Páginas

sábado, 8 de janeiro de 2011

A CAMINHO DO LITORAL - FÉRIAS HUHUUU

PRAIA DE IMBÉ - RS

Em 1939 ao atravessar uma ponte de madeira que ligava Tramandaí e Imbé o corretor de imóveis Cezar Bergamash voltou-se para os amigos Alfredo Rodolpho Mariath e Osvaldo Coufal e disse que aquele local formado por campo, banhando e dunas daria um belo loteamento. Então nequele momento formou-se a Sociedade Territorial Praia do Imbé que logo adquiriram as terras de Virgulina Lemos Mury viúva de Jorge José Mury e dos seus herdeiros, conforme consta a certidão nº 6.277 de 4 de agosto de 1939. Os pescadores que por ali moravam foram assentados no bairro Tiroleza em Tramandaí para que fosse possível inicar a construção do loteamento, um arrojado projeto arquitetônico.
O grande crescimento populacional com a conseqüente formação de novos núcleos habitacionais e o desenvolvimento do comércio fez com que houvesse um grande desejo de parte da população de Imbé de se emancipar do município de Tramandaí.
Em 1987, lideranças iniciavam reuniões para eleger uma comissão pró-emancipação, que foi criada em 13 de janeiro do mesmo ano. A comissão ficou assim constituída: presidente, Pedro Jurandir Vedovato; vice-presidente, Quinto Dosssena; 1º secretário - Sylvio Contino Nunes; 2º secretário - Jorge Luis Maganin; tesoureiro - Jurandir Peroni; 2º tesoureiro - Daniel Pereira. O conselho fiscal foi formado por João Adolfo Curtis da Silveira, José Pedro Barbosa, Romeu José Jotz, Manoel Santos Neves, Ely Vianna e Osório Martinho Cardoso. Como relações públicas atuou Sadi Martins Salbego e o presidente de honra foi João Carlos Wender, que viria a ser o primeiro prefeito de Imbé.
Em 10 de abril de 1988 aconteceu a consulta em plebiscito e a população optou pelo sim, emancipando o município de Imbé. Em 9 de maio, o então governador do Estado, Pedro Simon promulga a lei nº 8.600 criando o município de Imbé. Em 15 de novembro de 1988 foi eleito o primeiro prefeito, João Carlos Wender, tendo como seu vice, Pedro Jurandir Vedovato.
Em 1º de janeiro de 1989 houve a instalação do município no Salão Medianeira, ocasião em que houve a eleição e posse da mesa diretora do Legislativo Municipal, e em seguida, a posse do prefeito e vice.

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário: