Páginas

quarta-feira, 12 de maio de 2010

UM SIMPLES OI ...

EVITE A DOENCA DO OLHO DIGITAL


O iPad já está na mão de milhares de norte-americanos (e de alguns brasileiros que não aguentaram esperar o lançamento por aqui). Seja na frente do novo tablet, com seus notebooks ou na tela de celulares como o iPhone, as pessoas passam cada vez mais tempo na frente de telas.
De acordo com o optometrista e autor do livro "Smart Medicine for Your Eyes", Jeffrey Anshel , esse hábito exige cuidados, sob pena de gerar problemas de visão.
Estudo recente da Kaiser Family Fundation descobriu que os jovens norte-americanos estão trocando horas de sono por tempo na frente de equipamentos como videogames e computadores. Todo esse período na frente de telas de cristal líquido pode prejudicar sua visão a longo prazo.
Veja, abaixo, cinco dicas do Dr. Anshel para manter a saúde e evitar a doença do olho digital.

1. Pisque mais

Ao olhar para a tela do computador ou algum outro gadget, piscamos duas ou três vezes menos que o normal. Isso faz com que o olho fique mais seco. Pode parecer algo sem importância, mas, na realidade, pode causar danos oculares permanentes.
2. Regra dos 20/20/20

Quando estiver usando seu computador, ou lendo algum livro no iPad, Kindle, etc., pare a cada 20 minutos para olhar algum objeto a 20 metros de distância por 20 segundos. Isso faz com que seus olhos sejam reorientados.

3. Consulte o médico

Deixe seu oftalmologista ciente de que você passa horas e horas na frente de um computador ou dispositivos portáteis. Ele pode recomendar lentes específicas para serem usadas enquanto você lida com os aparelhos digitais, e evitar danos permanentes.

4. Faça um exame de vista anual

A única maneira para reduzir o impacto causado na visão pelo uso do iPad, iPod ou qualquer outro eletrônico é, a cada ano, fazer um exame para checar como anda a saúde ocular.

5. Iluminação do monitor

Verifique se você está em um ambiente bem iluminado. Brilho intenso combinado com lugares escuros podem prejudicar sua visão.