Páginas

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

FOTO BY GATTO - IMBE 2009

CORUJA EM IMBE

FOTO DO DIA

Que bicho estranho sera esse ?

SINAIS DE VIDA INTELIGENTE


“Somente em nossa galáxia, a Via Láctea, existem quatrocentos bilhões de estrelas. Se apenas uma em cada um milhão destas estrelas possuir planetas orbitando ao seu redor, se um a cada um milhão destes planetas possuir algum tipo de vida, e se em um a cada um milhão destes mundos existir vida inteligente, deverão então existir literalmente milhões de civilizações no Universo.”

Com estas palavras a personagem Eleanor Arroway, a Ellie, interpretada pela atriz Jodie Foster, inicia um dos filmes de maior sucesso sobre o tema da busca por vida extraterrestre da história de Hollywood. Contato lançado em 1997 e dirigido por Robert Zemeckis, se baseia em fato real e na mais arrojada aventura humana, o projeto SETI.
Surgido inicialmente como um programa governamental norte-americano, passou para a iniciativa privada após anos sem grandes resultados e agora busca parceria nos milhões de humanos aficcionados pelo tema.

O SETI tem um cronograma sério de pesquisa de civilizações extraterrestres, baseado em Ciência pura e, agora, em uma pitada de emoção. Afinal, especular sobre o que seria a maior descoberta da Humanidade não pode ser uma tarefa isenta de emoção, o componente humano que mais chama a atenção dos seres que nos visitam. Uma mensagem vinda de alienígenas é o que se espera como resultado dos esforços, mas o SETI quer chegar até ele com métodos científicos, e usa outros procedimentos para concluir sua pesquisa.
Fonte

Usando vultuosos investimentos em tecnologia e potentes antenas espaciais, os radioastrônomos buscam por algum sinal de inteligência através da amplidão do cosmos. Eu sinceramente nunca imaginei que o Projeto SETI teria algum sucesso, mas reconheço que sua premissa parece lógica. Se uma civilização qualquer evoluir ao ponto de criar equipamentos de radiofrequencia, é possível que estas ondas de radio vaguem pelo cosmos, como as nossas, podendo ser ouvidas em pontos distantes da nossa galáxia e quem sabe até chegando a outras.

Se isso estiver certo, chegará um dia em que encontraremos um sinal coerente, que será testado e verificado diversas vezes até se obter uma comprovação de que o sinal atende todas as prerrogativas de um legítimo sinal de tecnologia alien. E então, enfim, nossa cultura terrestre que se julga Filha única da imensidão infinita do cosmos sofrerá um enorme baque. Será talvez a última das grandes feridas narcísicas do Homem. Espero estar vivo para ver isso acontecer de fato.

Hoje dei uma olhada nos recados e o Marcão tinha me mandado uma interessante notícia:

LONDRES (Reuters) - Um inexplicado sinal de rádio do espaço poderia ser um contato de uma civilização alienígena, disse a revista New Scientist na quinta-feira.

O sinal, que veio de um ponto entre as constelações de Peixes e Áries, foi detectado três vezes por um radiotelescópio em Porto Rico.

A New Scientist disse que o sinal poderia ter sido gerado por um fenômeno astronômico previamente desconhecido ou até mesmo ser uma interferência do próprio telescópio.

Mas a misteriosa irradiação entusiasmou astrônomos em todo o mundo.

“Se eles puderam vê-lo quatro, cinco ou seis vezes, realmente começa a ficar empolgante”, disse Jocelyn Bell Burnell da Universidade de Bath, no oeste da Inglaterra, à revista.

O sinal foi transmitido na principal frequência em que o elemento mais comum do universo, o hidrogênio, absorve e emite energia, e na qual os astrônomos dizem ser o meio mais provável de alienígenas poderem avisar sobre sua presença.

(Por Alistair MacDonald)

Fonte