Páginas

domingo, 6 de dezembro de 2009

FÁBIO JUNIOR E SEU FILHO NO FAUSTÃO

GOOGLE PUBLIC DNS


DNS é o sistema que traduz os endereços que conhecemos e digitamos no navegador, como oglobo.globo.com, em números que indicam para a máquina a localização daquele site, o famoso Internet Protocol (IP) de cada página.

"Nossas pesquisas mostram que a rapidez é importante para os internautas, por isso nos últimos meses nossos engenheiros vem trabalhando para melhorar nosso DNS público e tornar a experiência de todos na internet mais rápida, segura e confiável", disse Prem Ramaswami, gerente de produto do Google no blog oficial da empresa .

O Google anunciou nesta quinta-feira o lançamento de um serviço de resolução DNS que pode ser usado como uma alternativa ao fornecedor de DNS padrão, tradicionalmente o provedor contratado pelo usuário.

Para testar o Google Public DNS, basta configurar sua rede para utilizar os endereços de DNS 8.8.8.8 e 8.8.4.4 respectivamente. Com o Public DNS, o Google afirma oferecer uma melhor e mais rápida experiência de navegação, segurança aprimorada e resultados sem redirecionamento – diferente do OpenDNS que oferece um serviço considerado como proxy.

"O servidor DNS traduz nomes para os endereços IP e endereços IP para nomes respectivos, e permitindo a localização de hosts em um domínio determinado" explica a Wikipédia. "Existem 13 servidores DNS raiz no mundo todo e sem eles a Internet não funcionaria. Destes, dez estão localizados nos Estados Unidos da América, um na Ásia e dois na Europa."

O DNS normalmente é resolvido automaticamente pelos provedores de acesso, tornando-o praticamente "invisível" ao internauta comum. Quem quiser utilizar o DNS do Google terá que mudar suas configurações de rede. O Google preparou instruções completa de uso neste link (em inglês).


-