Páginas

quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Clichês de filmes de terror


Os 10 clichês mais irritantes que não podem faltar
A temporada agora está cheia de filmes de terror e suspense, como A Dália Negra, O Grito 2, Maldição e Menina Má.Com. Resolvemos, portanto, separar uma lista dos 10 clichês mais irritantes, que não podem faltar nos filmes de suspense e de terror. Certamente você já viu estas cenas em pelo menos um filme do gênero. Confira:

1. Pessoa deixada para trás
Alguma coisa horripilante acontece, e o grupo, ao invés de ficar todo junto, resolve se separar “para investigar”, deixando uma pessoa sozinha, normalmente o ator menos conhecido e descartável. Você sabe que, daqui a 2 minutos, ele vai morrer de forma horrenda!


2. Eu volto logo
Os personagens ouvem um barulho estranho lá fora. Ao invés de chamar a polícia, trancar a porta, ou pegar uma arma decente, o cara resolve sair para investigar sozinho, normalmente com um taco de baseball ou um atiçador de lareira na mão. Ao sair, ele diz algo como “Eu volto logo”. Esse é o sinal definitivo de que esse cara vai estar jorrando em sangue na próxima cena...


3. O último susto do vilão
Não importa quão morto o vilão pareça estar, ele sempre dá um jeito de “ressuscitar” para dar um último susto. E, incrivelmente, todos os heróis, ao invés de meter uma bala na testa do “dito cujo”, viram às costas para consolar a mocinha, deixando a arma / machado / espada, etc, logo ao lado do corpo do vilão!


4. A explicação do vilão
Sempre que o vilão captura o herói, ao invés de simplesmente executá-lo sumariamente, ele se dá ao trabalho de passar 5 minutos explicando toda a história do filme, esclarecendo os detalhes do seu plano. Somente após ouvir toda a explicação é que o mocinho pensa em reagir e capturar o bandido.


5. O capanga
Vilões sempre tem um capanga esquisitão, que tem uma maneira diferente e estranha de matar as pessoas. Em 99% dos casos, ele morre da mesma maneira estranha que matava outras pessoas, normalmente quando o mocinho usa a sua arma contra ele mesmo. Por exemplo, um raio de gelo refletido no espelho, o chapéu-cortador que volta que nem bumerangue, etc. Se o capanga não morrer de forma espetacular, ele vai reaparecer no final, ou pior, na seqüência.


6. Tempo
Toda vez que alguma ação depende de algum tempo, ele é exato. Por exemplo, se para localizar uma ligação o sistema leva 2 minutos, são precisamente 120 segundos, jamais 119 ou 121... Isso funciona para bombas, tempo para chegar a um lugar, tempo para quebrar uma senha, etc. Por este motivo, todos os relógios de todos os atores estão sempre perfeitamente sincronizados.


7. Monstros e telefones públicos
Depois de fugir de um monstro, a pessoa sempre parará no primeiro orelhão para pedir ajuda, ao invés de simplesmente sumir. Quase sempre o monstro / assassino / psicopata aparecerá do nada ao lado do orelhão, com a cara colada no vidro.. Ao invés de aproveitar o elemento-surpresa e simplesmente matar a vítima, o vilão psicopata sempre acha mais inteligente colar a cara no vidro e deixar a pessoa tomar um susto!


8. Espelhos
Olhar no espelho em filmes de terror é sempre, sempre, sinal de problema. Se o ator tira o olho do espelho por um segundo que seja, e volta a olhar para o espelho, ele vai ver algo sinistro! Conselho: se você estiver sendo perseguido por um fantasma, jamais olhe num espelho!


9. Minorias e habilidades mágicas
Em filmes, quando os mocinhos vão investigar os acontecimentos bizarros, sempre quem vai explicar a história é algum representante de uma minoria étnica: índios sempre explicarão sobre espíritos e seres das florestas; negros sobre vudu e feitiçaria; e asiáticos sobre espíritos milenares, lendas ou acontecimentos muito antigos. Se o vidente não for membro de uma minoria, ele deve ser cego, muito velho ou possuir alguma deficiência física aparente. Personagens masculinos, brancos, entre 20 e 40 anos, não possuem qualquer conhecimento místico ou dom. Nunca!


10. Gatos e vilões
Quando tem um intruso na casa, e a heroína vai investigar, a primeira coisa que pula nela é sempre um gato, mesmo que você não tenha visto nenhum gato na casa o filme todo! Logo que a heroína relaxa, aí, sim, aparece o vilão do meio das sombras...