Páginas

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

SONHOS EM REALIDADE ?


Cientistas japoneses estudam
a transformação de sonhos em
imagens de TV

Transformar nossos sonhos em imagens de televisão é o objetivo de um grupo de pesquisadores japoneses, que criou uma nova técnica de análise cerebral, revelaram cientistas na quinta-feira (11).

Uma equipe do laboratório japonês de neurologia ATR, dirigido por Yukiyasu Kamitani, afirma ter conseguido, "pela primeira vez no mundo, recriar em imagens o conteúdo de percepções cerebrais complexas".

O trabalho consiste em fazer a pessoa observar uma forma (como uma letra do alfabeto, por exemplo) e, a partir daí, reconstituí-la em uma tela, por meio da análise da atividade cerebral do indivíduo.

Os pesquisadores interceptaram sinais elétricos procedentes do olho e verificaram a relação entre a forma observada e a reproduzida.

Para chegar a este dispositivo de conversão de sinais cerebrais em imagens de TV, a equipe de Kamitani desenvolveu uma espécie de decodificador de variações cerebrais. O equipamento associa tipos de sinais a formas básicas conhecidas. Em seguida, o decodificador combina vários pares entre sinal e forma, a fim de recriar imagens complexas.

No momento, o sistema é limitado e não permite reproduzir todas as percepções, uma vez que exige a criação de um quadro de correspondência entre formas e sinais para cada indivíduo.

"Se um dia conseguirmos reproduzir em imagens os sinais que atravessam nossos neurônios, poderemos, talvez, ver nossos sonhos e pensamentos em uma TV, como se fossem filmes ou programas de televisão", disse Kamitani.

Segundo os cientistas, o processo deverá permitir o desenvolvimento de novas formas de interação entre o homem e as máquinas, estabelecendo um conjunto de relações entre uma combinação de movimentos e um padrão de sinais cerebrais.

A técnica também permitirá que arquitetos e demais criadores mostrem projetos que passam por suas mentes, quando não encontram traços ou palavras para reproduzi-las.

Fonte: France Press, em Tóquio

PEN DRIVE DE 240 GB


Especificações do produto:

  • Micro Vault;
  • USB 2.0 High-Speed;
  • velocidade de leitura 12 mb/s;
  • Velocidade de Gravação 7 mb/s;
  • Compatibilidade com todos S.O.;

Acessórios Incluidos:

  • Pen Drive 240GB Sony;
  • Cordão.