Páginas

quarta-feira, 8 de abril de 2009

LIMPANDO SEM AGREDIR O AMBIENTE


Dicas de Janine Milward

A natureza é, por si só, ecológica e econômica (o que comprova a possibilidade da interação). Aproveito e repasso as dicas que já adotei (e dão certo). Só não testei as relativas aos jardins etc. Fonte: "O que você pode fazer pela ecologia" - Fundação Boticário de Proteção à Natureza.

CHÃO DE MADEIRA

Cuidado com as ceras. A maioria delas contém fenol, uma substância cancerígena e responsável por problemas circulatórios. Seus vapores residuais podem contaminar o ambiente por longo tempo. Como alternativa para a cera, misture uma parte de óleo vegetal com suco de limão ou vinagre e aplique com uma flanela.

DÊ BRILHO AOS MÓVEIS

Aplique uma solução de uma parte de suco de limão e duas partes de óleo vegetal. Depois, lustre com uma flanela.

HIGIENTE COM SEGURANÇA

Para desinfetar o vaso sanitário não use substâncias perigosas, como o pradiclorobenzeno, que é reconhecidamente cancerígeno. Levado pelo sistema de esgoto para os rios, lagos, represas e mares, permanece indefinidamente prejudicando o meio ambiente. Fuja desses produtos coloridos e perfumados (alguns nem tanto) que prometem "vigorosa ação bactericida". As fezes humanas contêm microorganismos que acabam se decompondo. Os produtos químicos só servem para atrasar esse importante processo natural. Uma alternativa consiste em salpidcar bicarbonato de sódio no vaso sanitário, borrifar vinagre e lavar com uma vassourinha. Outra saída é misturar meio copo de bórax em meio balde de água quente. O produto é um desinfetante como pouco.

UM AMACIANTE NATURAL

Ao enxaguar a roupa, experimente colocar meio copo de vinagre branco na última água. Além de amaciante, ele realça as cores dos tecidos e impede que manchem. Evite os amaciantes industriais. Eles são acusados de encardir as roupas e provocar problemas alérgicos.

SECAR

Nada melhor que os elementos naturais para secar as roupas. E o sol ainda tem o poder de esterilizar (colocar no avesso roupas mais coloridas). A secadora deve ser sempre a última opção. Afinal, ela consome muita energia.

PASSE BEM NATURALMENTE

Produtos que facilitam passar a roupa geralmente contém formaldeídeos, fenóis e outras substâncias perigosas que, além de corroerem os tecidos, podem ocasionar problemas alérgicos nas pessoas. Experimente dissolver uma colher de sopa de polvilho em um litro de água e aplique essa solução, borrifando nas roupas a serem passadas.

BELEZA: UM CONDICIONADOR NATURAL

Você mesmo pode preparar um ótimo condicionador. Experimente misturar um pouco de iogurte e uma pitada de noz-moscada. Agite bem e aplique nos cabelos após a última lavagem. E o ideal é lavar os cabelos com sabão de coco. Não geram resíduos poluentes para os recursos hídricos.

NO JARDIM, VASOS E HORTA:

Melhor do que usar inseticidas que acenam com efeitos milagrosos (e devastadores), é fabricar um inseticida caseiro, como os descritos:

- Formigas: coloque algumas gotas de suco de limão na entrada do formigueiro e deixe ali a casca. As formigas também podem sem eliminadas com o uso de pó de café, talco, pimenta e cinzas.

- Baratas: Misture bicarbonato de sódio com açúcar e coloque em tampinhas de garrafas, nos locais frequentados por elas (sob a geladeira, o fogão, em ralos e lixeiras). O açúcar as atrai e o bicarbonato as mata.

- Traças: A cânfora é tão eficiente quanto a naftalina e muito menos tóxica.

- Aranhas: Se forem inofensivas, evite matá-las. Elas se alimentam de uma porção de insetos que incomodam.

- Pulgas: O maior problema é com os animais de estimação. Lave-os com água morna e sabonete e enxugue-os. Aplique depois uma solução caseira eficaz para manter as pulgas a distância: 2 colheres de alecrim fervidas em 1 litro de água. Alho e cebola são excelentes efensivos. Plante mudas desses condimentos ao lado de flores e outros vegetais vulneráveis aos pulgões, besouros e pragas diversas que infestam os jardins.Coloque no liquidificador 3 cebolas, uma cabeça de alho, duas pimentas malagueta e uma colher de sabão e bata com meio litro de água. Espalhe essa mistura nas plantas para se livrar de seus agressores.Experimente encher uma lata de óleo de cozinha com cerveja e enterrá-la no jardim para ver o que acontece. As lesmas vão se precipitar sobre a cerveja e no dia seguinte você terá capturado muitas delas sem recorrer a nenhum pesticida.

RANCOR CONTRA OS BANANAS DE PIJAMA

A gota d'água foi a derrota no Gre-Nal, no domingo. Não era somente mais um triunfo do maior rival. O jogo significou a eliminação precoce do Grêmio no Campeonato Gaúcho e a quarta vitória seguida do Inter sobre o Tricolor. Era mais para a torcida. Foi demais para os dirigentes, mas não preocupou muito Celso Roth.
"É mais desastroso perder Gre-Nal do que Libertadores. Foi essa a conclusão que cheguei após a decisão da direção. A gente luta muito para ser campeão brasileiro e luta muito para chegar à Libertadores. Quando chega na Libertadores tem que fazer um planejamento, porque simplesmente a Libertadores é o maior e melhor campeonato da América do Sul. Mas, infelizmente, o Gre-Nal parece ter mais força", explicou Roth à Rádio Jovem Pan.
Sua intenção era escalar time reserva no clássico, poupando os principais jogadores para a Libertadores. A diretoria impôs a utilização dos titulares diante do Inter. Coube ao ex-treinador acatar. Na sua entrevista coletiva de sexta-feira, ele deixou claro sua insatisfação com a intervenção.
A torcida nunca tinha demonstrado muito apreço pelo nome de Celso Roth. Invariavelmente seu nome era vaiado por quem ia ao Olímpico. Na sua opinião, a pressão dos gremistas colaborou para ele ser mandado embora.
"O que são os dirigentes? São torcedores com o cargo. Aí a gente tem que ter o cuidado nesse tipo de coisa. Falou mais alto a emoção, falou mais alto a voz do torcedor, não da razão. A torcida teve um papel preponderante de colocar os jogadores no Gre-Nal", opinou o treinador ao criticar os seus antigos superiores.
No momento, Grêmio e Roth estão na mesma situação. O Tricolor procura um treinador. O mais cotado é Paulo Autuori. Já Roth procura um emprego.

Fonte Yahoo
Ou seja , o maior medo da torcida PERDER PARA O INTER !