Páginas

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

EXERCÍCIOS QUE EVITAM DOENÇAS

Um médico naturalista que estava muito triste porque participou de congressos e, embora comprovados, os resultados não são divulgados, como ele disse "NÃO DA IBOPE''. Então ensinou a fazer um exercicio simples que evita problemas cardíacos, melhora o problema de micro varizes, outro que evita o encurvamento da coluna :
- 1º. Antes do banho, exercitar a panturrilha (levantar o corpo na ponta dos pés) , primeiro rápido até esquentar as panturilhas e depois uma sequência de 10 movimentos lentos. Pronto. Esse exeríciocio bombeia o sangue para o coração, melhora os batimentos cardíacos e evita obstrução das veias. Nos primeiros 6 meses, se a pessoa estiver com excesso de peso, ela emagrece da cintura para baixo e, nos 6 meses seguintes, da cintura para cima; depois de 2 anos, não engorda mais e, alem de tudo, diminui o risco de uma cirurgia cardíaca.

- 2º. Ao chegar em casa, coloque os seus pés em uma bacia com água bem quente (o famoso escalda pés - alem de relaxar, esse processo desencadeia a dilatação dos vasos sanguíneos dos pés , melhora o cabelo e melhora, inclusive, da visão. Esse processo foi pesquisado com pessoas diabéticas e o resultado evidenciou a melhora na circulação sanguínea, diminuindo os casos de gangrena, o quadro geral de saúde dos pesquisados melhorou e. como um fato relevante. a melhora da visão.

- 3º. Ao acordar, deitado de barriga para cima pedalar 120 vezes no ar Esse exercicio melhora o posicionamento da coluna e da postura, diminuindo ou retardando o encurvamento das costa e aliviando as dores nas costas.

O MISTÉRIO DO SABOR DAS BATATAS

Por que algumas batatas fritas no azeite têm um gosto magnífico e outras parecem uma massa gordurosa?A química da batata, alimento ao qual a ONU dedica o ano de 2008, é um assunto complexo. Sobre elas, pesquisadores do mundo inteiro trabalham para entender seus segredos.Cientistas americanos chegaram inclusive a enviar mudas de batatas para o espaço, com o objetivo de observar seu crescimento em situação de ausência de gravidade.Mas muitos pesquisadores consideram que a resposta tenha um só nome: o amido."O amido é o fator mais importante, posto que representa aproximadamente entre o 80% e 85% da matéria seca do tubérculo da batata", afirmou Anton Haverkort, chefe do Instituto de Pesquisa Agrícola da Universidade de Wageningen (Holanda) e especialista na pesquisa sobre a espécie.Mas saber isso não significa que os problemas do cozinheiro estejam todos resolvidos. Algumas variedades de batatas dão o melhor de si ao serem fritas; outras, são boas cozidas.O cozinheiro, então, precisa saber escolher o tipo de batata que melhor corresponde à receita que quer preparar.Amido amigoDe uma maneira geral, as batatas com alto teor de amido - e, conseqüentemente, menos água - são melhores para fritar e assar no forno."Quando se cozinham batatas, seja qual for o método, ocorrem duas coisas", diferencia Huber. Segundo ele, uma é que o algodão contido em suas células se expande e exerce uma pressão sobre a matéria úmida e rica em pectina onde estão tais células. Ao mesmo tempo, o calor faz com que a pectina dilate o líquido."Finalmente, a matéria intermediária das células se rompe. Acontece, então, uma boa separação celular e, portanto, um produto farinhento", explicou.Em se tratando de batatas, farinhento quer dizer bom, uma vez que o resultado é uma textura homogênea e esponjosa nas batatas assadas ou no purê e crocante por fora e tenro por dentro nas fritas.Mas isso não é tudo: há amidos e amidos. "Muitas coisas dependem dos tipos de amido que está na batata, a amilose e a amilopectina", afirmou John Bamberg, professor da Universidade de Wisconsin e diretor do Potato Germ Bank americano.O tamanho das células desempenha também um papel essencial, posto que faz com que o rompimento celular seja mais ou menos lento.Ainda há que se somar nesta conta um outro fator: a quantidade de açúcar."Todos estes fatores contribuem para variar a maneira pela qual a batata se comporta no cozimento", acrescentou Huber, ressaltando um outro ponto decisivo: o tempo de cozimento."Se a pessoa abusa do cozimento da batata, garante um fracasso: as células se rompem e liberam o amido, o que deixa um aspecto translúcido e uma textura pastosa", explicou.

Batatas Recheadas



INGREDIENTES

4 batatas grandes
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 xícara (chá) de requeijão cremoso
2 xícaras (chá) de salsinha picada
5 folhas de sálvia picadas
2 colheres (sobremesa) de tomilho fresco
100 gramas de azeitonas pretas pequenas
Sal a gosto
Tomates cereja para decorar (opcional)

Modo de Preparo

-Lave as batatas
-Não descasque
-Em uma panela com água, afervente as batatas por 20 minutos
-Escorra bem
-Corte-as ao meio e retire a polpa
-Regue as batatas com azeite
-Amasse bem a polpa com o requeijão, as ervas e o sal
-Recheie as metades com essa mistura e leve ao forno para gratinar
-Retire do forno e coloque as azeitonas por cima, para decorar