Páginas

terça-feira, 28 de outubro de 2008

MAQUINA FOTOGRAFICA CASEIRA


O tutorial surgiu no fim de 2005 no blog de Alspix, que mais tarde se deu ao trabalho de autonomizar, num único site, os passos necessários para criar uma pinhole para filme de 35mm.


Materiais: uma lata de bebida, um filme de 35mm, uma cassete com resto de filme de 35mm (e pelo menos 1 cm cá fora), um alfinete, uma caixa de fósforos, fita-cola isoladora preta e fita-cola normal, argolas pretas de encadernação, tesoura, régua, chizato e marcador preto para acetato. Seguem-se sete etapas simples, expostas em texto sucinto e directo, devidamente ilustradas para mais fácil compreensão: como transformar a caixa de fósforos; como fazer: o pinhole; a tampa (que servirá também como 'disparador'); o indicador de avanço do filme; como carregar o filme; como isolar a câmara da luz; como fazer o dispositivo de avanço do filme. Mesmo no fim são-nos dadas as referências da máquina e uma primeira tabela básica com tempos de exposição para filmes ASA 100 e 200, a partir da qual poderemos complicar o que quisermos, bem como dicas sobre o que devemos dizer no laboratório onde deixarmos os filmes a revelar. O tamanho ideal do pinhole é 0.2mm e fazê-lo é a etapa mais delicada, mais decisiva. O recorte da caixa é feito, no exemplo, para um formato de 24x24mm, o que aumentará o número de exposições que os filmes normalmente permitem; o recorte deste quadrado pode ser feito em busca da perfeição ou não - a nossa escolha determinará as características das molduras das fotografias.

Num tempo de total dependência binária, construir e usar uma pinhole é um exercício de higiene mental e um regresso mais que necessário às origens. A explicação de Alspix torna-o possível mesmo para quem nunca antes fotografou com pinhole (e até tem um fórum para dúvidas). A página www.matchboxpinhole.com está, naturalmente, linkada para a galeria do flickr onde Alspix expõe as suas experiências com estas câmaras.