Páginas

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

DE FÉRIAS ,MELHOR QUE PESCÁ-LO , SÓ ROBALO !

Peixes de escamas. Das seis espécies de robalo encontradas no oceano Atlantico, quatro sao capturadas no litoral do Brasil, destacando-se principalmente o robalo-flecha (Centropomus undecimalis) e o robalo-peva (Centropomus paralellus). Ambas possuem o corpo alongado e comprimido e a mandíbula inferior saliente. O robalo-flecha é a maior especie da familia, alcançando 1,2m de comprimento total e 25kg. A coloração do dorso é  acinzentada com reflexos esverdeados e o ventre é esbranquiçado. A linha lateral é uma listra longitudinal negra que se estende ao longo do corpo ate o final da nadadeira caudal. O robalo-peva é menor, alcantando 50cm de comprimento e 5kg. Apresenta o dorso cinza esverdeado e os flancos prateados.

Especies costeiras, ocorrem em manguezais, estuarios. São encontradas em aguas salobras, podendo ser capturadas desde a barra dos rios ate varios quilmetros acima da foz, principalmente na época de desova. Gostam de aguas calmas, barrentas e sombreadas, e ficam proximos ao fundo. Alimentam-se de pequenos peixes e crustáceos, especialmente camaroes e caranguejos. Spo muito apreciados como alimento, especialmente na regipo Sudeste, e, tambem pelos pescadores esportivos, porque proporcionam uma luta espetacular, principalmente os grandes exemplares.

Iscas: As melhores iscas sãoo de camarão e peixinhos vivos, que podem ser arremessadas nas margens ou serem usadas na rodada, proximas ao fundo. As iscas artificiais como plugs, tanto de superffcie quanto de meia agua, jigs e shads tambem sao bastante produtivas e devem ser trabalhadas junto aos troncos e galhadas nas margens.

Dicas: Sempre que sair para uma pescaria de robalo, consulte a tábua de marés (prefira a maré de quarto) e consiga informações sobre o local de pesca, presenta de locas e galhadas. Os arremessos devem ser sempre na direto de galhos, raízes e pedras.

Iscas para Robalo

Plug de Barbela / Meia Água , Camarão Vivo , Jumping Jig , OUTRAS ARTIFICIAIS , Camarão Artificial , Stick

Dicas de Receitas
Robalo Assado no Sal Grosso, Robalo a Brasileira, Robalo Marinado na Cerveja com Ervas, Robalo Assado, Robalo ao forno, Robalo do Antiquarius, Robalo ao Limão, Filé de Robalo ao azeite, Filé de Robalo com Camarão, Robalo Assado ao forno, Robalo Grelhado com banana, Robalo com missô, Robalo com Ervas