Páginas

sexta-feira, 4 de junho de 2010

AQUARELA - TOQUINHO

VATAPA DE OGUM

Vatapá de Ogum


Ingredientes:

Para o creme:
2 pães de forma sem casca
200 gramas de castanha de caju torrada
200 gramas de amendoim torrado, sem casca e sem sal
200 gramas de camarão seco
4 Garrafinhas (200 ml) de leite de coco
1 píres de gengibre ralado
2 xícara de azeite de dendê ou o quanto baste

Para a muqueca:
10 tomates grandes e bem maduros
3 cebolas grandes
coentro
pimenta vermelha
1 quilo e meio de peixe, preferivelmente garopa
750 gramas de camarão, sendo meio quilo de camarões pequenos (sete barbas)
250 gramas de camarões médios
sal a gosto
azeite de oliva para refogar

Modo de preparar:
Preparo do creme:

Bata o pão de forma no liqüidificador com o leite de coco, até obter um creme homogênio. Se precisar usar mais leite de coco do que a quantidade acima mencionada, pode fazê-lo sem susto, pois o prato em nada será alterado. Junte à esta massa o camarão seco descascado e sem cabeça, o amendoim e a castanha de caju, tudo moído. Reserve.

Preparo da muqueca:

Lave o peixe e os camarões com limão; Limpe os camarões cuidadosamente; Bata no liqüidificador os tomates, as cebolas, o coentro, a pimenta e o sal. Cubra com azeite de oliva o fundo de uma panela larga. Quando o azeite estiver quente, acrescente o peixe e os camarões e despeje o molho de tomates por cima. Cozinhe tudo em panela tampada. Quando o peixe e os camarões estiverem cozidos, retire o fogo, coe o caldo e reserve ambos, peixe e caldo, em recipientes separados. Desfie o peixe, retirando todas as espinhas. Ferva as espinhas e a cabeça do peixe. Coe o caldo e reserve.

Preparo do vatapá propriamente dito:

Misture os dois caldos de peixe à massa de pão. Leve esta mistura ao fogo, em caldeirão grande e largo, mexendo para frente e para trás, durante aproximadamente uma hora, ou até obter um creme homogênio. Adicione então o dendê aos poucos, mexendo sempre. A massa deve ser amarela e consistente, porém cremosa. Acrescente então o gengibre ralado, o peixe e o camarão. Mexa por mais dez minutos e retire do fogo.

Dicas: (Pulo do Gato)

1- se parar de mexer o vatapá, ou, como dizemos, bater, ele certamente vai embolar.

2- ao adicionar o azeite de dendê, o vatapá vai amolecer, como se tivesse desandado. Por isso, é sumamente importante que o azeite seja acrescentado lentamente. A massa voltará a ficar consistente.

3- o vatapá leva em torno de uma hora e meia para atingir o ponto ideal, mas, não se esqueça, esse tempo pode variar para mais ou para menos.

Arroz no leite de coco para acompanhar:

Lave a quantidade de arroz que desejar.

Coloque o arroz na panela e cubra com o dobro da quantidade de leite de côco. Adicione sal, mas cuidado para não exagerar. Tampe a panela e cozinhe o arroz em fogo brando, que deve ficar macio e ligado, mas não papa. Sirva o vatapá quente.