Páginas

terça-feira, 14 de junho de 2011

Mocotó esquenta no frio do Inverno


 Ingredientes:
3 kg de mocotó de boi
100g de cebola picada
200g de tomate pelado
1 pimentão vermelho
1 pimentão verde
80g de cebolinha verde picada
2 colheres de sopa de caldo de galinha
1 colher de sopa de colorau
4 litros de água
100g de bacon
1/2 colher de sopa de alho
4 folhas de louro
1 kg de feijão branco
óleo
1/2 maço de coentro
sal e pimenta-do-reino a gosto

 Modo de Preparo:
Corte o mocotó em pedaços, junte todos os temperos em uma panela bem quente e com óleo, coloque a água e deixe por 1h30. Depois de cozido, retire os ossos e reserve a metade.

Amiga 500, eu sei bem o quanto era bom ...


O Commodore Amiga foi um computador pessoal verdadeiramente revolucionário para o seu tempo. Com características únicas e inovadoras, abriu as portas a toda uma geração de entusiastas que se atreveram a sonhar com o futuro da tecnologia. Se você é uma daquelas pessoas que viveu uma parte da sua juventude no final da década de 80 e teve a sorte de possuir um Amiga, então terá jogado alguns deste jogos.
Verdadeiramente nostálgico, somente para apreciadores, reveja imagens de jogos marcantes que provavelmente já não vê há muitos anos. Cannon Fodder, Eye of beholder, Sensible Soccer, Interceptor, Rocket Ranger, Speed Ball, Stunt Car Racer, Bubble Bubble, Lemmings, Formula One, Sim City, Out Run, Mega lo Mania, Indiana Jones, Another World, Dune, Lotus Turbo Challenge, UFO, Shadow of the Beast, Prince of Persia e muitos outros. Estes foram aqueles que reconheci imediatamente... São 100 jogos amiga em 10 minutos numa viagem ao passado.

O que é Twitter?

A Cerveja e o Câncer

Cerveja em excesso pode causar câncer !

Além de câncer no estômago, a cerveja e o álcool também

podem contribuir para o aparecimento de câncer no fígado e no esôfago

Um estudo do Instituto Catalão de Oncologia, divulgado recentemente traz uma péssima notícia para quem tem adoração pelas louras geladas: a pesquisa revela que a combinação de consumo de cerveja em excesso e uma variação genética específica pode levar a um risco maior de desenvolver câncer de estômago. 

Embora proporcionalmente, a cerveja tenha menor teor alcoólico que uma dose de uísque ou taça de vinho — 5% da cerveja contra 40% do uísque e 12% do vinho — a dosagem consumida dessa bebida é bem maior que a das outras.

— A cerveja é teoricamente inocente. Enquanto você consome uma dose de 140ml de vinho que tem 14% de álcool, uma alta de cerveja tem 355ml. E raramente as pessoas tomam apenas uma latinha — afirma o clínico geral do hospital Sírio Libanês, Alfredo Salim Helito. 

O médico alerta ainda para os outros perigos da cerveja, pois é um alimento altamente calórico, o que favorece a obesidade e a formação da gordura abdominal, perigosa para o organismo, em especial para o sistema circulatório. Além de câncer no estômago, a cerveja e o álcool também podem contribuir para o aparecimento de câncer no fígado e no esôfago.

Mãos Limpas Salvam Vidas


HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS


por Cândida Motta Ribeiro, domingo, 12 de junho de 2011 às 10:19
 As mãos são a nossa principal ferramenta, pois são elas as executoras das nossas atividades. A medida que tocamos nos objetos e nos pacientes entramos em contato com uma enorme quantidade de microorganismos. Estes germes aderidos nas nossas maos são repassados para outros objetos e pacientes, assim como podemos transferí-los para outras partes do nosso corpo, como os olhos e nariz ao nos coçarmos. Somente a lavagem das mãos com água e sabão irá remover estes germes adquiridos e evitar a transferência de microorganismos para outras superfícies. Para aprofundar os conhecimentos vamos ver como é formada a microbiota da nossa pele.
MICROBIOLOGIA DA PELE
  • Flora residente
Formada por microorganismos que vivem (colonizam) na pele. Nas mãos, estes germes localizam-se em maior quantidade em torno e sob as unhas e entre os dedos. Também são encontradas nas camadas externas da pele, fendas e folículos pilosos. Por isso, a importância de mantermos as unhas curtas e evitar o uso de anéis. Os microorganismos da flora residente não são facilmente removíveis, entretanto são inativados por assépticos (álcool, clorexidina, iodóforos). As bactérias mais comumente encontradas são as Gram-positivas (Sataphylococcus aureus, Staphylococcus epidermidis, Estreptococos sp ). A flora residente é de baixa virulência e raramente causa infecção, contudo pode ocasionar infecções sistêmicas em pacientes imunodeprimidos e após procedimentos invasivos.
  • Flora transitória
É adquirida no contato com pacientes e superfícies contaminadas. Os microorganismos que a compõe permanecem na pele por um certo período podendo ser transferidos ou eliminados com a lavagem das mãos. Suas bactérias são mais fáceis de serem removidas, pois se encontram na superfície da pele, junto à gorduras e sujidades. Esta flora bacteriana é eliminada com água e sabão neutro. A flora transitória das mãos é composta pelos microorganismos frequentemente responsáveis pelas infecções hospitalares: as bactérias Gram-negativas (Pseudomonas sp, Acinetobacter sp, Klebsiella sp ), o que bem demonstra a importância das mãos como veículo de transmissão.
INDICAÇÕES DA LAVAGEM DAS MÃOS
Existe uma gama enorme de momentos, durante nosso trabalho, que a lavagem das mãos está indicada. Mesmo que, durante os procedimentos, as luvas sejam utilizadas, após a retirada das luvas as mãos devem ser lavadas. A luva irá nos proteger de uma contaminação grosseira de matéria orgânica, porém a microporosidade da luva, a sua fragilidade que ocasiona furos e a possível contaminação na sua retirada, indica que ocorreu contato de microorganismos na pelo de nossas mãos. Sendo assim, mesmo com o uso de luvas, as mãos devem ser lavadas ápós sua retirada. Vamos as indicações dos momentos em que as mãos são lavadas:
  • após tocar fluídos, secreções e itens contaminados;
  • após a retirada das luvas;
  • antes de procedimentos no paciente;
  • entre contatos com pacientes;
  • entre procedimentos num mesmo paciente;
  • antes e depois de atos fisiológicos;
  • antes do preparo de soros e medicações;
Para a realização da lavagem das mãos necessitamos das seguintes instalações físicas:
  • pia;
  • saboneteira suspensa e vazada para sabonete em barra ou dispensador de sabonete líquido> no caso de dispensador, se não for descartável, estabeleça uma rotina de limpeza semanal;
  • toalheiro com toalhas de papel;
  • torneira com fechamento automático, preferivelmente;
Ao lavarmos as mãos estabelecemos uma sequência de esfregação das partes da mão com maior concentração bacteriana que são: as pontas dos dedos, meio dos dedos e polegares. Vejamos a técnica da lavagem das mãos:
  • posicionar-se se encostar na pia;
  • abrir a torneira;
  • passar o sabão (líquido ou barra) na mão;
  • friccionar as mãos dando atenção às unhas, meio dos dedos, polegar, palmas e dorso das mãos ( tempo aproximado de 15 segundos);
  • enxaguar as mãos deixando a torneira aberta;
  • enxugar as mãos com papel toalha;
  • fechar a torneira com a mão protegida com papel toalha, caso não tenha fechamento automático.
É importante lembrar que para melhor remoção da flora microbiana as mãos devem estar sem anéis e com as unhas curtas, caso contrário, uma carga microbiana ficará retida nestes locais sendo passíveis de proliferação e transmissão. Na lavagem rotineira das mãos o uso de sabão neutro é o suficiente para a remoção da sujeira, da flora transitória e parte da flora residente. O uso de sabões com antissépticos devem ficar restritos a locais com pacientes de alto risco e no desenvolvimentp de procedimentos cirúrgicos e invasivos ou em situações de surto de infecção hospitalar.

TAP -- Uma declaração de amor inédita no Shopping Iguatemi em Porto Alegre



Minha filhota no Evento TAP de Braços Abertos , no Shopping Iguatemi 2011