Páginas

quarta-feira, 15 de abril de 2009

ATAQUE VIRTUAL A BANCOS


Um servidor da banda larga da Net (Vírtua) localizado em São Paulo foi vítima de ataque virtual. A informação, que surgiu primeiramente na internet no domingo, acabou confirmada nesta segunda-feira (13) pela assessoria de imprensa da companhia.
Piratas virtuais direcionaram usuários que acessavam o site do banco Bradesco para uma página falsa. O site apócrifo roubava dados e senhas dos internautas.
A assessoria de imprensa do Bradesco, no entanto, negou ter conhecimento do conteúdo do e-mail ou dos ataques.
O DNS é o sistema encarregado de traduzir os endereços digitados pelos internautas (www.site.com.br, por exemplo) nos códigos numéricos que realmente identificam a localização das páginas da rede (200.220.25.150, por exemplo).
Com o servidor DNS da Net (cujo endereço é 201.6.0.43) atingido, o endereço www.bradesco.com.br apontava para um servidor asiático que possui uma página igual ao Bradesco, mas feita apenas para roubar senhas.
"Minha namorada acessou o site do Bradesco, que pediu o fornecimento do CPF e da senha. Até aí, nada estranho, porque o site indicava um recadastro", disse o doutorando em física Edgar Zanella Alvarenga, que identificou o ataque. "Depois disso, o site pediu todas as chaves de segurança do cartão dela, que estranhou e me chamou. Verifiquei e, depois de alguns testes, constatei o ataque", diz Alvarenga, que ligou para o Bradesco a fim de informar a respeito da falha.
Segundo ele, por volta das 11h de ontem, o servidor DNS não estava mais direcionando para o servidor asiático.
Em nota, o banco Bradesco ressaltou que, "em hipótese alguma, solicita dados de Agência, Conta-Corrente ou Poupança, Senhas, Certificado Digital, Números de Cartão de Crédito, Atualizações de Cadastro ou qualquer outro tipo de informação pessoal, por e-mail ou em nossas páginas."

Fonte MARINA LANG colaboração para a Folha Online