Páginas

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Pai - FABIO JR

BEN UM RAPAZ CEGO COM RADAR NATURAL

Um rapaz, Benjamin Underwood, tendo nascido feliz e saudável, aos 2 anos a mãe notou algo de anormal nos olhos da criança, tendo sido posteriormente diagnosticado blastoma retinal - cancro em ambos os olhos. Depois de falhados os tratamentos de quimioterapia e radiação, ficou claro que ambos os olhos teriam de ser retirados, o que foi feito pouco antes de Ben ter completado os 3 anos de idade. Os olhos foram substituidos por próteses. Ao acordar da cirurgia e tendo verificado que tinha deixado de ver, a sua mãe apenas lhe disse " chamas-te Benjamin, e vais superar tudo e vais ser capaz de fazer tudo o que os outros fazem".
Quatro anos mais tarde o rapaz descobriu que fazendo estalidos com a língua, conseguia detectar os obstáculos. Esta técnica chamada ecolocalização, tem servido para que Ben, agora com 15 anos, consiga fazer uma vida absolutamente normal - estuda, anda de skate, joga videogames, é cinturão amarelo em karate. Nunca usou bengala "porque as bengalas são para quem tem dificuldades em andar". Inclusive espera um dia poder conduzir um automóvel, com a ajuda de GPS e um radar.

Já ouviram falar de Ecolocalização?

A ecolocalização se traduz na capacidade de muitas espécies de morcegos de navegar pela noite, em locais com muitos obstáculos, como se o fizesse sob a luz do dia. Eles emitem um som e esperam o eco retornar, para mapear tridimensionalmente o local no qual estão, para saber exatamente a qual distância e direção de seus obstáculos.Alguns poucos humanos também são capazes de utilizar ecolocalização. Apesar de Ben Underwood ser cego, ele consegue enxergar muito bem. Seus olhos foram removidos cirurgicamente quando ele tinha três anos de idade devido ao câncer. Mas ele consegue jogar basquete, andar de bicicleta e viver uma vida normal. Ben faz um clique que ecoa através dos objetos à sua volta. Ele consegue ouvir os ecos e calcular mentalmente a distância dos objetos. Ben não se considera cego e apenas pouquíssimas pessoas no mundo possuem esta capacidade.

Fonte Discovery Channel

APRENDA COM OS MESTRES !