Páginas

domingo, 14 de setembro de 2008

CUIDE BEM DE SEU NOTEBOOK

Diminua gastos com manutenção e reparo de notebooks. Com disciplina, bom senso e dicas de especialistas é possível evitar idas à assistência técnica. Os cuidados dispensados à máquina são redobrados e diferentes dos destinados a desktops.

O equipamento requer transporte adequado, o que deve ser a principal preocupação do usuário. Movimentos bruscos e quedas podem danificar o disco rígido.

Como prevenção, quando estiver desligado, carregue o laptop em mochilas ou bolsas adequadas. Os acessórios são específicos e protegem contra umidade, variações de temperatura e quedas. Se ligado, tenha cautela ao movimentá-lo, pois choques mecânicos podem comprometer as informações gravadas no disco rígido.

Atenção também para os lugares em que o notebook é utilizado. Evite praias e locais com alta concentração de poeira. Os grãos acumulam no interior da máquina e dificultam a dissipação do calor. A temperatura aumenta, o equipamento superaquece e pode queimar.

Se houver sujeira internamente o que acontece com o tempo, não use aspirador de pó comum para limpar. Procure um aparelho específico em lojas de informática.

Para limpar partes externas, como teclado, tela e touchpad (mouse), os fabricantes de notebook indicam o uso de flanela e produtos para limpeza de computador sem abrasivos na composição.

O álcool isopropílico não é recomendado por nenhuma das empresas que participaram da reportagem. A substância costuma ser usada principalmente para a limpeza do LCD, um dos itens de maior valor do notebook, e pode danificá-lo.

"O custo da tela pode corresponder a 40% do preço total da máquina. Manchas no LCD podem ser evitadas se o usuário não tocá-lo. Isso vale também para canetas ou objetos pontiagudos, às vezes usados para indicar algo", afirma Rodolfo Nanini, gerente de engenharia da Positivo Informática.

Caso o computador seja novo e apresente manchas de coloração na tela, entre em contato com o fabricante para o reparo. Para Ricardo Shiroma, gerente de produto da Dell, tela de qualidade não pode apresentar colorações erradas.

Outro cuidado que o usuário deve ter é utilizar o notebook sobre superfícies planas e sólidas, evitando que ele afunde, para não obstruir as entradas de ventilação sob o gabinete.

Evite o aquecimento

computadores que, mesmo com todos os cuidados, esquentam. A utilização dessas máquinas pode trazer aborrecimentos, como travamento do sistema e desligamento por medidas de segurança, para que o processador não atinja temperaturas elevadas.

O processador, assim como a tela, está entre os componentes mais caros da máquina. Para evitar o aquecimento elevado, a diretora de sistemas pessoais da HP Brasil, Valéria Molina, dá duas dicas. "A máquina deve estar regulada para o modo hibernar quando ficar sem uso por um determinado tempo. Quando não estiver ligada à fonte de energia, o moderador de bateria é necessário."

Se nenhuma das opções ajudar, existem docking stations (bases) para laptops que vêm com coolers (resfriadores) e têm portas USB adicionais.

Quanto ao uso da bateria, os fabricantes concordam que ciclos completos de carga devem ser realizados para maior durabilidade. Recarregue o aparelho quando o sistema indicar, utilizando-o até o fim.

Não há consenso sobre a utilização do equipamento direto na fonte, sem bateria. Vale a pena ler o manual para conhecer as indicações.

Para conservar a fonte, não torça cabos de conexão ou retire a capa de isolamento. Desconecte utilizando o plugue, não retire da tomada puxando pelo cabo.

Ergonomia

Cuide do laptop e não esqueça da saúde. Horas em frente ao notebook podem ser mais nocivas do que trabalhar com o desktop.

A mobilidade da máquina trocou mesa e cadeiras pela praticidade. Cama, chão, rede, carro, sofá são velhos conhecidos dos usuários que usam qualquer lugar de apoio para corpo e equipamento. O problema está no uso prolongado em posições desconfortáveis e inapropriadas.

Segundo o ergonomista Carlos Wiering, o uso do notebook fora de mesa e cadeira apropriadas deve ser rápido. Para trabalhos mais demorados, ele indica um suporte que levante a máquina, deixando o terço superior da tela na altura dos olhos, mouse e teclado externos e postura correta.

As mesmas dicas de ergonomia para o trabalho em desktops são válidas. Coluna ereta, cotovelo ao lado do tronco, antebraço formando o ângulo de 90 com o braço e apoio para os pés.

Seguindo corretamente as especificações, há menor risco de ter problemas futuros, como aconteceu com o empresário Mauricio Sita. "Tenho uma hérnia lombar causada pela má postura ao utilizar o notebook. Assim que descobri, comprei um banquinho para levantar a máquina e um mouse e um teclado externos."

ATIRE A PRIMEIRA FLOR


Quando tudo parece caminhar errado,
seja você o primeiro passo certo.
Se tudo parece escuro, se nada puder ser visto,
acenda a primeira luz.
Traga para a treva, você primeiro,
a pequena lâmpada.
Quando todos estiverem chorando,
tente você o primeiro sorriso,
não na forma de lábios ardentes,
mas na de um coração que compreenda,
de braços que confortem.
Se a vida inteira for um imenso não,
parta você na busca  o primeiro sim,
ao qual tudo de positivo deverá seguir-se.
Quando ninguém souber coisa alguma,
é você mesmo, corrigindo-se  a si mesmo.
Quando alguém estiver angustiado na procura,
observe bem o que se passa.
Talvez seja em busca de você mesmo
que este seu irmão esteja.
Quando a terra estiver seca,
que sua mão seja a primeira a regá-la.
Quando a flor estiver murcha,
seja a primeira a separar o joio,  a arrancar a praga,
a afastar a pétala, a acariciar a flor.
Se sua porta estiver fechada,
de você venha a primeira chave.
Se o vento sopra frio,
que seu calor humano seja a primeira proteção
e o primeiro abrigo.
Se o pão for apenas massa, e não estiver assado,
seja você o primeiro forno
para transformá-lo em alimento.
Não atire a primeira pedra em quem erra,
de acusadores o mundo está cheio.
Nem, por outro lado, aplauda o erro.
Ofereça sua mão primeiro para levantar quem caiu,
dê sua atenção primeiro para mostrar
o caminho de volta,
compreendendo que o perdão regenera,
que é a compreensão edificada,
que o possibilita,
e que o entendimento reconstrói.
Toda escada tem um degrau, para baixo ou para o alto.
Toda estrada tem um primeiro passo,
para frente ou para trás.
Toda vida tem um primeiro gosto
de existência ou de morte.
Atire pois, você, com ternura e vontade de entender,
quando tudo for pedra, a primeira e decisiva flor...

RISOTO DE BACALHAU



Ingredientes:
1 Kg de bacalhau do porto limpo, sem pele e espinhos;
2 xícaras de arroz (pode ser o normal);
5 xícaras de água para cozinhar;
1 xícara de vagem picada;
1 vidro de champignon;
1 cebola grande picada;
4 dentes de alho amassado;
1 tomate maduro sem pele e sem semente picado;
Salsa e cebolinha picadas;
Pimenta do reino (ou pimenta branca) e sal a gosto;
3 colheres de manteiga;
1 copo de vinho branco;
1/2 xícara de azeite;
50g de queijo ralado.

Modo de Preparo:
Coloque o bacalhau de molho na véspera para retirar o sal.
No outro dia, coloque o bacalhau para cozinhar em água. Assim que tiver cozido, corte-o em cubos e reserve. Lave o arroz e deixe escorrer. Lave a vagem e corte-a em pedaços de um dedo mais ou menos e reserve. Em uma panela grande, aqueça o azeite, coloque a cebola, deixe refogar um pouco, adicione o alho, e deixe refogar mais um pouco, adicione o tomate, deixe muchar e coloque o bacalhau. Refogue mais um pouco. A seguir adicione a vagem, o champignon, a salsa, a cebolinha, o sal e a pimenta do reino. Coloque as 5 xícaras de água para ferver quando você começar a refogar os ingredientes, assim quando você terminar de misturar todos os ingrediente a água já estará fervendo. Adicione a água na mistura e deixe cozinhar. Quando já estiver quase seco (deve ficar um pouco úmido), adicione a manteiga, o vinho e o queijo ralado. Sirva em seguida, bem quente.

Observação: Pode-se se por mais queijo ralado no prato ao servir e ainda enfeitá-lo com salsinha.