Páginas

segunda-feira, 28 de junho de 2010

VIDA - MARIO QUINTANA

BRASIL X CHILE - AVANTE BRASIL !!!

ISQUEMIA TRANSITORIA ( TIA )


A isquemia cerebral transitória é um déficit neurológico causado pela diminuição de suprimento sanguíneo para a área do cérebro. Pode acontecer dentro de um período de 24 horas, mas as isquemias típicas freqüentemente ocorrem em menos de 30 minutos. O derrame cerebral ou o aumento da isquemia é uma condição de piora clínica, que usualmente acontecem cerca de 18 a 24 horas após o episódio.

As isquemias cerebrais transitórias ocorrem antes do derrame cerebral e devem ser tratadas seriamente. Podem ser causadas pelo baixo fluxo sanguíneo em que vasos da circulação sanguínea não estão distribuindo o sangue regularmente, ou pela presença de pequenos depósitos de coágulos nos vasos sanguíneos, impedindo a irrigação adequada do cérebro. Pode haver também espasmos dos vasos sanguíneos, causando uma diminuição num curto período de tempo, da circulação do sangue e do oxigênio para áreas particulares do cérebro.

- Como se adquire ?
As causas das isquemias cerebrais transitórias estão relacionadas com o baixo fluxo sanguíneo e diminuição da oxigenação para o cérebro. Um dos maiores riscos da isquemia transitória é que, em alguns casos, precede o derrame cerebral completo, no qual os déficits se prolongam por mais de 24 horas e podem se tornar permanentes.

- Sintomas

Dependendo da distribuição dos vasos sanguíneos envolvidos com o cérebro, os sintomas variam bastante. A isquemia pode acontecer também sem sintomas. Pode haver hemiparesia contralateral, ou limitação do lado oposto do corpo em relação à área do cérebro que sofreu a isquemia. A isquemia pode causar prejuízo na visão, visão limitada, déficits cognitivos e da linguagem, tais como distúrbio da fala, e algumas vezes negligência de um lado do corpo (uma condição na qual uma pessoa descuida de uma das partes do corpo, por exemplo: no banho, a pessoa lava apenas parte de seu corpo, coloca somente uma meia, etc). Sintomas e sinais da isquemia cerebral também pode contar com a diminuição da coordenação muscular, repetição de certos movimentos, incontinência urinária, ou outros problemas de visão. Dificuldade para leitura, inabilidade para lembrar o nome dos objetos, náuseas, vômitos, e distúrbios para caminhar, podem ser sintomas da isquemia.

- Como prevenir?

As isquemias são tratadas com medicamentos, e não com cirurgia. Contudo, se a isquemia está relacionada a uma obstrução das artérias carótidas (no pescoço) que alimentam o cérebro com oxigênio, uma cirurgia específica para abrir, ou seja, desobstruir a carótida, e permitir a irrigação sanguínea da parte do cérebro atingida. Esse procedimento é efetivo para o tratamento e prevenção de um derrame cerebral

ESTRANHA E BASICA COINCIDENCIA

Estava aqui vendo Moonwalker no SBT (lol, dublagem) e me dei conta disso: logo depois da cena fodona do coelho, entra um clipe que, basicamente, não tem NADA a ver com o resto do filme. Nele o rosto do Jacko está por toda a parte, incluindo alguns cartazes. Um desses cartazes diz: Michael congelado por 50 anos (em inglês, óbvio). Eu cantei a jogada quando soube da morte dele. Uma criatura tão bizarra certamente arriscaria uma criogeniazinha de leve, quem sabe para voltar à vida numa época em que todos já tenham esquecido suas dívidas e os escândalos envolvendo o abuso de crianças. A evidência está no video abaixo, Leave me alone. Pause aos 26 segundos...