Páginas

sexta-feira, 11 de março de 2011

Tsunami Hits Japan! Live Footage!! 3-11-2011 ~ 2:05EST


O terremoto de 8,9 na escala Richter que atingiu a costa do Japão nesta sexta-feira (11), seguido por um enorme tsunami, causou a morte de pelo menos 40 pessoas, incluindo três em Tóquio, informou a agência de notícias France Presse. Mais de 30 estão desaparecidas em um primeiro balanço oficial. De acordo com o Instituto de Geofísica dos Estados Unidos (USGS), o tremor ocorreu às 14h46 (02h46 de Brasília) a 25 km de profundidade. A agência de meteorologia japonesa, por sua vez, afirmou que o terremoto aconteceu a pouco mais de 100 km da costa nordeste da ilha de Honshu, e foi o mais violento a atingir o país.
A agência japonesa e o instituto americano, entretanto, divergem quanto à magnitude e profundidade do sismo: enquanto o USGS reportou um terremoto de magnitude 8,9 a 24,4 km de profundidade, a agência de meteorologia indicou magnitude 8,8 e cerca de 10 km de profundidade. Os americanos fizeram um alerta claro em relação ao impacto que um tremor do gênero pode ter. - Um terremoto desta magnitude tem o potencial de gerar um tsunami devastador, capaz de atingir a costa próxima em poucos minutos e regiões mais afastadas em questão de horas. As vítimas do desastre incluem um homem de 67 anos, esmagado por uma parede, e uma idosa, atingida pelo teto da própria casa, que desabou, ambos na região de Tóquio. Outras três pessoas morreram soterradas dentro de casa em Ibaraki, a nordeste da capital. A polícia de Iwate, perto do epicentro, confirmou a morte de pelo menos dez habitantes. A Agência Nacional de Polícia, entretanto, afirmou que ainda não é capaz de confirmar o balanço de mortos à France Presse.
- Os danos foram tão grandes que ainda levará muito tempo até que consigamos reunir todas as informações. Na capital Tóquio, cerca de 4 milhões de pessoas estão sem eletricidade, e a zona portuária foi inundada. As autoridades enviaram aviões e navios para a costa de Miyagi, área mais atingida pela catástrofe, segundo veículos locais.
O tsunami, cujas ondas atingiram 10 metros de altura, arrasou a costa de Sendai, no nordeste do país. O aeroporto da região de Miyagi (cuja capital é Sendai), teve a pista inundada. O parque temático da Disney, localizado em Chiba, a alguns quilômetros de Tóquio, também foi atingido pelas ondas gigantes. Um gigantesco incêndio foi provocado na refinaria da cidade de Iichihara, na região de Tóquio, segundo imagens da televisão local.
O primeiro-ministro, Naoto Kan, disse que o terremoto não provocou vazamentos radioativos nas centrais nucleares do país. Um funcionário de Kurihara, cidade duramente afetada pelo sismo, na região de Kurihara, descreveu o momento do impacto. - O tremor foi tão forte que precisamos nos agarrar ao que podíamos para não cair. Não podíamos fugir, porque os tremores continuavam. O USGS alertou para o risco de novos tsunamis em quase todo o Oceano Pacífico, da Austrália à América do Sul e Central. O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico, por sua vez, incluiu em seu alerta o estado americano do Havaí, Austrália, Nova Zelândia e toda a costa sul e centro-americana no Oceano Pacífico. Nas Filipinas, as autoridades ordenaram, via o Conselho de Gestão de Riscos Naturais, nesta sexta-feira o esvaziamento total da costa do Pacífico, orientando a população a fugir para o interior.

- Recomendamos insistentemente às pessoas cujas moradias estejam situadas perto da zona costeira sobre o Oceano Pacífico que sigam para o interior do território.

Sismólogos advertiram que ondas de aproximadamente um metro de altura podem chegar à costa filipina.

- Essas ondas podem continuar durante várias horas.

Na Indonésia, as autoridades emitiram um alerta de tsunami para todo o leste do país, principalmente na Papua e nas Ilhas Molucas.
No Havaí, as sirenes de alerta começaram a soar às 09h59 (04h59 em Brasília) para ordenar a retirada da zona costeira. Estima-se que as primeiras ondas cheguem ao arquipélago às 14h55 (09h55 em Brasília).

John Cummings, funcionário do Departamento de Gerenciamento de Emergências de Honolulu, deu detalhes da operação.
- Temos quatro horas para esvaziar a linha costeira. Parece que isto será muito sério.

O Havaí fica a 6.400 km a leste do epicentro do terremoto.

As autoridades retiram os moradores das zonas de risco com ônibus, e já começam a instalar abrigos provisórios para os refugiados.