Pszeniczny, e segundo o Yanko Design é feito com fibras de carbono e leva cristais Swarovski, borracha, metal e nada menos que 15 rubis.

Fórmula 1, além da função cronômetro para contar tempo das voltas.


Não Perca as Crianças de Vista !

Se você é uma pessoa que tem medo de perder seus filhos em uma caminhada no parque, ou em um passeio no shopping, você precisa apelar para a tecnologia e conhecer o Wireless Child Tracker.

Funcionando com a tecnologia Wireless, no braço da criança você coloca o wristwatch, e você carrega com você o monitorador para rastreá-los. Caso a criança for muito longe, exste um alarme “fora de alcance” para alertar.

E é assim que funciona o rastreamento, você vai seguindo os LEDs indicadores e ouvindo os sinais do alarme, pois são através deles que será indicada a proximidade da criança

O Wireless Child Tracker tem um valor de U$118.

Fonte: INDROPS




Aprenda a Formatar seu Computador e instalar
o windows XP com esse simulador
de formatação e instalação do windows xp!

É um programa que ensina a instalar o Windows XP,
sem ter a preocupação de se mexer no hardware ou software.
Apenas simula a instalação do Windows XP como se fosse real.

Reproduz fielmente passo-a-passo a
instalação e não reinicia o computador.



FOTO DO DIA

RELOGIO METEOROLOGICO


O Oregon Scientific vem com o objetivo de mostrar o tempo para você, mas neste caso, não apenas as horas, mas a condição climática de sua região… Quer saber se vai chover? Olhe para o relógio!

Ele consegue exibir em tempo real informações meteorológicas para as próximas 12 ou 24 horas através de um ícone exibido acima das horas.

O preço desta novidade não custa caro, sendo que este relógio tem um valor semelhante a um relógio de pulso comum – 40 Libras (aproximadamente R$ 135,00).

Sua data de lançamento está marcada para Maio deste ano, mas infelizmente não sabemos quando este relógio chegará ao Brasil.

Para mais informações, confira no site oficial do produto.

Via | Gizmodo