Páginas

segunda-feira, 31 de maio de 2010

PARA DESCONTRAIR !

ESCONDIDINHO DE PINHAO

Escondidinho de Pinhão

Ingredientes

200g de pinhão cozido, cortado em fatias bem finas
250g de carne seca
500g de mandioquinha
1/2 cebola ralada
1 copo de requeijão ou ½ copo de leite
2 colheres (sopa) azeite
2 colheres (sopa) manteiga
1 colher salsa (sopa)
1 colher (sopa) cebolinha picada
Queijo parmesão ralado
sal, noz moscada e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo
Coloque a carne seca de molho e vá trocando a água para tirar o sal
Cozinhe a carne seca, retire a gordura e desfie. Cozinhe a mandioquinha até que fique bem macia
Faça um purê, acrescentando o leite quente e a manteiga
Tempere com noz moscada, pimenta do reino e sal
Em uma panela, refogue a cebola no azeite
Adicione a carne seca, o pinhão, a salsa e a cebolinha, deixe apurar um pouco
Em panelinhas de cerâmica individuais, coloque metade do purê de mandioquinha, por cima a carne seca e o pinhão e cubra com a outra metade do purê por ultimo coloque um copo de requeijão e polvilhe com parmesão. Leve ao forno quente rapidamente para derreter o requeijão. Sirva a seguir.

**Para quem é vegetariano o escondidinho pode ser feito só com um bom refogado de pinhão. Outra opção que testamos e que fica muito boa para os vegetarianos é o escondidinho feito com um belo refogado de pupunha e no lugar do requeijão queijo de coalho ou requeijão do norte**

 
Fonte Chef Paula Labaki

ATENCAO MULHERES GAUCHAS DE BOM GOSTO


A empresária Rita Rolim traz a Porto Alegre o conceito da Garage Sale sob uma releitura chic das vendas de garagem. A “Nossa Senhora das Maravilhas” possui não apenas roupas de importantes grifes como Louis Vuitton, Kenzo e Le Lis Blanc como também bolsas, bijuterias, quadros, esculturas, livros e CDs.
Está aberta na Galeria Champs Elysées, a Nossa Senhora das Maravilhas. A garage sale traz muitas peças de grandes marcas a preços muito abaixo do mercado - mas sem perder a qualidade e, claro, o bom gosto.



MAIS 5 TROCAS SAUDAVEIS

Bauru por peito de peru e queijo branco Calma, não pretendemos condenar ao ostracismo um lanche tão tradicional como o bauru. O problema é que ele deixa a desejar se as taxas de colesterol já rumam aos céus. Basta averiguar seus ingredientes: queijo prato e presunto, redutos de gordura saturada e colesterol. Que tal substituí-lo por um sanduba de peito de peru e queijo branco, que é mais esbelto do que seu congênere? Experimente. Só é preciso ficar atento ao tamanho do lanche. Ora, uma gigantesca baguete recheada pode fornecer mais calorias e gorduras do que um bauru de porte modesto.



Camarão por peixe Convenhamos: frutos do mar não são tão frequentes no prato do brasileiro. Mas vale ficar atento durante aquela viagem à praia para não se abarrotar de camarões. Eles encabeçam o ranking marinho de colesterol — são 152 miligramas da gordura em uma porção de 100 gramas. Ou seja, quase o triplo do que é oferecido pela mesma quantidade de um peixe gordo como o salmão. Esse pescado se sai melhor também por outro motivo: ele é carregado de ômega-3. E uma nova pesquisa da Universidade Columbia, nos Estados Unidos, revela: o ômega diminui a captação de LDL pela parede das artérias, prevenindo as placas.


Picanha por lombo O porco não é mais gordo que o boi nem o boi é mais gordo que o porco. Tudo é uma questão de corte. Há peças bovinas com menos gordura saturada, caso da alcatra e do filé mignon, e há aquelas parrudas, como a picanha e o cupim. O mesmo raciocínio se aplica à carne suína: o lombo é mais magro que o pernil. Mas saiba que há medidas para retalhar o possível malefício de qualquer corte rechonchudo. “Limpe a peça antes de cozinhá-la, retirando toda gordura aparente”. Até porque, apesar de a gente não ver, altas doses do nutriente já estão emaranhadas na carne.


Manteiga por margarina Elas mantêm uma rivalidade histórica e ainda suscitam debates entre os experts. No duelo em prol de artérias saudáveis, porém, a margarina leva certa vantagem, porque não conta com a famigerada gordura de origem animal e o colesterol. Nos últimos anos, a indústria tem acrescentado componentes à sua fórmula para torná-la mais benéfica. Entre eles, destaque para os fitosteróis, que facilitam a expulsão do colesterol pelas fezes. “Os produtos enriquecidos com essa substância são indicados a quem já tem colesterol alto”.

Suco de laranja pelo de uva Essa é para matar a sede e resguardar o peito. É na casca da uva que está um parceiro do coração, o resveratrol. “Ele atua na redução do colesterol e tem efeito antioxidante”, diz a bioquímica Tânia Toledo de Oliveira, da Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais. Ao impedir que as partículas de LDL se oxidem, a substância evita indiretamente que elas grudem na parede do vaso. Ao contrário do que muita gente pensa, o resveratrol não é exclusivo do vinho. O suco de uva natural e feito na hora (com casca, por favor!) também o disponibiliza ao organismo.

LINGUA BOVINA AO MOLHO MADEIRA


Ingredientes:

1 língua bovina
1 colher (sopa) de banha de porco
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1 ½ xícara de ervilhas congeladas
1 xícara de vinho tinto
1 lata de tomate pelado
1 cebola média picada
1 cebola grande inteira com um cravo espetado
2 dentes de alho
cheiro verde
sal e pimenta do reino

Modo de fazer:
Cozinhe a língua em água com o sal, o cheiro verde e a cebola inteira, por 1 hora na panela de pressão. Escorra e depois que esfriar limpe-a retirando a pele, as cartilagens e as nervuras. Corte em fatias e numa panela frite-as em banha e azeite de oliva, adicione a cebola e continue fritando até a cebola começar a dourar, agora o alho, o vinho, espere evaporar e, em seguida junte a lata de tomate (com o caldo também e desmanche o tomate com a colher), misture, adicione o sal e a pimenta. Cubra com água, diminua o fogo e deixe cozinhar. Quando o caldo reduzir, junte as ervilhas e cozinhe até ficarem macias. Sirva com pure de batatas.