Páginas

quinta-feira, 6 de setembro de 2007

ABERTURA DA SEMANA FARROUPILHA !


Governadora lança a Semana Farroupilha 2007


Evento será realizado na Avenida Edvaldo Pereira Paiva

A Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas promove na quarta-feira, dia 08, às 8h30, no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, o café campeiro de lançamento da Semana Farroupilha 2007. Na ocasião, a governadora do Estado, Yeda Crusius, ao lado dos secretários de Cultura, Mônica Leal, do Turismo, Esporte e Lazer, Luis Augusto Lara e da Educação, Mariza Abreu, anunciam a programação da maior festa popular dos gaúchos, que acontecerá de 14 a 20 de Setembro.

Entre os destaques, está a alteração de local de realização do Desfile, que se desloca da Avenida Perimetral para a Avenida Edvaldo Pereira Paiva. O novo percurso terá cerca de 2 km e será realizado no sentido bairro/centro, iniciando aproximadamente no Estacionamento da EPTC e término na Avenida Ipiranga.

A Comissão também apresenta na data o roteiro da Cavalgada da Chama Crioula, que será acesa no dia 18 de agosto, em São Nicolau, além da música-tema do evento, “Tradição em Movimento”, interpretada pelo autor, Érlon Péricles. A Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas é constituída por representantes da secretaria de Estado da Cultura, do Turismo, Esporte e Lazer, da Educação, Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF), MTG, Brigada Militar e Famurs

SEMANA FARROUPILHA NO AR GAÚCHO !

Se você é gaucho, alguma vez já...comeu aipim, tomou um gole de bagaceira. Tomou chimarrão de periquita assou churrasco somente com sal grosso?
Dançou vanera, vaneirinha e vaneirão sapateou uma rancheira figurou um chamamé. namorou ouvindo milonga deu uma sestiada namorou uma prenda, uma china ou chinoca foi chamado de índio, gaudério, qüera ou guasca ?
Se tapou com o pala vestiu bombacha e lenço vermelho calçou botas torneadas feitio do Alegrete.
Montou num pingo ou petiço sogueiro ouviu a frase "mais grosso do que dedo destroncado"!
Bombeou as gurias ouviu Teixeirinha, Gaúcho da Fronteira maxixou com Tchê Barbaridade e Tchê Garotos
Foi em fandango, baile de chão-batido ou bailanta andou pilchado ou de cola-fina ouviu Ceu Sol Sul, Vento Negro e Verdes Anos,
jogou bolita, truco e canastra torceu pro Grêmio ou Inter comprou no bolicho encheu a mala de garupa catou as moedas na guaiaca pisou em rosetas comeu tarumã se meteu em entrevero achou alguma coisa tri-legal!
Pegou o Minuano de frente.arrepiou com o Nordestão.bebeu agua na cacimba,se banhou na sanga aprendeu com o Queres Ler
Calçou alpargatas chamou acordeon de gaita correu de quero-quero no campo tomou mijada de zurrilho chamou você de tu.ehehehe!!!
Indio Véio,Se já fizeste tudo isto? Oigalê! Tu és um Gaúcho Barbaridade!
Quase tudo? Mas Bah! Gaúcho de respeito!
Metade? Mazá! Gaúcho da Cidade!
Um pouco? Bueno! Gaúcho e não nega!
Nada? Tchê lôco! Tu não sabe o que estás perdendo

7 DE SETEMBRO & SEMANA FARROUPILHA !

PARABÉNS BRASIL !
SALVE O DIA DA NOSSA PÁTRIA !