Páginas

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

VICTORIA NEWS



NIKON D-80 QUASE COLOCANDO A MÃO !


Recentemente a Nikon colocou em campo, juntamente com a D50 e D70, a Nikon D80. Para começar, a D80 conta com uma resolução maior - 10 mega pixels - e trás também alguns recursos presentes apenas nas câmeras topo de linha como a DX2 ou a D200. Da DX2 a D80 herdou o sistema de processamento de imagens e da D200 o sistema de auto-focus.
Uma coisa bacana é que a Nikon tem procurado manter um padrão quando falamos de acessórios, ou seja, se você já possui uma D50 poderá utilizar os mesmos cartões de memória nas duas. Também poderá utilizar o mesmo modelo de bateria.
Uma coisa que não entendo é por que a velocidade de sinc do flash caiu p/ 1/200 (a D50 é 1/500). Falando em D50, a D80 tem praticamente o mesmo tamanho da D50, ou seja, ligeiramente menor do que a D70. Eu encaro isso como uma vantagem, pois ajuda na portabilidade da câmera. Menor do que isto é exagero, com certeza comprometeria a usabilidade da câmera tornando-a bem mais dificil de operar para pessoas que têm mãos grandes (aliás este é um dos maiores problemas das Rebel - são muito pequenas).
O LCD da D80 é maior também, 2.5 polegadas. Apenas espero que também seja mais fiel às cores do que os anteriores. Não sei quanto a vc, mas eu sempre tive problemas em confiar na qualidade do LCD. Muitas vezes fotos que pareciam perfeitas no LCD quando iam p/ a tela do computador ou estavam com a exposição errada ou com cores distorcidas ou as duas coisas ao mesmo tempo.
A D80 oferece 3 fotos por segundo, sinceramente eu não acho isto nem bom nem ruim. Raríssimas vezes eu precisei fazer 2 fotos por segundo… muito menos 3 ! Então neste ponto realmente não existe diferença prática para mim (é claro que eu não fotografo esportes).
Eu gostei de ter à disposição o bom e velho ISO 100. Bom mesmo seria se a D80 pudesse fazer ISO 50 ! Nada como nitidez ! Te confesso que 11 pontos de foco formam um recurso interessante. Como eu estou acostumado com 5 pontos de foco é possível que leve algum tempo para me acostumar.
Resumo da ópera: a D80 é uma câmera bastante interessante , e ta quase na mão !

TALES DE MILETO

Lendariamente, conta-se que, por volta de 550 a.C., o faraó Amasis queria construir uma pirâmide mais alta do que a de Queóps, pelo que, era necessário saber quanto media a dita pirâmide. Porém, a tarefa não era fácil uma vez que implicava medir a altura de um sólido com faces oblíquas.


Alguém terá sugerido ao faraó um certo grego que vivia na ilha de Mileto - Tales. Com intuito de solucionar o problema, o geómetra viajou até ao Egipto tendo sido conduzido ao planalto de Gizé para efectuar a referida medição. Já no local, o grego aguardou pelo pôr do Sol e, passado algum tempo, disse para espanto dos egípcios: «Voltarei oportunamente e darei então a altura da pirâmide de Quéops». Posto isto, regressou à Grécia deixando os sábios egípcios perplexos e de pé atrás. Para quando o oportuno regresso?Alguém terá sugerido ao faraó um certo grego que vivia na ilha de Mileto - Tales. Com intuito de solucionar o problema, o geómetra viajou até ao Egipto tendo sido conduzido ao planalto de Gizé para efectuar a referida medição. Já no local, o grego aguardou pelo pôr do Sol e, passado algum tempo, disse para espanto dos egípcios: «Voltarei oportunamente e darei então a altura da pirâmide de Quéops». Posto isto, regressou à Grécia deixando os sábios egípcios perplexos e de pé atrás. Para quando o oportuno regresso?