Páginas

domingo, 29 de março de 2009

TELEFONIA CELULAR NOS USA


Quase metade dos mendigos de Washington possuem celular

O aparelho é utilizado para guardar cupons de comida e tirar fotos.

Por Stella Dauer

Os tempos de crise amedrontam os americanos, mas pelo menos uma parcela deles parece estar melhor do que antes. Um artigo publicado no site do jornal The Washington Post revelou que entre 40% e 45% dos sem-teto de Washington, capital dos
Estados Unidos, possuem e utilizam um celular.

Mas para quê um mendigo poderia usar um celular? O artigo cita o caso de Chris, ex-viciado em crack, que possui vários “bicos”, apesar de ser um sem-teto. Uma vez que perdeu um de seus empregos no call center da Verizon porque seu chefe não conseguiu contatá-lo, Chris adquiriu um celular, e agora pode ser encontrado a qualquer hora, tendo sido até mesmo promovido em uma de suas ocupações.

“Ter um celular não é mais um privilégio é uma necessidade”, disse Rommel McBride, que passou seis anos nas ruas antes de ser selecionado para um programa de moradia. “Um celular é o único jeito de guardar seus cupons de descontos em restaurantes, suas informações de moradia, seu trabalho. Quando você vive em um abrigo ou dorme nas ruas, essa é sua última opção de comunicação com o mundo”, declara.

Além do objetivo de Chris, os desabrigados também utilizam o celular para armazenar cupons de alimentação e também para tirar fotos, que são inclusive “blogadas” em sites dedicados a moradores de rua como o Streats.tv . De acordo com o site Übergizmo checar emails e ligar para o 911 também estão entre as utilidades do dispositivo.

Tudo isso também se deve ao fato do atual preço dos celulares. O artigo explica que existem modelos, como o H2O Wireless, que custam US$ 20 e vêm com 200 minutos de conversação. Quando os créditos acabam, basta retornar à loja e adquirir mais minutos, pelo preço de US$ 0,10 o minuto. “Às vezes, eles pagam com copos cheios de moedas”, falou Donald Camp, dono de uma loja de celulares.

fonte :GEEK

ADESIVO CIRCULANDO NO PAÍS