Páginas

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

ZABAIONE COM FOLHAS DE CHOCOLATE

Ingredientes

5 gemas
1/2 xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de essência de baunilha
100 ml de vinho branco seco
100 ml de vinho Marsala

Modo de Preparo

1. Na batedeira, coloque as gemas e o açúcar na tigela pequena e bata em velocidade alta até obter um creme bem claro.

2. Transfira o creme de gemas para uma tigela refratária grande. Adicione a essência de baunilha, o vinho branco e o vinho Marsala e leve para cozinhar em banho-maria. Para fazer o banho-maria, leve uma panelinha com um pouco de água ao fogo médio. Quando começar a ferver, abaixe o fogo e encaixe a tigela refratária com o creme de gemas sobre a panela. A água não deve encostar no fundo da tigela, pois o calor do vapor é suficiente para o cozimento. Bata vigorosamente com um fouet (batedor de arame) por 10 minutos ou até que a mistura tenha dobrado de volume e esteja espessa.

3. Em seguida, retire o creme do banho-maria e divida em 2 pratos fundos.

4. Retire as folhas de chocolate da geladeira e pegue-as com cuidado pelo cabinho. Decore o zabaione com as folhas de chocolate e sirva a seguir.
 
Para as folhas de chocolate
Ingredientes
 
6 folhas bem bonitas de rosa
150 g de chocolate meio amargo

Modo de Preparo

1. Lave e seque bem as folhas de rosa.
2. Sobre uma tábua, pique fino a barra de chocolate com uma faca bem afiada. Divida o chocolate picado em 3 partes iguais.
3. Numa tigela refratária, acrescente 2/3 do chocolate picado e leve para derreter em banho-maria ou no forno de microondas. Para fazer o banho-maria, leve uma panelinha com um pouco de água ao fogo médio. Quando começar a ferver, abaixe o fogo e encaixe uma tigela refratária com chocolate sobre a panela. A água não deve encostar no fundo da tigela, pois o calor do vapor é suficiente para derreter o chocolate. Assim que derreter, retire a tigela da panela.
4. Acrescente o restante do chocolate e misture até ficar homogêneo. Este processo é fundamental para que o chocolate atinja a temperatura correta e se chama "temperar".
5. Sobre a palma da mão, coloque uma folhinha de rosa com a superfície lisa voltada para baixo. Com um pincel limpo, espalhe uma camada não muito fina de chocolate derretido. Repita a operação com todas as folhas e transfira-as para um prato, mantendo a face com chocolate voltada para cima. Leve à geladeira por 5 minutos ou até que o chocolate fique firme.

Um comentário:

Gilberto Simon disse...

Nossa, que delícia ! Eu vou fazer ! Adoro tudo que tem gemas e... principalmente chocolate. Deve ser 10 !