Páginas

sexta-feira, 19 de março de 2010

PODER DO GERGELIM


Nem só de incrementar o visual de pães e biscoitos vive o gergelim. As sementinhas, que há séculos são consumidas no Oriente, vêm ganhando status de alimento pra lá de saudável por aqui, por causa de uma combinação eficiente: funcionalidade e nutrição. Características que o colocam como um poderoso aliado do corpo, tanto para quem quer manter a forma física quanto para as que desejam um cardápio equilibrado. Como toda semente, possui uma alta concentração de fibras, o que auxilia no bom funcionamento do intestino.

Além de gostoso o gergelim possui propriedades nutricionais interessantes. É rico em proteínas, fibras, cálcio e ferro, além de conter gordura de ótima qualidade, vitamina E, vitaminas do complexo B, minerais como fósforo, magnésio, selênio, zinco e manganês.

Segundo o Departamento de Agricultura dos EUA, a cada 100g de gergelim é possível encontrar 18g. de proteína, vitaminas e 975mg de cálcio – para se ter uma idéia do que representa este valor, um copo de leite integral tem 246mg de cálcio.

Segundo os nutricionistas, a combinação de cálcio e ômega 3 presente nas sementes de gergelim é a responsável pelos maiores benefícios que extraímos delas.

Por todas estas qualidades, percebe-se as vantagens em consumir o gergelim, que traz benefícios para a pele, para a memória, para o corpo e é claro, para o paladar.

AUXILIAR PARA A BOA FORMA FÍSICA

Ele aumenta a saciedade porque tem uma carapaça de nutrientes que, até ser quebrada para que ocorra a absorção do alimento, precisa de tempo, prolongando assim a saciedade. E ainda existem as proteínas, que também promovem a saciedade e ajudam na prevenção de flacidez.

O alimento em si não emagrece, porém alguns nutrientes encontrados nele, como as fibras insolúveis, contribuem para regularizar o trato intestinal. Além disso, é ótimo para controle de glicemia sangüínea, pois proporciona maior duração da saciedade e contribui para a boa disposição.

Por conter uma grande quantidade de cálcio em sua composição, o gergelim ajuda no controle da massa corporal gorda, agindo não só na lipólise (quebra de gordura), como na inibição da lipogênese (armazenamento de tecido adiposo).

Pequeno versátil
A importância desse grão, seus variados usos, peculiaridades, bem como as suas excelentes propriedades terapêuticas ganharam destaque na obra Gergelim, a semente da saúde, de Beatriz R. Assunção (ed. Alaúde).

Pesquisas apresentadas no livro revelam que a semente do vegetal, também conhecido como sésamo, além de altamente eficaz na lubrificação dos intestinos, possui outras capacidades importantíssimas para o corpo humano. “Ela é muito valiosa em termos nutricionais, porém, destaca-se mesmo é por sua ação emoliente e laxante suave, pois umedece e lubrifica o intestino e estimula o peristaltismo, evitando a prisão de ventre, a hemorróida e o câncer de cólon”, relata a autora.

E não é apenas essa propriedade que merece consideração: cerca de 52% de sua composição provém de gorduras insaturadas, entre elas, a lecitina, que alguns estudos apontam como provedora de efeitos positivos na regulação dos níveis de colesterol e triglicérides no sangue. “No gergelim, a lecitina é de qualidade superior, inclusive à existente na soja, porque se apresenta na forma de emulsão, sendo mais facilmente absorvida pelo organismo”, destaca Beatriz.

O grão também funciona como complemento nutricional para quem sofre sobrecarga física, tem problema de sistema nervoso ou alteração cardiovascular. Até na medicina natural o gergelim tem vez: o óleo pode ser usado em bochechos no combate a bactérias e vírus na boca e na garganta.

Sabor e saúde
No quesito nutrição, as sementinhas de gosto requintado também não deixam por menos. Pequeninas, são valiosas graças à grande quantidade de proteínas, gorduras e carboidratos, sem falar nas fibras e nos lipídios, importantes na redução do colesterol do sangue, com propriedades anticancerígenas e antioxidantes.

Por ser uma rica fonte de fibras insolúveis, deve-se atentar à inclusão gradativa do alimento, uma vez que fibras em excesso agridem as paredes intestinais.

Cardápio variado
Uma a duas colheres de sobremesa das sementes diariamente (podem ser cruas ou torradas, polvilhadas sobre o arroz, salada, iogurte, fruta, suco) é uma das inúmeras formas de utilizar o gergelim. Os derivados também entram na lista...

- Com a farinha dá para preparar receitas de bolos, tortas, pães, aumentando o valor nutritivo da iguaria e conferindo um sabor especial à receita.

Se o poder nutritivo do gergelim tem influência direta no bom funcionamento do organismo, a versatilidade das sementes agrada aos adeptos da dieta saudável. E, como os nutrientes são melhor absorvidos se triturados antes do consumo, muitas variações surgem a partir desse processo.

- Um exemplo é o gersal (gergelim + sal marinho), um complemento alimentar muito comum entre os adeptos do vegetarianismo, em razão do alto teor protéico, obtido quando se torra e prensa suavemente as sementes junto com o sal marinho.

- A partir da prensagem ainda se produz um creme chamado tahine, largamente utilizado na culinária oriental, assim como o óleo de gergelim, fabricado por um método semelhante. O tahine é um excelente substituto da manteiga. Prefira pão com tahine ao invés de pão com manteiga e sinta os grandes benefícios da pasta na sua disposição e silhueta.

O óleo de gergelim, extraído a frio, além de proporcionar excelente paladar na culinária, em uso tópico tem alto poder de cicatrização e suas propriedades emolientes propiciam maior absorção de suas vitaminas.