Páginas

terça-feira, 5 de julho de 2011

Relógio para Cegos


Esta é mais uma daquelas invenções geniais que nos fazem perguntar porque ninguém se lembrou delas há mais tempo. Haptica é o nome de um relógio de pulso concebido pelo designer americano David Chavez que tem a particularidade de possuir um mostrador em braille. A verdade é que existem já há bastante tempo no mercado relógios destinados a cegos e outros deficientes visuais mas que não passam no fundo de aparelhos convencionais onde é possível tactear os ponteiros de modo a saber as horas. Graças a um engenhoso sistema mecânico, o Haptica escreve as horas em caracteres braille no seu mostrador e, que se saiba, é o primeiro a fazê-lo.
A caixa do relógio apresenta dois rebordos laterais paralelos que formam um canal que conduz os dedos para a superfície de leitura. Esta superfície não é mais do que um conjunto de discos rotativos com incisões em código braille correspondentes aos algarismos das horas e minutos. No fundo é um sistema mecânico clássico em relojoaria e o mérito do designer foi o de ter a intuição de o adaptar a esta situação particular. A ideia de David Chavez foi muito justamente distinguida com um Spark Award (já agora vale a pena uma vista de olhos pelos restantes premiados aqui).
 Braille Caracter Cego Mostrador Relogio Relogios Tempo
 Braille Caracter Cego Mostrador Relogio Relogios Tempo
 Braille Caracter Cego Mostrador Relogio Relogios Tempo


Leia mais: Obvious

Um comentário:

Unknown disse...

Gostei de verdade!!!
Realmente as pessoas andam muito, percorrem estradas a fio, andam no stress do dia a dia, e raramente se lembram dos invisuais que precisam de tocar o Mundo...que precisam de ter condições para viver tão bem ou melhor que qualquer um de nós!!! Parabens pela partilha!
Se tiver oportunidade passe no meu bog luzdenoite!