Páginas

segunda-feira, 22 de março de 2010

ASMA - REMEDIO CASEIRO

Muito comum em mudanças de estações climáticas, quando chega o inverno, a asma e as alergias atacam crianças em sua maioria e idosos. É causada por pasmos nos músculos que envolvem os brônquios que
comprimem a saída do ar contaminado, ocasionando tosses, chiados, falta de ar e disfunções cardíacas.
Bronquite é a inflamação dos brônquios ou a obstrução dos canais respiratórios, que podem danificar os pulmões.

Suco para asma e bronquite

Suco de uma laranja
2 ramas de agrião
½ cenoura
1 colher de sopa de mel de eucalipto para adoçar
½ copo de água

Modo de preparo

: preparar o suco das laranjas e, em seguida, bata no liquidificador com os outros ingredientes.

Dose recomendada
: Três vezes ao dia, entre as refeições.

Principais elementos terapêuticos

Cenoura
 por causa da vitamina A, ajuda na proteção e regeneração das mucosas.

Agrião
: é expectorante e aumenta a fluidez do muco segregado pelo aparelho respiratório ao sofrer ataques de microorganismos.

Laranja
: contém vitamina A e glutationa, enzima crucial na defesa do organismo.

USO MEDICINAL DO GENGIBRE

O gengibre é uma das mais antigas plantas do mundo. Suas propriedades medicinais são resultado da ação de várias substâncias, especialmente do óleo essencial que contém canfeno, felandreno, zingibereno e zingerona.
No mundo inteiro, o chá de gengibre, é feito com pedaços do rizoma fervido em água potável, onde é utilizado no tratamento da gripe, tosse, resfriado e até ressaca. Com Banhos e compressas quente de gengibre é indicado para aliviar os sintomas de gota, artrite, dor de cabeça e na coluna, também diminui a congestão nasal, cólicas menstruais e alguns tipos de câncer.
Antigamente, o gengibre era utilizado na produção de xaropes para curar dores de garganta. Tem ação anti-séptica que pode ser a responsável pela fama, tanto que muitos profissionais que usam a voz, falam que um dos seus segredos para cuidar da voz é mastigar lentamente um pedaço de gengibre. No entanto, esse hábito é contra-indicado por que o gengibre possui também propriedades anestésicas e esta anestesia tópica diminui bastante o controle da emissão vocal.
Em vários países, são feitas massagens com óleo de gengibre é um tratamento tradicional e famoso para problemas de coluna e articulações. Além, dessas várias propriedades o gengibre é bactericida, desintoxicante e alguns estudiosos dizem que o gengibre é afrodisíaco.
Recentemente, o Gengibre foi reconhecido por sua ação sobre o sistema digestivo, tornando-a muito indicada para evitar enjôos e náuseas, confirmando alguns dos seus usos populares, onde o gengibre é indicado na digestão de alimentos gordurosos.