Páginas

quinta-feira, 27 de maio de 2010

PASTEL DE BELEM - TRADICIONAL DOCE PORTUGUES

Ingredientes:

250 gramas de farinha de trigo
Água com uma pitada de sal
150 gramas de manteiga ou margarina
1 gema
80 gramas de maizena
1 litro de creme de leite
12 gemas
300 gramas de açúcar
Baunilha líquida
Casca de limão (raspas)

Modo de preparo:

Sobre o mármore, faça um monte de farinha. Faça um buraco no meio e coloque uma gema e água o suficiente para obter uma massa maleável. Abra a massa e cubra com com 50 gramas de manteiga ou margarina. Dobre de tal maneira a obter três camadas de massa. (dobre uma parte sobre o meio e a outra por cima). Repita essa operação duas vezes, sempre espalhando 50 gramas de margarina ou manteiga. Abra novamente, espalhe a manteiga e enrole como se fosse um rocambole. Corte o rocambole em fatias de 2 centímetros de grossura. Estenda cada rodela no fundo de uma forminha pequena, forrando também as laterais.

Recheio:
Numa panela junte a maizena, o creme de leite, as gemas e metade do açúcar. Leve ao fogo até ferver. Adicione o resto do açúcar, a baunilha líquida (algumas gotas) e as raspas de limão. mexa bem e leve à fervura novamente. Desligue e coloque sobre as rodelas de massa.
Leve as forminhas ao forno médio preaquecido até que estejam bem sequinhas.

Dicas:

Sirva os pasteizinhos quentes com açúcar em pó e canela.
Mesmo frio são incrivelmente deliciosos.

PEROLAS DO VESTIBULAR - TV COMO FORMA DE COMUNICACAO

'A TV possui um grau elevadíssimo de informações que nos enriquece de uma maneira pobre, pois se tornamos uns viciados deste veículo de comunicação'. (Cruzes!!!)

'A TV no entanto é um consumo que devemos consumir para nossa formação, informação e deformação'. (Fantástica!)
 
'A TV deforma não só os sofás por motivo da pessoa ficar bastante tempo intertida 
como também as vista'
(Sem comentários ).  

'A televisão passa para as pessoas que a vida é um conto de fábulas e com isso fabrica muitas cabeças'
(Como é que pode ?).
 
'Sempre ou quase sempre a TV está mais perto denosco (??), fazendo com que o telespectador solte o seu lado obscuro' 
( esta é imbatível).
 
'A TV deforma a coluna, os músculos e o organismo em geral'
(É praticamente  uma tortura !). 
 
'A televisão é um meio de comunicação, audição e porque não dizer de locomoção'
(Tudo a ver)   
 
'A televisão leva fatos a trilhares de pessoas'
(É muita gente isso?).  

'A TV acomoda aos tele inspectadores'

'A informação fornecida pela TV é pacífica de falhas'

 
'A televisão pode ser definida como uma faca de trezgumes. Ela tanto pode formar, como informar, como deformar'  (onde essa criatura arrumou esta faca???).
(Vixe!). 
(Socorro!!!). 


  'E nós estamos nos diluindo a cada dia e não se pode dizer que a TV não tem nada a ver com isso'  (Me explica isso? )

'A TV é o oxigênio que forma nossas idéias' (Sem ela este indivíduo não pode viver).
 
'...por isso é que podemos dizer que esse meio de transporte é capaz de informar e deformar os homens'
(Nunca tentei dirigir uma TV ).
 
'A TV ezerce (uaiii !!! ) poder, levando informações diárias e porque não dizer 
horárias'
(Esse é humorista, além de tudo).

'A TV se estiver ligada pode formar uma série de imagens, já desligada não...' (Ah bom, uma frase sobrenatural ) .

A FARMACIA DOS MEUS AVOS

Naqueles tempos reinava absoluta a “Maravilha Curativa do Dr. Humphreys”, à base de Hamamelis Virginica, que de unha encravada a câncer, passando por ralados e dores de cabeça, era o santo remédio. Além, é claro, dos homeopáticos Coryfolium, da Nux Vomica e do Phosphorus. Não podiam faltar as pastilhas de leite de magnésia - Milma, e a Malvona. Obrigatório, para as crianças crescerem fortes e saudáveis, era a nauseante Emulsão de Scott, óleo de fígado de bacalhau com o pescador encurvado no rótulo. O pote de Vick Vaporub, cheirando a cânfora, o Chophytol, à base de alcachofra, para distúrbios digestivos, o Optalidon, comprimidos cor de rosa, para dores de cabeça. E um aparelho de três partes, com um abaixador de língua vazado, um recipiente para líquido (tipo iodo) e uma pera semelhante a dos aparelhos de pressão, para “pinceladas” nas gargantas inflamadas. O sempre presente “Cristal Japonês”, um creme frio, em bastão, para dores de cabeça. Cibalena, AAS infantil, Melhoral e o hoje proibido Elixir Paregórico. Lavolho para qualquer problema ocular e Atroveran para dores de barriga.Mercúrio-cromo, ainda com uma haste de vidro presa sob a tampa, para espalhá-lo na ferida. Pomadas diversas, entre elas Nupercainal e Furacin. Algodão, gaze, termômetro. Pílulas de Vida do Dr. Ross, um “must” da época, e Galenogal, nunca vi. “Dura lex, sed lex, no cabelo só Gumex”, que vinha num pote de vidro, na forma de um creme avermelhado, ou então Brylcreem ou Fixador Bourbon.Para dor de ouvido, gotinhas de Aurissedina.  Lembro tambem de Leiba , que eram flaconetes para colicas estomacais , que eu tomava como kisuco hehehehe . Faltou algum?

FEIJOADA COMPLETA

Ingredientes
ESTA RECEITA SERVE A 60 PESSOAS
5 kg de feijão preto
1,5 kg de bacon
1,5 kg de pé e rabo
1,5 kg de charque
2,5 kg de lombo defumado
2 kg de costelinha defumada
2 kg de lingüiça semi defumada
1,4 kg de paio
0,8 kg de lingüiça calabresa
2 kg de pernil fresco
2 cabeças de alho
1 kg de cebola
1 pimentão vermelho
3 doses de cachaça
1 maço de salsinha
1 maço de cebolinha
3 pimentas malagueta
5 folhas de louro
20 cravos da índia
2 laranjas persa
 
Modo de Preparo

1.Com 2 dias de antecedência, cozinhar as carnes separadas: salgadas (rabo e pé), charque, lingüiças (lingüiça, paio, calabresa), defumadas (lombo, costelinha) e dessalgadas (pernil)
2.Separar os caldos das carnes e levar ao freezer
3.Após congelar, retirar a parte de cima, que é a gordura que se forma nestes molhos
4.Cozinhar o feijão em panela de pressão, deixando por 15 minutos após a sua fervura e separar
5.No dia do preparo, fritar primeiramente o bacon cortado em cubos até ficarem bem secos
6.Bater no liquidificador os dentes de alho, 2 cebolas, cachaça, as pimentas e 2 colheres (sopa) de sal
7.Cortar o pimentão em pedaços pequenos e juntar ao bacon
8.Depois, juntar os temperos batidos na panela e deixar por alguns minutos, refogando bem
9.Juntar o feijão ao tempero
10.Dar cortes verticais nas laranjas e juntar ao feijão
11.Colocar os cravos em uma cebola inteira e juntar ao feijão
12.Acrescentar aos poucos os caldos que foram utilizados para a fervura das carnes, de preferência, uma maior quantidade das menos gordurosas, apurando o tempero do feijão
13.Juntar as carnes cortadas e deixar ferver
14.Sempre mexer de leve, arrastando a colher no fundo da panela para não deixar agarrar
15.Após deixar ferver bem, corrigir o tempero acrescentando sal e pimenta, se for necessário
16.Ao servir, retirar as laranjas e a cebola com os cravos
17.Como acompanhamento, arroz branco, farinha (fritar 1 kg em 1 tablete de manteiga), couve na manteiga e alho e laranja

5 TROCAS QUE VALEM A PENA

1 Pão francês por integral Eis uma forma de começar o dia protegendo as artérias. A massa integral presenteia o organismo com boas doses de fibras. Esse ingrediente serve de alimento a bactérias aliadas que moram no intestino. Bem nutridas, algumas delas fabricam mais propionato, uma substância que tem tudo a ver com os níveis de gordura na circulação. “Ao chegar ao fígado, ela diminui a produção de colesterol”, explica a gastroenterologista Jacqueline Alvarez-Leite, da Universidade Federal de Minas Gerais. Com isso, cai também a quantidade dessa partícula no sangue.


2 Leite integral por desnatado Esse esquema garante a entrada do cálcio, tão caro aos ossos, sem um bando de penetras gordurosos. A bebida desnatada tem o mesmo teor do mineral, com a vantagem de ostentar menos ácidos graxos saturados. O excesso desse tipo de gordura eleva os níveis de LDL, a fração ruim do colesterol. “Isso porque reduz o número de receptores que captam LDL nas células”, ensina a nutricionista Ana Maria Pita Lottenberg, do Hospital das Clínicas de São Paulo. Se esse mecanismo não funciona direito, o colesterol vaga no sangue, pronto para se depositar na parede das artérias.

3 Óleo de soja e outros por azeite O ganho dessa troca vem da combinação entre gorduras benéficas e antioxidantes que povoam o óleo de oliva. Uma de suas vantagens é fornecer doses generosas de ácidos graxos monoinsaturados. “Eles não aumentam os níveis de LDL e ainda ajudam a erguer um pouco as taxas de HDL, o colesterol bom”, afirma o cardiologista Raul Dias dos Santos, do Instituto do Coração de São Paulo. “Além disso, os compostos fenólicos do azeite evitam a oxidação do colesterol, fenômeno que propicia a formação das placas”, completa Jorge Mancini, diretor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo.

4 Pizza de mussarela pelas de vegetais A ideia pode não agradar aos fãs mais puristas das pizzarias, mas presta um enorme serviço aos vasos sanguíneos. Deixar camadas e mais camadas de queijo de lado de vez em quando significa podar gordura saturada do cardápio. Como você viu, ela protagoniza o disparo do LDL, o tipo perigoso do colesterol. Substituir a mussarela ou a quatro queijos pelas redondas cobertas de vegetais é uma saída para degustar pizzas sem receio. Opções não faltam — vale pizza de escarola, de rúcula, de brócolis e até de abobrinha. E elas oferecem um bônus: pitadas de fibras e antioxidantes.


5 Salgadinhos por castanhas Essa troca é destinada àquele momento em que pinta a fome no meio do dia. Solução fácil, mas nada saudável, seria recorrer aos salgadinhos ou biscoitos recheados, petiscos que costumam contar com gordura trans em sua receita. “Ela não só faz aumentar o LDL como ainda contribui para derrubar o HDL”, alerta Ana Maria Lottenberg. Para escapar da malfeitora, aposte nas castanhas e nas nozes — legítimos depósitos da gordura monoinsaturada, que faz exatamente o trabalho oposto. “As oleaginosas ainda são fontes de antioxidantes”, lembra Jorge Mancini.

SHOW EM PORTO ALEGRE NO SIGNUS PUB

PARA AMPLIAR TECLE NA IMAGEM

DIA 4 DE JUNHO
LOCAL SIGNUS PUB
RUA JOAQUIM NABUCO 272-CB