Páginas

sábado, 14 de fevereiro de 2009

TORTA DE BLUEBERRY ( Mirtilo )

Nem sempre a bagunça é assim , mas quando minha filhinha esta ao lado na cozinha tudo é possível, um prato feito a quatro mäos tem um sabor especial ! Mas náo é que ficou muito bom né minha filha hehehehe !



Ingredientes
  • Para a massa:

  • 125 g de manteiga

    125 g de açúcar

    1 ovo

    250 g de farinha


    Para o recheio:


    300 g de creme chantilly

    150 g de mirtilo

    mirtilo fresco

    chocolate branco


Modo de Preparo


Para a massa:


  1. Na mesa fazer uma coroa com a farinha, incorporar a manteiga, o ovo e o açúcar e unir todos os ingredientes sem amassar

  2. Deixar repousar no refrigerador por 20 minutos, depois esticar a massa e forrar uma forma

  3. Cozinhar em forno 180°C por 20 minutos

    Para o recheio:


  1. Misturar o creme chantilly com o mirtilo

  2. Despejar o preparado na massa de torta

  3. Sobre o creme, colocar os mirtilos frescos inteiros, decorar mirtilo e fios de chocolate branco derretido

  4. Colocar no refrigerador e servir frio

Informações Adicionais
O mirtilo é uma pequena fruta azul-escura, com sabor levemente agridoce, também conhecida como blueberry, tem poderosas propriedades antioxidantes que protegem o organismo dos elementos tóxicos, substâncias instáveis que causam o envelhecimento e podem provocar câncer. O segredo está nos pigmentos antocianos. É este pigmento que age de maneira benéfica no nosso organismo: combate os radicais livres, é antiinflamatório, melhora a circulação e reduz o colesterol ruim. O mirtilo é uma das frutas frescas mais ricas em antioxidantes já estudadas. A fruta tem um conteúdo particularmente elevado de polifenóis tanto na casca quanto na polpa, que conferem funções de proteção sobre as paredes das células. Estudos científicos têm mostrado que o mirtilo previne doenças relacionadas à visão, como catarata e glaucoma, melhorando a capacidade de leitura e o foco da visão. Além disso a fruta, a qual tem um baixo valor calórico, é muito rica em fibras, beneficiando a regulação intestinal. Pela ausência de sódio e colesterol é indicada em regimes para hipertensão arterial e na prevenção de doenças cardiovasculares. Por essa razão a fruta é conhecida como um alimento nutraceutico, que são alimentos funcionais que além de nutritivos atuam como medicamentos e previnem doenças, e o mirtilo é um ótimo exemplo do poder fitoterápico por suas propriedades medicinais.
A NiceBerry, cultiva e distribui o mirtilo, faz parte de um conglomerado de empresas alimentícias no Brasil e na Argentina que produz e comercializa gelatina e grãos, entre eles o milho de pipoca. Aqui no Brasil a fruta é cultivada em Itá e Bom Retiro, no estado de Santa Catarina. A empresa garante sua qualidade em todas as etapas. No cultivo, utiliza práticas agrícolas corretas, insumos controlados, irrigação com água tratada e uso de variedades de mirtilos de última geração com certificado de garantia de origem. A colheita, que é feita no verão, é manual, com a utilização de recipientes especiais. Na pós-colheita a fruta é primeiro esfriada e depois de limpa é selecionada pelo controle de qualidade, antes de ser colocada na embalagem adequada. Os mirtilos são armazenados em câmaras frigoríficas e transportados em veículos refrigerados que faz com que o mirtilo NiceBerry chegue ao seu destino fresquinho e apetitoso. A Niceberry utiliza as mais modernas técnicas de produção, casadas com preocupações ecológicas e ambientais. É o único produtor de mirtilo com registro na Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Santa Catarina.
A equipe da NiceBerry é composta de engenheiros agrônomos, químicos e industriais, como também um time de administração, vendas e marketing, além de pesquisadores acadêmicos e um chef gourmet como consultores externos.
A fruta é consumida fresca, ou em forma de geléias, sucos, doces em pasta e fermentados. Pode ainda ser congelada e utilizada como polpa para a produção de sorvetes, sucos, iogurtes e tortas sem perder suas propriedades nutricionais. As folhas também muito nutritivas, são usadas para fazer chá, saladas e medicamentos.
Mirtilo..Saúde, Longevidade e Juventude..além de saborosa!

Fonte TUDO GOSTOSO