Páginas

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

SAIBA MAIS - ARROZ PARBOILIZADO

O que é arroz parboilizado?

A palavra parboilizado teve origem na adaptação do termo inglês parboiled, proveniente da aglutinação de partial + boiled, ou seja, "parcialmente fervido".
Não se trata de arroz parafinado, ou colado, como muitos pensam. O processo de parboilização baseia-se no tratamento hidrotérmico a que é submetido o arroz em casca, pela ação tão somente da água e do calor, sem qualquer agente químico.
A parboilização é realizada através de três operações básicas:
1. Encharcamento: o arroz em casca é colocado em tanques com água quente por algumas horas. Neste processo, as vitaminas e sais minerais que se encontram na película e germe, penetram no grão à medida que este absorve a água.
2. Gelatinização: Processo Autoclave - o arroz úmido é submetido a uma temperatura mais elevada sob pressão de vapor, ocorrendo uma alteração na estrutura do amido. Nesta etapa, o grão fica mais compacto e as vitaminas e sais minerais são fixados em seu interior.
3. Secagem: O arroz é secado para posterior descascamento, polimento e seleção.
Suas vantagens são:Rico em vitaminas e sais minerais, devido ao processo de parboilização;Quando cozido, fica sempre soltinho;Rende mais na panela;Requer menos óleo no cozimento;Pode ser reaquecido diversas vezes, mantendo suas propriedades;Alto grau de higiene no processo de industrialização;Conserva-se por mais tempo.
O Brasil detém a tecnologia de parboilização mais avançada do mundo!

Fonte: http://www.cnpaf.embrapa.br/aia2004/ligado/ligado5.htm