Páginas

sexta-feira, 13 de julho de 2007

RECEITA COM BERGAMOTAS DA ANA MARIA

INGREDIENTES

Ingredientes
MASSA
- 200 g de bolacha (tipo amido de milho) processadas
- 100 g de manteiga gelada e cortada em cubinhos
- 5 colheres (sopa) de suco de tangerina
CREME
- 100 ml de creme de leite fresco
- 2 ovos
- 4 gemas
- 175 g de açúcar
- 650 ml de suco de tangerina (murgot)
- raspas de 1 limão
- 2 envelopes de gelatina incolor em pó (hidratada e
dissolvida conforme o fabricante)
COBERTURA
- 1 xícara (chá) de açúcar
- 250 ml de água
- gomos de 3 tangerinas sem caroço (murgot)
- 1 envelope de gelatina incolor (hidratada)
PREPARO
MASSA
Numa tigela misture bem a bolacha processada com a manteiga até formar uma farofa. Junte o suco de tangerina e amasse bem. Forre o fundo da fôrma de fundo removível (22 cm X 6 cm).
Deixe no freezer por 30 minutos. Reserve.
CREME
Numa panela FORA DO FOGO misture o creme de leite fresco, os ovos, as gemas e o açúcar. Misture muito bem e leve em fogo médio para cozinhar por aproximadamente 5 minutos, mexendo sempre para não talhar. Acrescente fora do fogo o suco de tangerina (murgot),as raspas de limão e a gelatina incolor.Coloque a mistura na fôrma (que ficou 30 minutos no freezer) e leve para geladeira por aproximadamente 3 horas.
COBERTURA
Numa panela em fogo médio ferva o açúcar e a água. Junte os gomos de tangerinas e deixe ferver por 5 minutos. Desligue o fogo e incorpore o envelope de gelatina incolor, mexa muito para dissolver a gelatina e deixe esfriar.Distribua sobre o semifrio os gomos de tangerina cozidos formando um círculo na borda da forma e coloque a calda por cima. Leve novamente para geladeira por 1 hora, apenas para solidificar a gelatina. Fonte: Ana Maria Braga

HOJE SEXTA FEIRA 13 !

Sexta-feira 13 - Sorte ou Azar?
"Superstição" vem do latim superstitio, que significa "o excesso", ou também "o que resta e sobrevive de épocas passadas". Em qualquer acepção, designa "o que é alheio à atualidade, o que é velho". Transposto para a linguagem religiosa dos romanos, o vocábulo "superstitio" veio a designar a observância de cultos arcaicos, populares, não mais condizentes com as normas da religião oficial.
O número 13 é tido ora como sinal de infortúnio, ora de bom agouro.
O número 13
Símbolo de desgraça, já que 13 eram os convivas da última ceia de Cristo, e dentre eles, Jesus que morreu na sexta-feira foi, conseqüentemente, ligada ao horror que o número 13 provocava nas gerações cristãs. Por isso, muitas pessoas evitam viajar em sexta-feira 13; a numeração dos camarotes de teatro omite, por vezes, o 13; em alguns hotéis não há o quarto de número 13 - este é substituído pelo 12-a. Muitos prédio pulam do 12º para o 14º andar temendo que o 13º traga azar. Há pessoas que pensam que participar de um jantar com 13 pessoas traz má sorte porque uma delas morrerá no período de um ano. A sexta-feira 13 é considerada como um dia de azar, e toma-se muito cuidado quanto às atividades planejadas para este dia.
Como se vê, a crença na má sorte do número 13 parece ter tido sua origem na Sagrada Escritura. Esse testemunho, porém, é tão arbitrariamente entendido que o mesmo algarismo, em vastas regiões do planeta - até em países cristãos - é, estimado como símbolo de boa sorte.
O argumento dos otimistas se baseia no fato de que o 13 é um número afim ao 4 (1 + 3 = 4), sendo este símbolo de próspera sorte. Assim, na Índia o 13 é um número religioso muito apreciado; os pagodes hindus apresentam normalmente 13 estátuas de Buda. Na China, não raro os dísticos místicos dos templos são encabeçados pelo número 13. Também os mexicanos primitivos consideravam o número 13 como algo santo; adoravam, por exemplo, 13 cabras sagradas. Reportando-nos agora à civilização cristã, lembramos que nos Estados Unidos o número 13 goza de estima, pois 13 eram os Estados que inicialmente constituíam a Federação norte-americana. Além disso, o lema latino da Federação, "E pluribus unum" (de muitos se faz um só), consta de 13 letras; a águia norte-americana está revestida de 13 penas em cada asa.
As lendas
Além da justificativa cristã, existem 2 outras lendas que explicam a superstição. Uma Lenda diz que na Escandinava existia uma deusa do amor e da beleza chamada Friga (que deu origem a friadagr, sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, a lenda transformou Friga em uma bruxa exilada no alto de uma montanha. Para vingar-se, ela passou a reunir-se todas as sextas com outras onze bruxas e mais o demônio - totalizando treze - para rogar pragas sobre os humanos. Da Escandinava a superstição se espalhou pela Europa.
A outra lenda é da mitologia nórdica. No valha, a morada dos deuses, houve um banquete para o qual foram convidados doze divindades. Loki o espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga em que morreu o favorito dos deuses. Este episódio serviu para consolidar o relato bíblico da última ceia, onde havia treze à mesa, às vésperas da morte de Cristo. Daí veio a crendice de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça na certa.

QUEM NUNCA FEZ UM ASSIM ? APRENDA AQUI ...

FLASHBACK DO GATTO

MARVIN GAYE - SEXUAL HEALING