Páginas

sexta-feira, 10 de abril de 2009

BACALHAU A LA GATTO

Photo by Gatto

Ingredientes

1 Kg de Bacalhau desalgado
1 Kg de batatas
2 dentes de alho
1 lata de molho de tomate (pomarola , pomodoro, ou outro)
3 cebolas em rodelas
5 tomates sem pele
1 molhe de tempero verde
1 vidro pequeno de azeitonas verdes
1 vidro pequeno de champignons
2 cubos de caldo de bacalhau maggi
4 ovos cozidos e picados
1 pacotinho de queijo parmesao ralado
O quanto baste de azeite de Oliva

Preparo
Deixe o bacalhau de molho de um dia para o outro sempre trocando a agua o maior numero de vezes para retirar o excesso de sal.
Cozinhe o bacalhau e retire a pele e as espinhas e reserve
Descasque as batatas e as cozinhe com um dente de alho e reserve
Coloque o azeite de oliva e refogue com alho e cebola picadinha
Pique os tomates , o tempero verde e adicione os dentes de alho com a cebola em rodelas grandes. Misture o champignon o caldo de bacalhau.
Coloque por cima os ovos picados e o queijo ralado e BOM APETITE !

CHOCOLATE X CORACAO



Com crise ou sem crise, as pessoas adoram receber ovos de chocolate na Páscoa. Mas é preciso ficar atento ao tipo e à quantidade de chocolate que se está ingerindo. Diversos estudos revelam que a ingestão diária de um quadradinho de chocolate meio amargo (6,7 gramas) melhora as funções dos vasos sanguíneos, mas há controvérsias.

"Os estudos sobre possíveis benefícios do chocolate meio amargo não contribuem muito com o trabalho de prevenção às doenças do coração. Há inclusive um risco grande de se distorcer a informação, fazendo com que as pessoas consumam todo tipo de chocolate nesta época do ano e em grandes quantidades, o que certamente pode comprometer a saúde do coração", diz o cardiologista Otávio Gebara, diretor clínico do Hospital Santa Paula (SP).

E acrescenta que o melhor para o coração mesmo é a ingestão de outros alimentos. "Para melhorar a circulação sanguínea e prevenir cardiopatias, o consumo de frutas e vegetais pode mostrar um resultado muito superior, reduzindo entre 30% e 40% as chances de a pessoa sofrer um infarto".

Benefícios cardiovasculares

De acordo com a médica Valentine Yanchou Njike, que é uma das coordenadoras da pesquisa empreendida na Universidade de Yale (Estados Unidos), "em uma amostra de adultos saudáveis, a ingestão de chocolate meio amargo se mostrou eficiente, havendo melhora de 2,4% do fluxo sanguíneo".

Mas a pesquisadora também adverte: "A proposta do estudo não é sugerir que as pessoas aumentem o consumo de chocolate como parte de sua dieta, mas que deem preferência ao chocolate escuro, ou seja, o meio amargo, valorizando alguns benefícios cardiovasculares".

Gebara, no entanto, aponta outras medidas para ter um coração mais saudável. "A prática de exercícios moderados reduz em 23% os riscos de os homens sofrerem um infarto e o dobro (46%) em relação às mulheres. Nem é preciso ser um maratonista. Basta caminhar regularmente no parque, por exemplo. Combater o tabagismo e os níveis de estresse também é igualmente importante".

Fonte Yahoo