Páginas

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

PRÊMIO OSCAR 2009

A 81ª Entrega dos Prêmios da Academia ou simplesmente Oscar 2009 ocorrerá no dia 22 de Fevereiro de 2009 e premiará os melhores filmes do ano de 2008 e início de 2009. Seguindo a tradição, a cerimônia ocorrerá no Teatro Kodak em Hollywood, Califórnia. A premiação será apresentada por Hugh Jackman. O anúncio dos indicados ocorreu no dia 22 de Janeiro de 2009 às 11h30m do Horário de Brasília e foi apresentado pelo presidente da Academia, Sid Ganis e pelo ator vencedor do Oscar em 2007 por O Último Rei da Escócia, Forest Whitaker. O Curioso Caso de Benjamin Button lidera as indicações com um total de 13. Quem Quer Ser um Milionário? recebeu 10, Milk e The Dark Knight 8, e Dúvida juntamente com O Leitor e Frost/Nixon ficaram com 5 cada um. A animação Wall-E foi indicada em 6 oportunidades, empatando com A Bela E A Fera na disputa histórica pela Melhor Animação. Este será o primeiro evento após a transição digital norte-americana, que realizar-se-á em 17 de Fevereiro.

Tendências e Sumário

Seguindo uma tendência confirmada em anos anteriores, o campo dos principais indicados não teve um sinceramente considerado blockbuster, com pelo menos um dos indicados à categoria de Melhor Filme abaixo da crítica se comparado com o ano passado. Entretanto, entre os filmes que mais arrecadaram deste ano, há uma significante melhora com relação ao que mais arrecadou em 2008, Juno. O Curioso Caso de Benjamin Button foi o que teve o mais alto valor dos indicados com a bagatela de 104 milhões e 400 mil dólares (contra 87 milhões de Juno). Logo abaixo da lista temos Quem Quer Ser Um Milionário?, responsável por 44 milhões e 700 Mil, Milk com 20 milhões e 700 mil, e Frost/Nixon arrecadando 8 milhões e 800 mil. O Leitor fecha a relação com 8 milhões e 300 mil dólares arrecadados.Entre o restante dos 50 melhores lançamentos de 2008 antes mesmo das nomeações, 32 delas figuram em 8 filmes da lista. Apenas The Dark Knight (1º), Wall-E (5º), Kung Fu Panda (6º), Bolt - SuperCão (19º), Trovão Tropical (20º) e O Curioso Caso de Benjamin Button (21º) receberam indicações para Melhor Filme, Melhror Direção, Melhor Ator/Atriz, ou Melhor Roteiro. Os outros Top 50 foram O Homem de Ferro (2º), e O Procurado (16º). O Curioso Caso de Benjamin Button, The Dark Knight, O Homem de Ferro, Wall-E, e O Procurado receberam cada um mais de duas nomeações. Pela primeira vez desde 2004, dois filmes receberam mais de 8 nomeações. Quem Quer Ser Milionário? recebeu 10 nomeações e O Curioso Caso de Benjamin Button ficou com 13.Pelo quarto ano consecutivo, quatro dos indicados à Melhor Filme tiveram R em sua classificação (abaixo de 17 anos sob a supervisão de um adulto). Das 86 nomeações indicadas à um prêmio não-Documentário (excetuando aí a categoria de Melhor Filme Estrangeiro), uma maioria de 46 obteram classificação Rated, 35 classificados como PG-13, 2 PG-Rated e 8 na classificação G-Rated.

Curiosidades

Caso Heath Ledger ganhe o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante pela sua performance em The Dark Knight, fará dele o segundo ator na história da Academia a vencer na situação de pós-morte. O primeiro foi o também australiano Peter Finch, no filme Network, tendo conquistado a categoria de Melhor Ator.

Robert Downey Jr. é o primeiro ator nomeado por ter feito um papel negro (Trovão Tropical) desde Laurence Olivier, que em 1965 concorreu graças ao filme Othello.

A nomeação de Frank Langella, aos 71 anos, o classifica como o sexto mais velho a ser nomeado na categoria de Melhor Ator, na história da Academia.

O Curioso Caso de Benjamin Button empatou com O Senhor Dos Anéis - A Sociedade Do Anel como o filme com o maior número de indicações da década (13), incluíndo Melhor Filme.
Quem Quer Ser Milionário? obteve o maior número de nomeações para uma produção não-americana da década (10).

Wall-E ficou com seis nomeações, empatando com A Bela E A Fera entre as animações mais indicadas. Caso Wall-E ganhe como Melhor Roteiro, será a primeira animação a conquistar o prêmio.

The Dark Knight faturou um total de oito nomeações, tornando-se o filme envolvendo super-heróis mais indicado na história da Academia.

A indicação de Stephen Daldry como Melhor Diretor por sua direção em O Leitor, torna-o o primeiro diretor a ser nomeado na categoria por seus três primeiros filmes. Os anteriores foram Billy Elliot (2000) e As Horas (2002).

Brad Pitt a Angelina Jolie, parceiros domésticos, foram ambos indicados às categorias de Melhor Ator e Melhor Atriz, respectivamente.